segunda-feira, 20 de junho de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Entrevista ao Coronel João Monteiro: Como 'Nino' Vieira e Cadogo se conheceram; o porquê do desentendimento; Carlos Gomes (pai), sobre o filho...

Coronel João Monteiro, sabe como é que o Carlos Gomes Jr e o ‘Nino’ Vieira se conheceram?

CORONEL JOÃO MONTEIRO: Sei, sim. Foi quando a D. Florença (NOTA: Mãe do Presidente 'Nino' Vieira, já falecida) agarrou na mão do seu filho e na do Cadogo, juntou-os e disse ao ‘Nino: 'confio-te este rapaz.. O‘Nino não conhecia o Cadogo. Acontece que, quando o Waldemar (NOTA: Waldemar Oliveira era parceiro de ténis do Presidente, e, à altura, director-geral do Comercio. Morreu de AVC, em Bissau, no seu proprio gabinete de trabalho) foi ter com o‘Nino' para lhe dizer que ia regressar a Cabo verde, e este estranhou o pedido. Waldemar era acarinhado, um bom gestor, e a empresa era estável. Então o Presidente disse-lhe‘olha, se vais por tua vontade, tudo bem, mas eu gostaria que continuasses'.
Então, um dia, o Samba Lamine Mané (NOTA: Samba Lamine Mané era o Ministro dos Recursos Naturais), na conversa disse ao ‘Nino’ que estavam à procura de alguém para ocupar o lugar deixado vago pelo Waldemar mas estava a revelar-se difícil... e falou ao ‘Nino’no Cadogo... Cadogo era bancário, na altura, e foi assim que este entrou para a DICOL. Estava lá o Vitor Saúde Maria, nesse dia em que Carlos Gomes Jr. foi indigitado para a DICOL, e foi assim, igualmente nesse dia, que eu também o conheci. Que fique claro: não tenho nada contra o Carlos, até porque ele e o ‘Nino’ Vieira tratavam-se como pai e filho, ou como irmãos.

É verdade que, segundo se diz na praça pública, o Presidente ‘Nino', a dada altura, chegou a descartar o Carlos Gomes Jr?

Não é a verdade. Vou contar-lhe isto: o Tagme Na Waie chegou para a investidura do Presidente, e viu lá o Alberto Nambeia (NOTA: Dirigente do PRS). Este foi para entrar, mas barraram-lhe a entrada, dizendo que o Presidente estava a falar com outras pessoas, entre elas eu, João Monteiro. Nambeia insistiu, dizendo que queria falar com o ‘Nino’ ainda que na presença do João Monteiro, que conhecia bem, por aí adiante. Por fim o ‘Nino’ mandou que o deixassem entrar.
Alberto Nambeia disse então ao Presidente: ‘quero que ponhas o Aristides Gomes como Primeiro-Ministro (NOTA: Presidente do PRID, actualmente no exílio, em França), pois foi ele quem mais contribuiu para o teu regresso. Nós (o PRS e outros partidos) perdemos por isso estamos aqui, caso contrário não estaríamos aqui, agora’. E o ‘Nino’ questionou essa intenção, dizendo: ‘Há um partido que ganhou as eleições, há que ver isso bem’...

Mas logo depois Carlos Gomes Jr. vai a Cabo Verde, e tudo deteriora...

