quinta-feira, 23 de junho de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

O CEMGFA do Senegal visita o país esta quinta-feira

Bissau - ( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) - O Chefe de Estado-Maior general das Forças Armadas do Senegal (CEMGFA) chega hoje (quinta-feira) ao país para uma visita de trabalho de dois dias.

O General Abdoulaye Sall manterá com o seu homólogo da Guiné Bissau, General António Indjai e será posteriormente recebido pelo Presidente da República, Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa Nacional.

Abdoulaye Sall deverá nesse quadro visitar também o Centro de Formação Militar de Cumeré.

Na terça-feira, o EMGFA guineense adiantou em comunicado à imprensa que as duas instituições militares irão trabalhar juntas no combate ao tráfico da droga, ao roubo de gado e as violações dos rebeldes independentistas da Casamança na linha de fronteira.

O acordo de cooperação militar entre Bissau e Dakar prevê a troca de informações em matéria de segurança entre as duas forças armadas.

* * *

PGR disse que sua instituição tem bom relacionamento com a PJ

Bissau - ( Fonte : Rádio Som Mansi - RSM ) - O Procurador-Geral da República (PGR), Amine Michel Saad, disse terça-feira que a sua instituição tem um bom relacionamento com a Polícia Judiciária (PJ).

"Não, a Polícia Judiciária, funcionalmente, tal que define a lei depende do Ministério Público. O relacionamento é muito bom, não temos razões para queixas, houve tempo em que foi difícil, mas hoje não há nenhumas dificuldades de relacionamento. A PJ entende qual é o seu papel e o MP entende qual é o seu, e agora, o trabalho corre bem; não há nenhum reparo a fazer", defendeu.

O PGR recusou-se a falar do arquivamento do processo sobre os assassinatos ocorridos em 2009 de altas figuras do país, logo que jornalistas o interpelaram sobre o assunto no quadro da visita de solidariedade que realizou à PJ em consequência do acidente de viação que vitimou na semana passada um agente desse serviço e feriu quatro outros, que se encontram agora em tratamento no Senegal.

* * *

Canchungo continua a ser palco das jornadas parlamentares dos deputados do PAIGC

Bissau - ( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) - Está a decorrer pelo segundo dia consecutivo no setor de Canchungo, norte do país, as jornadas parlamentares do PAIGC, com os temas - a constituição da República, estatutos dos deputados e regimento da ANP a dominar o encontro.

No acto de abertura havido lugar terça-feira, a terceira vice-presidente do PAIGC, Adiatu Djaló Nandigna, afirmou que essas jornadas irão permitir maior intercâmbio entre os deputados do PAIGC e as estruturas de base do partido naquela zona.

* * *

Curso de actualização e aperfeiçoamento para 180 agentes da Polícia da Ordem Pública e da Guarda Nacional inicia em Bissau

Bissau - ( Fonte : Rádio Som Mansi - RSM ) - No quadro da reforma do setor da segurança guineense, começou quarta-feira em Bissau um curso de actualização e aperfeiçoamento para 180 agentes da Polícia da Ordem Pública e da Guarda Nacional.

O curso, que se realiza no quadro do projecto de cooperação técnico-policial entre Portugal e Guiné Bissau para o presente ano, durará setenta dias. É administrado por elementos da Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública de Portugal.

O Secretário de Estado de Segurança Interna e da Ordem Pública, Octávio Alves, foi quem presidiu a cerimónia de abertura do curso, enquanto o Cônsul da Embaixada lusa no país, em representação do diplomata português.

* * *
Silvestre Alves acusa Governo de falta de vontade política na junção de emprego com o setor judiciário

Bissau, ( Fonte : Radio Bombolom ) - A falta de vontade política, a falta de humildade na junção de emprego com o setor judiciário são as acusações feitas por Silvestre Alves ao Governo guineense. Essas acusações devem-se ao facto de o Governo falhar naquilo que comprometeu em Janeiro com os sindicatos do setor judicial, a saber, a ASMAGUI, SIMAF, SNOJ.

* * *

Comemorado do Dia Africano da Função Pública

Bissau, ( Fonte: Radio Bombolom ) - O Ministério da Função Pública, Trabalho e Modernização do estado realizou esta manhã várias actividades desportivas e recreativas nos diferentes liceus de Bissau no quadro de 23 de Junho - Dia Africano da Função Pública, com o objectivo de sensibilizar os alunos sobre a importância da reforma.

O Director-Geral da Função Pública falou do processo de não só mandar as pessoas idosas para casa, mas também de mudar os aspectos que não estão bem na Função Pública:

“Os estudantes que estão nos liceus serão os futuros dirigentes deste país, eles têm que começar a saber qual é a responsabilidade de um governante no processo de reforma e qual é a importância da reforma”, disse ele.

* * *

Só no fim de Julho é que veículos de grande porte deixarão de estacionar na Avenida Amílcar Cabral, disse inspector-chefe da polícia portuária

Bissau - ( Fonte : Rádio Som Mansi - RSM ) - Só em finais do mês de Julho é que veículos de grande porte deixarão de estacionar ao longo da Avenida Amílcar Cabral, afirmou quarta-feira à Rádio Sol Mansi o Inspector-chefe da Polícia Portuária.

"A movimentação de veículos de grande porte só acabará depois da campanha de comercialização da castanha de caju", afirmou Lamarana Baldé.

- Jornalista : "E quando é que a campanha vai mais ou menos acabar?"
- Lamarana Baldé : "Eu penso que é até final do mês Julho".

Há mais de um mês que camiões de grande porte se encontram estacionados ao longo da Avenida Amílcar Cabral no centro da capital guineense, Bissau.

Sem comentários: