quinta-feira, 16 de junho de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Nota de imprensa do Ministério de saúde

Uma nota de imprensa do Ministério de saúde Pública informa da decorrência no dia 8 de Junho de 2011 em Nova Iorque, nos EUA, uma reunião de alto nível consagrada ao HIV-SIDA, organizada pelas Nações Unidas pela ocasião do trigéssimo ano da descoberta desta doença.

A cimeira constituiu uma oportunidade para se passar em revista os passos registados no combate à esta pandemia e renovar o compromisso dos estados nos esforços de luta contra o HIV-SIDA.

A Guiné Bissau, a exemplo de todos os estados membros das Nações Unidas, esteve representada por uma delegação chefiada pela Ministra da Presidência do Conselho de Ministros, Comunicação Social e Porta-Voz do Governo em representação do Primeiro-Ministro. O Ministro de Saúde Pública e o presidente do Conselho Nacional de Luta Contra o SIDA fizeram parte da delegação, entre outros.

* * *

ONIOGBIS financia projecto de eluminação com energia solar da cidade de Bissau


Bissau ( Fonte : Rádio Pindjiguiti ) - O Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné Bissau (UNIOGBIS), financiou projecto de eluminação com energia solar para a cidade de Bissau, cuja execução prática do mesmo já se encontra em fase avançada.

O referido plano tem o apoio do Governo, através do Ministério da Economia a ser coordenado pela Câmara Municipal de Bissau num montante estimado em cerca de 300 mil USD.

“O projecto cobre essencialmente duas componentes, uma delas tem a ver com a eluminação pública com energia solar das ruas, nomeadamente a Avenida Amílcar Cabral, Avenida Domingos Ramos incluindo as Praças do Império e Chez Guevarra. Esta é a primeira fase do projecto piloto, e a segunda componente cobre a parte de sinalização nas vias rodoviárias”, explicou o Presidente da Câmara Municipal de Bissau, Armando Napoco.

“Em princípio, vão chegar dois semáforros e toda a sinalização necessária e a entidade que participa, para além do Ministério da Economia e Finanças, que é de facto o mobilizador de fundos para este projecto, é a Câmara que assegurará a coordenação de execução técnica”, adiantou ele.

O projecto visa garantir a segurança nocturna nas ruas que vai cobrir.

* * *
Governo guineense e PNUD assinam documento que formaliza início do projecto de combate à pobreza

Bissau ( Fonte : Rádio Sol Mansi RSM ) - O Governo da Guiné-Bissau e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) assinaram quarta-feira, os documentos que formalizam o arranque de dois grandes projectos - “Apoio à Rehabilitação de Bolanhas e ao Processamento de Produtos de Origem Agrícola e Animal” e “Electrificação Rural através de Sistemas de Energia Solar” - voltados para o combate à pobreza e a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais de 24 tabancas nas regiões de Biombo, Oio e Bafatá.

No acto solene, o Ministro dos NECIC, Adelino Mano Queta, demonstrou a importância da assinatura deste acordo para as zonas rurais da Guiné Bissau.

"A escolha do PNUD para a coordenação dos meios disponíveis para a implementação deste projecto nacional é de extrema importância para o desenvolvimento integrado das nossas zonas rurais, apoio à realização das bolanhas e ao processamento dos produtos de origem agrícola e animal só vem testemunhar a passagem da gestão dos projectos nacionais para a responbilidade das instituições da Guiné Bissau a medida que as mesmas atinjam a robustez esperada em termos humanos, tecnológicos e estruturais", sublinhou.

Por seu lado, o Representante Residente do PNUD no país, Gana Fofang, enalteceu a importância do reconhecimento desta iniciativa de electrificação com o sistema de energia solar introduzida em cinco aldeias rurais do norte e leste do país.

O montante disponibilizado para os dois projectos é orçado em mais de 2 milhões de USD pelo Fundo IBAS no quadro da Cooperação Sul-Sul, com recursos da Índia, do Brasil e da África do Sul.

* * *

Comissão Europeia quer para breve a realização de uma ronda de negociações com a Guiné Bissau para a renovação de acordo de pesca

Bissau ( Fonte : Rádio Sol Mansi - RSM ) - A Comissão Europeia decidiu terça-feira a realização em breve de uma ronda de negociações com a Guiné Bissau para a renovação do acordo de pesca que une as duas partes.

A mesma assegurou que vai fazer todo o esforço possível para o alcance de um compromisso que permita ultrapassar o impasse actual e tendo em consideração que o acordo vigente expira esta quarta-feira, 15 de Junho.

As negociações entre as duas partes foram suspensas no passado dia 9 de Junho por falta de um acordo pelas partes sobre a compensação de 7 a 11 milhões de euros propostos pela Guiné Bissau para a assinatura de novo protocolo de acordo nessa área.

De destacar que a UE mantém cerca de 60 navios de pesca em águas territoriais da Guiné Bissau.

* * *

"A juventude guineense ainda está numa situação precária", disse presidente do conselho nacional da juventude

Bissau ( Fonte : Rádio Sol Mansi - RSM ) - O presidente do Conselho Nacional da Juventude disse quarta-feira que a juventude guineense ainda está numa situação precária, pois existem problemas que devem ser resolvidos por forma a melhorar qualitativa e quantitativamente a saúde reprodutiva dos jovens.

Esse líder juvenil falava pela ocasião de comemoração dos 17 anos da fundação da Organização,que decorreu em Bissau sob o lema - Juventude Produtiva para a Estabilidade e Desenvolvimento Económico.

O Secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desportos, Fernando Saldanha, esteve presente no acto comemorativo, tendo afirmado que "os jovens são o suporte sócio-económico, político e cultural da Guiné Bissau" e prometeu que não irá poupar esforços em prol dos juventude.

* * *

Greve dos magistrados do Ministério Público pode continuar na próxima semana

Bissau ( Fonte : Rádio Sol Mansi - RSM ) - A greve dos magistrados do Ministério Público pode ter sua continuidade na próxima semana se não houver alguma reacção do Governo (às reivindicações do sindicato do setor), informou o presidente da Associação Sindical dos Magistrados Guineenses, Ladislau Fernandes Embassa.

Em entrevista exclusiva à RSM, Embassa recordou que a "greve já vai no seu segundo dia esta quarta-feira", e que, "até agora o Governo não nos convidou para nenhuma negociação. Seja como fôr, amanhã (quinta-feira), é o último dia deste primeiro ciclo de greves. Na próxima semana, a partir do dia 21, vamos ter que iniciar um outro ciclo de greves que irá até 23 de Junho, se o Governo não reagir favoravelmente às nossas pretensões, seremos levados a decretar outros tantos ciclos de greves verosimilmente por um prazo muito mais vasto", acrescentou esse magistrado líder sindical.

De acordo com a AngolaPress, na sua edição de quarta-feira, 15, o ministro da Justiça da Guiné-Bissau, Mamadú Djalo Pires, admitiu que o governo não cumpriu todas as partes do acordo que assinou com os sindicatos dos magistrados guineenses, que iniciaram terça-feira uma greve de três dias.

"Em relação ao acordo, tudo o que dizia respeito ao Ministério da Justiça, nós cumprimos (...), o Ministério das Finanças cumpriu parcialmente, sendo que a parte mais significativa não foi cumprida, e o Ministério do Interior também não cumpriu os compromissos assumidos no quadro desse acordo", afirmou o ministro da Justiça.

O ministro da Justiça remeteu também para a próxima segunda-feira o início das negociações com o sindicato dos magistrados.

* * *

"Finalmente há sinais de consensos no país", disse Domingos Simões Pereira

( Lusa, 15-06-2011 ) - O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Domingos Simões Pereira, afirmou hoje (quarta-feira) que "finalmente há sinais de consensos" na Guiné-Bissau, situação que disse ser desejável que se consolide.

Domingos Simões Pereira falava no final de um audiência com o Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, depois de ter participado na sessão de encerramento da reunião dos chefes dos serviços de estrangeiros e fronteiras da CPLP, que decorreu em Bissau entre segunda-feira e hoje (quarta-feira).

"As instituições da República, o Presidente e o governo são os nossos parceiros. Aquilo que temos escutado deles é um sinal de confiança. Finalmente estão a criar-se as bases para um consenso alargado a nível das populações e das próprias instituições do país", disse Domingos Simões Pereira.

* * *

Observatório de Fluxos Migratórios começa a funcionar no segundo semestre desse ano

( AngolaPress, 15-06-2011 ) - O observatório dos fluxos migratórios da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) começa a funcionar no segundo semestre deste ano, disse hoje (quarta-feira) à Lusa director-geral dos Serviços de Estrangeiro e Fronteiras de Portugal, Manuel Palos.

A decisão foi tomada durante a reunião de três dias dos chefes dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras da CPLP, que hoje (quarta-feira) terminou em Bissau.

"Decidimos que durante o segundo semestre e até à próxima reunião dos ministros da Administração Interna da CPLP, que vai decorrer em Angola, estará em funcionamento pleno na sede da CPLP em Lisboa o observatório dos fluxos migratórios", afirmou aos jornalistas no final do encontro que se realizou em Bissau.

O regulamento para a criação do observatório foi aprovado em Maio de 2006.

Sem comentários: