terça-feira, 21 de junho de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Dia Mundial dos refugiados : os refugiados dizem que são discriminados pelo Estado guineense

Bissau – ( Fonte : Bombolom-FM ) - Vamos todos fazer uma coisa pelos refugiados, foi celebrado segunda-feira, 20 de Junho, o Dia Mundial dos Refugiados sob o lema "uma família separada pela guerra já é demais".

O sector de São Domingos, norte do país, foi o que recebeu o acto central das celebrações, por ser uma zona com forte concentração de refugiados.

Neste âmbito, os refugiados que residem em Bissau denunciaram segunda-feira, em conferência de imprensa, "que são discriminados pelo Estado guineense".

para já, o presidente do Comité dos Refugiados Urbanos, John Matthy, argumentou a sua denúncia com a falta de acesso à justiça de que têm vindo a ser alvos.

"Eles violam os nossos direitos, porque, quando não se tem acesso à justiça, perde-se", sublinhou ele.

Por outro lado, o conselheiro do Comité dos Refugiados urbanos, Saibou Djibou Touré, disse que estão a viver sem segurança, e sempre que se sentem na necessidade de se recorrer à justiça, desde que os seus direitos forem violados, eles deparam com a inoperância e impassividade.

* * *

O RSSG das NU na GB está em Nova Iorque para apresentar o plano prioritário de consolidação da paz para 2011-2013

Bissau – ( Fonte : Bombolom-FM ) - O Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na GB (RSSG), Joseph Mutaboba, está em Nova Iorque para apresentar plano prioritário de consolidação da paz para 2011-2013 au Fundo de Consolidação da Paz da Organização Mundial (PBF).

Em Fevereiro findo, o PBF aprovou um desembolso de 16,8 milhões de USD com base num plano apresentado em Dezembro de 2010, disse uma nota à imprensa do Gabinete Integrado das NU para a Consolidação da Paz na Guiné Bissau (UNIOGBIS).

O documento foi discutido na quarta-feira num encontro que reuniu vários ministros, representantes de instituições estatais, diplomatas e sociedade civil centra-se na reforma do sector de defesa e segurança, emprego jovem, o processo de diálogo nacional.

A Guiné Bissau é o terceiro país deste fundo. O novo envelope tem o triplo do valor recebido na primeira tranche - 6 milhões de USD, em 2008,. foi investido no financiamento das eleições legislativas, reabilitação de duas prisões, três casernas militares e emprego e formação profissional dos jovens.

Este dia 28 de Junho o Conselho de Segurança da ONU ouvirá o Relatório do UNIOGBIS sobre situação actual na Guiné Bissau.


* * *

A tentativa do Ministro da Justiça para reúnir-se com os sindicatos de magistrados do setor falha

Bissau ( Fonte - RSM ) - O sindicato dos Magistrados da Justiça não conseguiram reúnir-se segunda-feira com o Ministro da Justiça tal que estava previsto, por causa da ausência do Ministro, mas continuam a reivendicar e a exigir a melhoria das condições salariais, o fornecimento de viaturas para diligências nos tribunais e entre outros.

Os seis agentes da PJ vítimas de acidente já estão fora do perigo

Bissau ( Fonte - RSM ) - Os seis agentes da PJ, que apanharam ferimento na madrugada da semana passada, na estarda que liga o centro de Bissau para o Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, ainda se encontram a receber tratamento médico em Dakar, mas, de acordo com fontes, todos eles já estão fora do perigo.

* * *

Movimento de apoio a candidatura de José Mário Vaz às eleições autárquicas continua contactos a nível de Bissau

Bissau – ( Fonte : Bombolom-FM ) - O movimento de apoio à candidatura de José Mário Vaz às eleições autárquicas ainda sem data marcada, continua os contactos e encontros com moradores de diferentes bairros de Bissau, para apresentar o candidato e divulgar o seu projecto político para desenvolver e mudar a capital guineense.

No último fim-de-semana, foi a vez de o Cupelum de Baixo recebeu elementos do movimento para uma reunião. O coordenador geral do movimento, Rachido Djaló, pediu aos anciãos, mulheres e jovens para abraçarem o projecto como forma de mudar o rosto que Bissau apresenta actualmente.

* * *

Capital guineense está sendo cada vez mais urbanizada

Bissau ( Fonte - RSM ) - As principais vias de acesso de Bissau, as avenidas e ruas, estão sendo recuperadas e reabilitadas, informou o Ministro das Obras Públicas.

De acordo com José António Almeida, os guineenses que vêem do estrangeiro e visitam a cidade, começaram a reparar no melhoramento das principais avenidas, principalmente a dos Combatentes da Liberdade da Pátria, que estava praticamente mal, e que, agora, está quase pronta.

Cerca de 9 quilómetros do trouço rodoviário que liga o centro da cidade ao Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira já está praticamente concluído. “Só falta colocar os passeios, luz, semáforros e passagens aéreas para os peões”, deduziu o ministro.

Sem comentários: