quinta-feira, 7 de julho de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Operadores do sistema da justiça e agentes da PJ recebem diplomas


Bissau - (Fonte:Radio Difusão NacIonal - RDN) – Os operadores do sistema de justiça e agentes da Polícia judiciária (PJ), receberam quarta-feira diplomas no final de um curso de formação em Bissau.

O ministro da Justiça, Mamadú Saliu Djaló Pires disse a este propósito que "a formação dos operadores do sistema de justiça faz parte das prioridades do Governo", porque, para ele, "o sistema da justiça guineense tem várias carências, sendo uma delas a formação e capacitação dos seus actores", vincou.

De acordo com Djaló Pires, o sistema da justiça integra várias instituições da área de justiça, entre elas a PJ, e só pode funcionar plenamente se todas as instituições da área funcionarem.

Os agentes da PJ receberam diplomas de formação nas áreas de cena do crime, ética e dontologia, administração, vigilância e seguimento e a análise e tratamento da informação.

O Embaixador de Portugal que esteve presente no acto, referiu que “o sistema das NU está a trabalhar nas suas áreas de competência e evocação para o reforço do sistema da justiça na Guiné-Bissau". Ele lembrou também o desempenho dos parceiros, designadamente, a UE, que tem contribuído para a melhoria do sistema da justiça guineense e dos parceiros bilateriais, como as embaixadas de Angola e Brasil em no país.


****

Representante interina de PNUD reafirma a vontade da Organização em apoiar o RSS



Bissau - (Fonte:Radio Difusão NacIonal - RDN) – A Representante Adjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Lalao Raharisoa, disse quarta-feira que a sua Organização está disposta a continuar disponível em apoiar o sector da defesa e segurança, e garantiu que a demonstração desta disponibilidade deve-se à abertura de escritórios regionais de programas fortes, presentes junto às instalações do centro de acesso à justiça. Ela manifestou a satisfação do PNUD de estar associado à este projecto.


****

PR convoca reunião do Conselho Superior da Defesa Nacional

Bissau - (Fonte:Radio Bombolom) – O PR convocou quarta-feira a reunião do Conselho Superior da Defesa Nacional, para debater entre outros assuntos importantes, a implementação da reforma no setor da defesa e segurança, anunciou o seu conselheiro político para área da defesa e segurança.

Iancuba Injai adiantou ser intenção do PR informar-se melhor do estado em que se encontra a implementação da reforma no setor da defesa e segurança, lembrando por isso que o PR já promulgou várias leis que dizem respeito à tal reforma.

Indjai garantiu por outro lado que o país já reúne todas as condições para o arranque definitivo da RSDS, "o que falta é pôr as mãos à obra", defendeu dando também a saber que o PR quer imprimir uma nova e maior dinâmica neste sector.

De recordar que a CEDEAO ofereceu 103 milhões de doláres para o fundo de pensão.

****

Magistrados da GB entregam pré-aviso de greve de 30 dias



Bissau - (Fonte: Radio Solmansi –RSM) – Os magistrados da Guiné Bissau procedem esta quinta-feira à entrega de um novo pré-aviso de greve de trinta dias no setor judiciário nacional.

A tão longa greve foi decidida devido à falta de contacto por parte do Governo. Os magistrados manifestam-se firmes e determinados na sua decisão em continuar com a greve até que o Govenro cumpre com as promessas que fez aos sindicatos.

O presidente da Associação Sindical dos Magistrados, Bacar Biai, pôs em causa a utilização das verbas no orçamento de subsídios de representação dos membros do Governo, que estão a ser retiradas das receitas extraordinárias do Governo.

“Até quinta-feira, se o Governo não reagir às nossas exigências, vamos entregar o pré-aviso de 30 dias, porque não vamos voltar atrás. O Governo comprometeu-se e deve cumprir. Onde o Governo saiu com muitas situações extra-orçamentais que tem sido executado actualmente? Entre as quais podemos mencionar o subsídio de representação dos membros do Governo, que não consta no orçamento”, questionou Bacar Biai.

Alguns cidadãos que têm os documentos pendentes desde o inicio da greve apelararam ao Governo para resolver esta situação.

* * *

Sem comentários: