PR a favor de eleições livres e democráticas na Líbia
Fonte: Lusa - O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, declarou quarta-feira estar a favor de um cessar-fogo imediato na Líbia para dar lugar a conversações internas e mais tarde à realização de eleições livres e democráticas.
O chefe de Estado guineense falava no aeroporto de Bissau momentos antes de embarcar para Malabo, capital da Guiné-Equatorial, onde vai participar na 17ª cimeira da União Africana que terá a situação na Líbia no centro dos debates.
"A posição da Guiné-Bissau é a mesma da União Africana, no âmbito do roteiro para a paz (na Líbia). Somos a favor de um cessar-fogo imediato, para dar lugar às conversações internas entre os líbios e, posteriormente, criar as condições para que ocorram eleições livres e democráticas", disse Malam Bacai Sanhá.
O Presidente guineense afirmou também que o conflito na Líbia nunca poderá ser resolvido com o recurso à violência e que apenas o diálogo entre os líbios poderá trazer a paz àquele país.
Acompanham o chefe de Estado guineense Pedro Mendes Pereira, conselheiro para os assuntos dos Direitos Humanos na presidência da República, Soares Sambu, dos Assuntos Políticos e Diplomáticos, e o ex-ministro da Juventude, Baciro Djá.
O secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desporto, Fernando Saldanha, também faz parte da comitiva do Presidente Bacai Sanhá.
* * *
PM Pedro Passos Coelho disponibiliza ajuda de Portugal para ajudar a ultrapassar "período difícil"
Fonte: Lusa - O primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho garantiu quarta-feira ao seu homólogo guineense Carlos Gomes Júnior o apoio do seu governo para ajudar a Guiné-Bissau a ultrapassar o "período difícil" que atravessa.
"Temos relações muito especiais com a Guiné-Bissau, que tem atravessado um período difícil e temos empenhado toda a nossa ação em contribuir também para que a Guiné-Bissau possa ultrapassar esses problemas e possa, nas relações com outros países, e em particular com Portugal, encontrar novas oportunidades de desenvolvimento e de prosperidade", disse Pedro Passos Coelho.
O chefe do governo português, que falava à imprensa no final de uma reunião dos dois primeiros-ministros, destacou a "presença bastante importante" de Portugal na Guiné-Bissau, no plano empresarial, a título individual.
Pedro Passos Coelho concluiu considerando que se tratou de um encontro "bastante importante", em que vários dossiers puderam ser passados em revista, sobretudo na área da cooperação e que terão, afirmou, "com certeza andamento bastante favorável da parte portuguesa".
Carlos Gomes Júnior salientou que, nesta sua breve passagem por Portugal, quis aproveitar para "reiterar" a Pedro Passos Coelho a sua "firme convicção" de que Portugal constitui um "parceiro estratégico" da Guiné-Bissau.
"Tudo faremos para reforçar os nossos laços de cooperação. Passámos em revista alguns aspetos dessa cooperação, e o primeiro-ministro de Portugal garantiu-nos que tudo iria fazer para o reforço da cooperação" entre os dois países, acentuou.
O primeiro-ministro português, que estava acompanhado do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, assinalou, na parte final das declarações à imprensa, que este foi o seu primeiro encontro enquanto chefe de governo.
* * *
Presidente da República insatisfeito com as declarações do Representante Especial do Secretário-Geral da ONU na Guiné-Bissau no Conselho de Segurança
Bissau (Fonte: Rádio Solmansi – RSM) – O PR apelou ao Joseph Mutaboba em tomar o comando de justiça guineense, uma declaração feita hoje á imprensa, quando estava de partida para Guiné-Equatorial onde vai participar na 7a Cimeira Ordinária de União Africana, onde o tema central será a situação da Líbia.
“Joseph Mutaboba é que o Presidente do Supremo tribunal da Justiça então que dê uma nova dinamica ao processo, ele não o Representante da Guiné-Bissau mas sim o Representante do SG da ONU, ele que vê e deve seguir o caminho das autoridades da Guiné-Bissau e não fazer o contrário” afirmou o PR.
Joseph Mutaboba criticou ontem no Conselho de Segurança de ONU a transferência para os tribunais militares os casos de assassinatos de 2009.
* * *
Secretário de Estado angolano afirma que nenhuma verba foi disponibilizada para o Fundo de Pensões dos militares guineenses
Bissau (Fonte: Rádio Solmansi – RSM) – Manuel Domingos Augusto afirmou que apesar de muitas promessas e perspectivas favoráveis, ainda não foi disponibilizada nenhuma verba para o fundo dos militares nacionais e recusou a posição da UE de disponibilizar os seus fundos só quando forem criadas algumas condições.
Esta declaração foi dada depois do briefing de ontem sobre a Guiné-Bissau no Conselho de Segurança de ONU em Nova Iorque, onde nos últimos dias multiplou contactos sobre o dossier guineense.
Aristides Ocante da Silva, Ministro da Defesa afirmou que o BAO foi o banco escolhido para domiciliar e receber os fundos , e deve começar a fazer os primeiros pagamentos em Setembro para reforma e sobredimensionar o aparelho militar guineense.
* * *
Malam Bacai Sanhá felicita o novo Director Geral da FAO
Bissau (Fonte: Rádio Difusão Nacional - RDN) – a eleição de José Graziano da Silva, o novo Director-Geral da FAO, foi vista de grande importância para a luta contra a fome e miséria para os países menos avançados como a Guiné-Bissau.
“O eleito Director-Geral da FAO reúne condições para implementar projectos sustentáveis de desenvolvimento agrícola e de prosperidade com vista a redução de pobreza extrema e da consolidação da segurança alimentar” anunciou o PR, e aproveitar para felicitar a nova Directora-Geral do FMI, Cristine Daka, que foi escolhida em contexto da crise financeira mundial, sendo a primeira mulher a ser escolhida para assumir o cargo desde a criação do FMI em 1944.
* * *
ANP vai propor medida de austeridade temporária
Bissau (Fonte: Rádio Solmansi – RSM) – Esta medida é destinada aos membros dos órgãos de soberania de Estado sobre o pagamento de viagens para missões no estrangeiro com excepção do Presidente da República e o Presidente da ANP, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e o Primeiro Ministro.
Esta medida tem como objectivo conter as despesas públicas com vista a estabilizar a economia do país, revelação feita hoje pelo deputado Cipriano Cassamá.
A referida proposta será submetida para efeito de apreciação na próxima sessão da ANP.
* * *
Banco Mundial vair conceder 4,5 milhões de euros para combate à pobreza
Fonte: AngolaPress - O grupo do Banco Mundial (BM) vai conceder à Guiné-Bissau 6,4 milhões de dólares (cerca de 4,5 milhões de euros) para apoiar os seus esforços para o combate à pobreza, em prol do crescimento, soube-se quarta-feira de fonte oficial bissau-guineense.
O montante, destinado a "apoiar as reforma no sector económico" provem da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), um fundo do grupo da BM para os países pobres, indica o ministério da Economia e do Plano, numa nota chegada à AFP.
O financiamento permitirá "promover o crescente económico e reduzir a pobreza, melhorando o meio dos investimentos e a gestão das finanças públicas", afirmou.
* * *
Comissão Nacional de Eleições realiza seminário de formação de capacitação
Bissau (Fonte: Rádio Bombolom) – Este seminário destina-se aos técnicos da CNE e ex-presidentes da CRE (Comissão Regional das Eleições), os seminaristas tiveram a oportunidade de abordarem questões relacionadas com planificação operacional estratégica e financeira.
Desejado Lima da Costa, Presidente da CNE encorajou os participantes num debate conjunto sobre uma matéria de novos conhecimentos tecnológicos.
* * *
SINAPROF exige do Governo respeito pelo acordo assinado em Maio ultimo
Bissau (Fonte: Rádio Bombolom) – O sindacato de professores criticou duramente o Ministério de Educação pela oferta de férias a um punhado de docentes sem critérios e bem como a injustiça no processo de pagamento de salários.
João da Silva Monteiro, porta-voz do SINAPROF convida ao executivo a necessidade de cumprir com as suas obrigações por via pacifíca onde apelou calma a todos os docentes.
Entretanto, a Comissão Nacional das Mulheres da UNTG iniciou quarta-feira um seminário com a duração de 2 dias, o seminário sobre democracia e intervenção syndical.
O acto da abertura foi presidido pelo SG, que na ocasião defendeu que os sindicalistas devem reunir instrumentos na intervenção perante o patronato.
“As instituições públicas não têm melhores condições de trabalho e para os funcionáros produzirem têm que ter instrumentos e equipamentos para poderem produzir melhor” defendeu o SG.
* * *
Protecção e promoção dos Direitos das Crianças está sob hoje no centro das atenções
Bissau (Fonte: Rádio Difusão Nacional - RDN) – promovido pelo Governo em parceria com a UNICEF, o encontro junta instituições ligada aos menores, durante todo o dia os participantes analisam entre outros a implementação do programa de actividades e a sua situação financeira.
Uma reunião para fazer o balanço das actividades desenvolvidas a favor das crianças.
Entretanto, a AMIC e SOS talibé da Guiné-Bissau consideraram ontem a situação das crianças talibés ainda existem no país. Estas duas ONG’s têm deligenciado esforços para dar resposta a esta situação em parceria com as autoridades guineenses.
Esta reacção deve-se ao relatório do Departamento de Estado dos EUA que colocou a Guiné-Bissau entre os piores países a nível de tráfico humano e actualmente este fenómeno é mais visivel, e as ONG’s antigamente faziam só resgates mas actualmente estão a fazer reforços de componentes de prevenção principalmente com a colaboração da polícia e tem sido feita uma enorme campanha de sensibilização nas regiões de leste do país que é a mais afectada por este fenónemo e foi criada uma Comissão de Vigilância para interpelar as pessoas que levam as crianças para irem pedir esmolas.
Em 2011 a SOS talibé impediu de passar nas fronteiras 72 crianças que foram resgatadas e em 2010 cerca de 240 criancas guineenses foram resgatadas de ruas e impedidas de passar as fronteiras.