E todos ouviram o que ele disse, as declarações que o Cadogo fez aí... «Não coabitarei com bandido, nem com sanguinário nenhum». Bom, assim, as coisas não podiam dar certo, pois tanto ele como ‘Nino’ Vieira ganharam a respectiva eleição nas urnas. ’Nino’ deitou então as cartas na mesa, abrindo o jogo: ‘o Carlos que faça uma declaração à imprensa, desmentindo aquilo que disse em Cabo Verde’. Tudo isto, sublinho, foi dito na presença do pai do Cadogo, Sr. Carlos Domingos Gomes, que de seguida pediu até a palavra, para declarar isto: “Se bem conheço o meu filho... falei com o Nino’ sobre isso mas ele nunca me deu ouvidos»... então, o ‘Nino’ chamou-me, ao Humberto, e à D. Emília pedindo-nos que fossemos falar com o Cadogo para que os dois falassem e se entendessem. O José Mário Vaz (NOTA: actual Ministro das Finanças) também me telefonou pedindo a mesma coisa. E lá fomos. Falei até ao fim, e o Cadogo nada disse; o José Mário Vaz também falou. No fim, Cadogo disse apenas ‘camarada João, vamos deixar-nos disso’... então eu disse-lhe «estás a dizer isso agora mas um dia vais precisar de falar com o ‘Nino’»...
Num outro dia, foi o próprio Pai do Cadogo quem nos procurou, com uma missão: falar com o seu filho - respondi logo ‘eu não vou!’. Então lá chamaram o primo do Cadogo, o Jack, que nos garantiu que ‘para convencer o Cadogo, tinha, primeiro, que falar com a mulher deste’. Uns dias depois, vem o Jack e diz-nos claramente: ‘isto não vai dar em nada. Fiquemos assim’. Irritado, o pai disse-nos: eu e o Pai do ‘Nino’ é que somos colegas, como é possível então que o meu filho não se dê com o Presidente?’.

Coronel, reparei quando, em Dakar, em plena conferência de reconciliação, alguém falou naquele regresso aparatoso de ‘Nino’, em pleno relvado do estádio Nacional, de helicóptero. Você pediu logo ‘ponto de ordem’... Falemos então desse regresso de ‘Nino’ Vieira do exílio.

Falemos então. Bom, estou a ver, agora faz todo o sentido... Alguém (NOTA: um tal de Augusto) falou de facto nessa conferência de reconciliação que está a ter lugar em Dakar, que o Governo dissera ao ‘Nino’ que não aterrasse no aeroporto ‘Osvaldo Vieira’. E que ele, abusivamente, aterrou no estádio. O que quer dizer então que foi por causa disso que o Presidente tinha de morrer...houve sinais disso na sua conversa, e está tudo registado em áudio.
Comecemos então. No Congresso da Base Aérea, foi o ‘Nino’ que chamou o Carlos para este entrar no PAIGC. Na altura, lembro-me muito bem, o Cadogo prometeu então que ia dar ao partido milhares de litros de combustível para a campanha eleitoral - se o fez ou não, o PAIGC é que sabe. E foi assim que entrou o Carlos Gomes Jr no PAIGC. Houve outros sinais de distanciamento, sempre por parte do Carlos. Por exemplo, na altura da guerra, Carlos Gomes Jr foi a Portugal mais o Manecas Santos (NOTA: Coronel, Combatente da Liberdade da Pátria e actual embaixador da Guiné-Bissau em Angola), para uma missão, e quando regressaram o Carlos não quis ver o Presidente... O Manecas é que foi contar ao ‘Nino’ o resultado da missão... E, de repente, para espanto do ‘Nino’ e de todos os presentes, ouvimos o Cadogo na Assembleia Nacional Popular a dizer que «retira toda a confiança» em ‘Nino’ Vieira porque este estava a dirigir mal o País. Assim, logo depois da sua chegada de Portugal... - CONTINUA...

Bauxite Angola: Pretensao de protagonismo por parte da Presidencia, ameaca o projecto

O projecto da Bauxite, no Boe, vai de mal a pior. Ditadura do Consenso sabe que a Presidencia da Republica da Guine-Bissau quer - e mal, muito mal mesmo - ter... protagonismo nesse grandioso projecto, vital e indispensavel para o desenvolvimento do nosso Pais.

Quem tem - e nao sera protagonismo, mas sim uma questao de dever, enquanto executivo - conta do projecto e o Governo, mas tambem aqui os angolanos questionam algo muito pertinente: protagonismos a parte, onde esta um corpo estatal - a exemplo da Petroguin na area dos petroleos - para regular, definir leis sobre e Bauxite? Nao ha. E o resto ja se sabe: quando a esmola e grande...

Entretanto - enquanto nada se define, e nem a Presidencia se retrata, menos ainda o Primeiro Ministro sobre supostamete ter 'pedido' 20 por cento do negocio - para alem da injeccao, por parte da Sonangol, de 300 milhoes de dolares para a empresa Bauxite Angola, nao se preve que a curto prazo seja desbloqueada qualquer outra verba, comprometendo e de que maneira o projecto, e, por arrasto, mesmo a construcao do porto de aguas profundas, em Buba. A exemplo do Fosfato, a Bauxite ainda vai sair-nos... Rebes! AAS

ULTIMA HORA: Preco da castanha de caju atingiu ja os 520 Fcfa/kg... Quem foi que disse mesmo que a campanha estava comprometida? A melhor campanha de sempre no Pais.

O tempo deu razao a CCIAS e ao seu presidente. O preco pode ainda chegar aos 550 Fcfa. Ou seja, os agricultores ganharam, os exportadores tambem, o Governo idem aspas e...o Pais esta de parabens! AAS


Cartógrafos do Instituto Nacional de Estatísticas estão agora na região de Bolama-Bijagós


Na sexta-feira, um dos dirigentes da CNE, António Sedjaman, disse à imprensa que o trabalho de levantamento cartográfico ia ser inciado na região de Bolama-Bijagós, depois de Tombali e Quínara, onde terminaram nessa mesma semana.

Sedjam revelou ainda que dos 208 milhões de francos Cfa requeridos para esse trabalho, a CNE apenas conseguiu desembolsar do Governo a quantia de 30 milhões de Francos Cfa, que permitiram ralizar os trabalhos em curso, mas com manifestas dificuldades.

De acordo com fontes da CNE, com a realização deste trabalho, as autoridades nacionais estão agora em condições de realizar as eleições autárquicas, as primeiras na Guiné-Bissau, desde a abertura política em 1994.

* * *

Signature d'un accord de pêche entre la Guinée-Bissau et l'Union européenne

BISSAU-- La Guinée-Bissau et l'Union européenne (UE) ont signé un accord de pêche pour une période d'un an, annonce-t-on vendredi de source officielle. Selon cet accord, qui prend effet à compter du 17 juin, l'UE va verser à la Guinée-Bissau une contrepartie de 11 millions d'euros.

Mario Dias Sami, secrétaire d'Etat à la Pêche, s'est engagé à créer des conditions favorables à la signature d'un protocole d' accord définitif avec l'UE en matière de pêche. Le Premier ministre, Carlos Gomes Junior s'est réjoui de l'accord de pêche signé avec l'Union Européenne. "Mon gouvernement privilégie le dialogue et la bonne gouvernance ", a-t-il souligné, rappelant que l'UE est le principal partenaire de la Guinée-Bissau dans le domaine du développement. ( Ver Africatime.com - Xinhuanet 18/06/2011)

* * *

Prochain démarrage de projets agricoles et d' électrification
(Xinhuanet 17/06/2011)

BISSAU -- Des projets de réhabilitation des rizières, de transformation des produits d'origine agricole et animale et d'électrification rurale vont démarrer prochainement en Guinée-Bissau, grâce à l'appui du Programme des nations unies pour le développement (PNUD), rapporte la presse locale.

Les accords en ce sens ont été signés ce jeudi à Bissau par le ministre bissau-guinéen des Affaires étrangères, Adelino Mano Keita et le représentant du PNUD, Gana Fofang.

Ces projets ont pour but de lutter contre la pauvreté et d' améliorer la qualité de vie des communautés rurales de 24 villages dans trois régions du pays.

Au total, cinq villages seront électrifiés à l'énergie solaire, précise-t-on de même source.
* * *

Cabo Verde acolhe reunião sub-regional sobre plataforma continental

( PANA,18-06-2011 ) Uma reunião do Comité de Ligação para a abordagem sub-regional aos projectos nacionais de extensão da plataforma continental de Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Conakry, Guiné-Bissau, Senegal e Mauritânia, terá lugar a 20 de Junho próximo na cidade da Praia, apurou a PANA no local de fonte oficial.

O principal objectivo desse encontro, financiado pela Noruega, é a análise e a adoção do projecto de Protocolo Adicional ao Acordo de Cooperação Técnica e Financeira, assinado entre esses seis países e o Governo norueguês, a 21 de Setembro de 2010. (Ver a PANA)

Sem comentários: