sexta-feira, 24 de junho de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

BAN Ki-moon foi reeleito para mais um mandato de cinco anos a frente da ONU e PR reformula-lhe convite para visitar a GB

Bissau - ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) - O SG das Nações Unidas, BAN Ki-moon, foi reeleito por aclamação, para mais um mandato de cinco anos a testa dessa Organização Mundial.

Uma nota do gabinete de assessoria da imprensa do Presidente da República informou quinta-feira que Malam Bacai Sanha enviou quarta-feira uma mensagem de felicitações e satisfação pela reeleição desse sul-coreano para mais cinco a frente dos destinos da maior Organização do mundo.

Bacai Sanha afirma na nota que deseja ver concretizado o convite formulado a BAN Ki-moon aquando da reunião de assembleia geral das NU em Nova Iorque para que visita à Guiné Bissau.

* * *

Forças armadas da Guiné-Bissau e do Senegal iniciam operações de patrulhamento na fronteira comum

Bissau – (Rádio Sol Mansi – RSM) - As forças armadas da Guiné Bissau e do Senegal iniciaram operações de patrulhamento na fronteira comum.
Estas operações destinam-se a proteger a linha fronteiriça contra a presença dos rebeldes da Casamança e luta contra o tráfico de armas e drogas, para garantir a segurança das populações dos dois países e perspectivar formas de cooperação ao abrigo do acordo militar que as partes assinaram em Outubro de 2010.

Esta decisão de operações de patrulhamento foi tomada na semana passada num encontro realizado em Bafatá pelos responsáveis militares dos dois países.

O General das Forças Armadas de Senegal, General Abdoulaye Fall está em Bissau para uma visita de 24 horas à convite do seu homólogo guineense, General António Indjai.

As duas partes deverão assinar protocolos de acordo no quadro da presente visita.

* * *

Líder do Partido Jovem anuncia sua rentrée política e promete não dar tréguas ao partido no poder

Bissau - ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) - O líder do Partido Jovem, Serifo Baldé, anunciou quinta-feira a sua rentrée política e prometeu não dar tréguas ao PAIGC na governação do país.


* * *

Guiné-Bissau ainda país de trânsito de cocaína sul-americana para Europa - ONU

( Lusa, 23 de Junho de 2011 ) - A Guiné-Bissau ainda é um país de trânsito de cocaína sul-americana destinada à Europa, embora a África Ocidental tenha perdido nos últimos anos importância enquanto plataforma, segundo o gabinete anti-narcotráfico das Nações Unidas (UNODC).

"O tráfico de cocaína na África Ocidental persistiu e a África Ocidental em especial continuou vulnerável a uma retoma" deste fenómeno, refere o Relatório Mundial sobre as Drogas 2011, hoje divulgado pela UNODC na sede da ONU em Nova Iorque.

Até 2009, a Guiné-Bissau e outros países da região como a Gâmbia, e também da África Oriental como o Quénia ou Etiópia, estavam referenciados como países de trânsito de drogas.

As apreensões de droga em África foram "limitadas" em 2009, menos de um milhão de toneladas, muito abaixo dos níveis de 2008 (2,6 milhões) e 2007 (5,5 milhões).

"Embora esta quantidade seja muito pequena quando comparada com as quantidades provavelmente traficadas dentro e através de África, os dados de apreensões noutras regiões também apontam para um decréscimo da tendência para África, sobretudo África Ocidental, no tráfico de cocaína da América do Sul para a Europa", refere o relatório.

A UNODC estima que em 2009 tenham passado por África 35 milhões de toneladas de cocaína sul-americana, das quais 21 milhões entraram no mercado europeu.

* * *

ALTERNAG procede à entrega de unidades sanitárias à população de Cuntabane

Bissau - ( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) - A Associação Guineense de Estudos e Alternativas (ALTERNAG), procedeu quinta-feira à entrega de unidades sanitárias à população de Cuntabane no setor de Quebo, região de Tombali, numa cerimónia presenciada pelas autoridades administrativas locais e a população. A mesma ONG vai entregar sexta-feira um Centro Multifuncional para a Juventude, cujas obras executou graças ao apoio da UE.


* * *

Proibição da passagem de camiões na fortaleza de Amura provoca reacção dos condutores

Bissau – (Rádio Sol Mansi – RSM) - Os condutores dos camiões acusaram quarta-feira os militares do Estado-Maior das Forças Armadas, de utilizar a violência para os proibir a passagem dos seus veículos na área de protecção da Fortaleza.

“Os camiões não podem passar na Fortaleza. Em alguns casos, os militares param o veículo, agridem o condutor e passam multa. Muitos condutores foram agredidos pelos militares só por pararem seus veículos perto do quartel, embora a Fortaleza

Sem comentários: