Governo guineense e PNUD assinam documento que formaliza início do projecto de combate à pobreza
Bissau ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) - O Governo de Bissau e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), assinam quarta-feira na capital guineense, o documento que formaliza o início do projecto de combate à pobreza e melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais em 24 aldeias das regiões de Biombo, Oio e Bafatá.
Orçado em cerca de 2 milhões de USD, o projecto é financiado pelo Fundo IBAS, Índia, Brasil e África do Sul, no quadro da cooperação sul-sul. Apoio aos trabalhos de reabilitação de terrenos alagadiços para o cultivo de arroz, processamento de produtos de origem animal e agrícola bem como a electrificação rural, através do sistema solar são, entre outros, os objectivos do convénio a assinar.
* * *
PR recebe presidente do Tribunal Comum da Justiça e Arbitragem da OHADA
Bissau ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) - O PR recebeu terça-feira em audiência o presidente do Tribunal Comum da Justiça e Arbitragem da OHADA.
No final da audiência, António Joaquim de Oliveira explicou o objectivo. "Viemos fazer uma visita de cortesia ao PR, que dispensou o tempo, sabemos que ele tem uma agenda bem carregada, mas ele nos concedeu algum tempo e o agradecemos muito.
* * *
PM visita exposição de crianças da aldeia SOS no quadro das comemorações da Quinzena de crianças
Bissau ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) - O PM Carlos Gomes Júnior visitou terça-feira a exposição de crianças da Aldeia SOS organizada junto ao Palácio do Governo, no quadro das comemorações da Quinzena de crianças.
Ao intervir, Gomes Júnior reafirmou a necessidade de se dar prosseguimento à visão de Amílcar Cabral em relação aos menores e realçou o papel da SOS na Guiné Bissau.
"Ouvimos as cantigas bonitas das nossas crianças, e dizer que, enquanto Governo, nós tudo faremos - conforme o sor director disse, está plasmado no programa do nosso Governo dar especial atenção as nossas crianças. Tanto aqui devemos reconhecer que a Aldeia SOS tem sido um parceiro do Governo da Guiné Bissau em acolher, em dar nova esperança a muitas centenas de crianças que acolhe nas suas aldeias", afirmou.
"Não tem sido possível para o Governo desbloquer verbas através da OGE para apoio à SOS, mas tudo faremos e vamos garantir que no OGE de 2012, vamos dar uma especial atenção não só à Aldeia SOS, mas à todas as instituições que garantem a paz, estabilidade e o bem-estar das nossas crianças", adiantou o chefe do Governo.
O director nacional da Aldeia SOS, Nelson Medina, explicou que a exposição consta do programa de actividades da sua instituição também promotora dos direitos da criança.
* * *
PJ confisca grande quantidade de medicamentos nas ruas de Bissau
Bissau ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) - A Polícia Judiciária (PJ) desencadeou na semana finda uma operação durante a qual confiscou grande quantidade de medicamentos com vista a combater a venda ilícita e ambulante desses produtos nos diferentes cantos de Bissau.
Falando em conferência de imprensa, o director nacional adjunto da PJ, Edmundo Mendes, disse que a sua instituição não só tem a parte de prevenção, mas também de repreensão e investigação, e que isso foi a razão da operação ora realizada.
Edmundo Mendes chamou por outro lado para a atenção do serviço da Guarda Fiscal, Inspecção do Ministério de Saúde Pública, Câmara Municipal de Bissau e a PJ para assumirem a sua responsabilidade no sentido de fazerem a que as pessoas desistam desta prática que vai contra a saúde humana.
* * *
Ministério do Interior recebe lote de materiais para polícias formados no âmbito da reforma do setor da defesa e segurança
Bissau ( Fonte : Rádio Galáxia de Pindjiguiti ) - O Ministério do Interior recebeu terça-feira um lote de materiais destinados aos agentes da polícia formados no quadro do processo de reforma do setor da defesa e segurança em curso no país.
Os materiais foram doados sob a esteira da cooperação técnico-policial entre Portugal e Guiné Bissau e custaram 40 mil euros, aproximadamente 2 milhões de francos Cfa.
O titular desta pasta, Denis Cablol Na Fantchamna, foi quem recepcionou o lote de materiais.
Setor da justiça está paralisado
Bissau (Radio Difusão Nacional – RDN) - Uma paralisão que se estenderá até a próxima quinta-feira, numa só voz ASMAGUI, SIMAP e Sindicato Nacional dos Oficiais de Justiça, os três sindacatos de ramo, exigem cumprimento do acordo assinado com o Governo há seis meses.
O porta-voz dos três sindicatos, Duarte Ocuname, apelou para a aderência total dos trabalhadores: “ Entregamos o caderno dentro do prazo legal no dia 9 de Junho, entendemos que tinhamos os dias 9, 10, 13 para o Governo nos responder, mas, infelizmente, não respondeu, e fomos obrigados a recorrer à greve. Estamos dispostos a negociar com o Governo a qualquer momento, somos parceiros do Governo e não contra. Se a Justiça funcionar bem, haverá mais investimentos, mais mão-de-obra, mais emprego e isso será benéfico para todos nós”, apontou ele.
Para já, sem atendimento mínimo, a paralisação afecta todos os serviços ligados ao setor judiciário, uma situação que o Duarte Ucuname responsabiliza o Governo, por falta de vontade de negociar o serviço mínimo com os sindicatos..
Os sindicatos, por seu lado, ameaçam continuar com vagas de greves nos próximos dias 21, 22 e 23 de Junho, se o Governo não cumprir com as suas obrigações.
No acordo, o Governo promete entre outros, afectar os tribunais e ao corpo policial 10 viaturas, 8 computadores, 48 máquinas de escrever, isso até 15 de Fevereiro último.
* * *
Governo e a União Europeia voltam as negociações
Bissau (Radio Difusão Nacional – RDN) – O Governo e a União Europeia deveriam voltar as negociações na terça-feira nas vésperas do limite da vigência do presente acordo de pescas que é esta quarta-feira.
Apesar de frustada a primeira sessão das negociações, o Secretario de Estado das Pescas, Mário Dias Sami disse existirem possibilidades para que as partes assinem um acordo que favoreça ambas as partes:
“Foi suspensa a segunda ronda, e esperava-se poder retomar as negociações amanhã ou depois de amanhã, só que o protocolo termina no dia 15. Se não houver nenhum consenso ou nenhuma luz verde sobre isto, vão ter que retirar das águas territoriais da Guiné-Bissau. Recebemos a petição da União Europeia a pedir que se criem condições para que as actividades dos navios não se suspendam, mas para isso teremos que nos reunir. Porque qualquer navio, antes de iniciar a sua operação de pesca, terá de pagar”, disse.
* * *
Comemorado Dia Mundial de Doadores de Sangue
Bissau (Radio Difusão Nacional – RDN) – Subordinada ao tema “Mais sangue, mais vida”, foi marcado terça-feira o Dia Mundial de Doadores do Sangue.
Num encontro com a imprensa esta terça-feira, o Director-Geral dos Assuntos Hospitalares, Francisco Aleluia Lopes, pediu a conjugação de esforços na recolha do sangue, de forma a melhorar o sistema nacional de saúde.
Este responsável do laboratório do Banco de Sangue do Hospital Nacional Simão Mendes afirmou que o bloco carece de meios materiais para a recolha do sangue.
* * *
Ministro dos Negócios Estrangeiros defende alargamento da cooperação com a Federação Russa
Bissau (Radio Difusão Nacional – RDN) – O Ministro guineense dos Negócios Estrangeiros, Adelino Mano Queta, defendeu segunda-feira o alargamento da cooperação com a Federação Russa em todos os nivéis.
Sem comentários:
Enviar um comentário