quarta-feira, 22 de junho de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

CEMGFA do Senegal visita o país esta quarta-feira

Bissau - ( Fonte : Rádio Galáxia de Pindjiguiti ) - A Rádio Galáxia de Pindjiguiti anuncia visita hoje à Bissau do Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas senegalesas ao país.

Durante a visita de dois dias, o CEMGFA senegalesas visitará, entre outros locais, o Centro de Formação Militar de Cumeré e o Hospital Militar de Brá, arredores de Bissau.

* * *

O PR esteve terça-feira na Serra-Leoa

Bissau – ( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) - O Presidente da República, Malam Bacai Sanha, esteve terça-feira em Serra-Leoa, onde participa da reunião do Comité Ad hoc dos chefes de estados encarregues de definir a nova estrutura da CEDEAO.

Momento antes de deixar o país, Bacai Sanha declarou à imprensa que esse encontro da capital serraleonesa, Freetown, vai ser decisivo para a vida da Organização.

"Eu vou para a Serra-Leoa. Não sei se lembram, a última reunião da CEDEAO tinha decidido a criação de um grupo de trabalho, formado por quatro ou cinco chefes de estado para se definir os critérios para a criação dos comissários. A CEDEAO não é como a UEMOA, onde cada estado-membro tem um comissário. A CEDEAO já não é, temos sete, dez ou oito comissários".

"Eu vou para Freetown, dentro de algumas horas estarei cá de volta... Bom, as coisas estão muito. Tão, tão na normalidade, não é? O problema era Côte-d'Ivoire que agora tá em plena normalização. Do resto, tudo está, está muito bem. A Guiné Bissau está na boa, não é?"

A reunião do Comité Ad hoc de chefes de estado encarregues de definir a nova estrutura da CEDEAO terminou terça-feira à tarde.

* * *

A ausência do Ministro de Comércio na última sessão parlamentar deveu-se à uma missão em Dakar

Bissau – ( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) - A ausência do Ministro de Comércio na última sessão parlamentar foi motivada por uma missão que efectuou à capital senegalesa, Dakar.

De acordo com um comunicado do seu gabinete, Botché Candé, estava a encetar contactos com um grupo de operadores económicos suiços no sentido de abastecer o mercado nacional com produtos da primeira necessidade.

O comunicado esclarece ainda que, Botché Candé, enquanto titular da pasta do comércio, jamais menosprezaria a interpelação dos deputados, em relação à subida de preços dos produtos da primeira necessidade e a polémica em torno da cobrança de 50 Francos Cfa por cada quilograma da castanha de caju a ser exportado.

Por último, o gabinete do ministro de Comércio pede a compreensão da ANP e garante a presença de Botché Candé na próxima sessão parlamentar cuja data de início está fixada para 27 deste mês de Junho.

* * *

PGR visita Direcção-Geral da PJ

Bissau – ( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) - O Procurador-Geral da República (PGR), visitou terça-feira a Direcção-Geral da Polícia Judiciária (PJ) para se solidarizar com essa direcção pelo acidente de viação que vitimou um agente e feriu quatro outros à semana passada.

Amine Michel Saad lamentou a perda desse agente e encorajou para a continuidade das suas acções.

Enfim, os quatro agentes feridos no acidente foram imediatamente evacuados para Dakar, onde recebem tratamento médico e donde já foram declarados como quem já estão fora do perigo.

* * *

Canchungo é palco das jornadas parlamentares do PAIGC

Bissau – ( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) - Os deputados do partido no poder, PAIGC, iniciaram terça-feira, em Canchungo, norte da Guiné Bissau, suas jornadas parlamentares, onde debatem tratados, convenções, o enquadramento jurídico da actividade parlamentar, a administração local e a ética e deontologia dos parlamentares.

* * *

O Governo vai criar condições para integrar refugiados com mais de trinta anos na Guiné Bissau

Bissau – ( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) - O Governo vai criar condições para integrar os refugiados que já vivem no país há mais de trinta anos.

Esta garantia foi dada segunda-feira pelo Secretário de Estado da Segurança Nacional e Ordem Pública.

Octávio Alves falava na cerimónia que marcou as comemorações do Dia Mundial dos Refugiados em São Domingos, no norte da Guiné-Bissau.

«Há refugiados que se encontram na Guiné-Bissau há cerca de trinta anos, temos que encontrar uma solução. Quer dizer, esse que já estão integrados na nossa sociedade, vive aqui, convive pacificamente com a nossa população, então não justifica que mantenham eternamente o estatuto de refugiados", lembrou.

"Nós vamos propôr, enquanto Ministério que tutela a Comissão Nacional (para os refugiados) que essas questões sejam estudadas mais a fundo, porque, senão, estaremos a violar os direitos dos refugiados que estão cá", vincou Octávio Alves.

Sem comentários: