sexta-feira, 8 de julho de 2011

PR deixa Bissau quinta-feira para controle médico de rotina no hospital Vale de Grâce em França

Bissau - (Fonte : Rádio Difusão Nacional - RDN) – O Presidente da República deixou a capital guineense quinta-feira para controle médico de rotina no hospital Vale de Grâce em França, anunciou uma nota de assessoria de imprensa da Presidência da República.


Bacai Sanha fez-se acompanhar nesta sua deslocação para a França da sua esposa, Mariama Mané Sanha, e de um dos seus conselheiros político, na pessoa de Soares Sambú.

* * *

Reforma do setor de defesa e segurança na Guiné-Bissau será o ponto forte da agenda do próximo Conselho de Ministros da CPLP

( Fonte : Lusa, 07 de Julho de 2011 ) - A aprovação da reforma do setor de defesa e segurança na Guiné-Bissau será o ponto forte da agenda do próximo Conselho de Ministros da CPLP, a 22 de julho, em Luanda, disse hoje o secretário-executivo da organização.

"A agenda forte será a aprovação do roteiro da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para a reforma do setor de defesa e segurança na Guiné-Bissau", disse à agência Lusa Domingos Simões Pereira, sublinhando que a reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos oito países irá "fazer uma avaliação de meio percurso" na presidência angolana da organização.

A CEDEAO e a CPLP estabeleceram em finais de 2010 um roteiro para a reforma do setor de defesa e segurança no país, na sequência do qual e no âmbito do reforço da cooperação bilateral com Angola, se encontra no terreno uma missão das forças armadas angolanas, que deverá vir a ser integrada no referido roteiro.

Domingos Simões Pereira disse que os países da CPLP continuam "atentos e mobilizados" para apoio à Guiné-Bissau, fazendo uma avaliação "muito positiva" dos progressos registados no país.


* * *

Sete partidos políticos na oposição vão promover marcha pacífica na próxima quinta-feira para exigir demissão do PM

Bissau - (Fonte : Rádio Difusão NacIonal - RDN) – Sete partidos políticos na oposição vão promover uma marcha pacífica na próxima quinta-feira, para exigir a demissão do Primeiro-Ministro Carlos Gomes Júnior.


O anúncio dessa marcha foi feito quinta-feira numa conferência de imprensa conjunta, organizada por partidos, como o PRS, PRID, UPG, PDG, PDSSG, FCS-SD, PSD que emitiram uma declaração política comum.

Os sete partidos justificam a sua decisão pela falta de esclarecimentos sobre os assassinatos de figuras públicas ocorridos em 2009.

Na declaração apresentada por Victor Pereira, porta-voz do grupo, a única forma de garantir a transparência do processo é a demissão do PM carlos Gomes Júnior.

Por outro lado, a apoiar esta tese está o primeiro vice-presidente do PRS, Braima Sori Djaló, que garantiu que o grupo das sete formações políticas na oposição não recuará enquanto não ouvir o decreto de demissão do actual chefe de Governo.

E como se isso não bastásse, os sete partidos políticos na oposição acusaram algumas representações diplomáticas no país de cumplicidade com o Governo.

* * *

MISSANG está de visita às unidades militares da zona norte do país

Bissau - (Fonte : Rádio Difusão NacIonal - RDN) – A missão técnico-militar angolana na Guiné Bissau ( MISSANG) está de visita às unidades militares da zona norte do país, com o propósito de reforçar os laços de amizade e de cooperação entre as forças armadas de Angola e da Guiné-Bissau.


Por outro lado, a MISSANG pretende com esta visita proceder ao levantamento das necessidades e conhecer as dificuldades enfrentadas pelas forças armadas guineenses.

A MISSANG anunciou a transferência para breve de alguns dos seus efectivos, conforme noticiou quarta-feira a ANGOP. De acordo com a mesma agência angolana de notícias, a missão seria composta de cerca de 200 elementos de diferentes especialidades.

* * *

EUA enaltecem "bom momento" do país, mas esperam mais melhorias

( Lusa, 07 de Julho de 2011 ) - A embaixadora dos Estados Unidos na Guiné-Bissau, Márcia Bernicatt, afirmou hoje que o seu Governo está satisfeito com "o bom momento" do país, mas espera ainda por mais melhorias em vários domínios.

A diplomata norte-americana falava aos jornalistas no final de uma audiência com o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, de quem se despediu hoje formalmente, já que termina a sua missão na Guiné-Bissau.

Em resposta a uma questão colocada pela Agência Lusa, Márcia Bernicatt, que termina missão após três anos como embaixada dos Estados Unidos no Senegal e na Guiné-Bissau, considerou que "apesar de situações ainda por resolver" a Guiné-Bissau atravessa "um bom momento, com muita coisa a acontecer".

A Guiné-Bissau "passou por várias crises, estes últimos anos, mas também é verdade que as coisas estão a melhorar de forma significativa, embora ainda existam situações relacionadas com a impunidade que devem ser resolvidas", afirmou Márcia Bernicatt.

"O país tem muita potencialidade. Nós seguimos e olhamos para o povo da Guiné-Bissau, que nunca desistiu. Vemos agora uma dinâmica interessante, nomeadamente a parceria que está a ser feita por organizações como a CEDEAO e a CPLP para apoiar a Guiné-Bissau, designadamente no processo da reforma", sublinhou a embaixadora.

Márcia Bernicatt salientou também os apoios económicos que a Guiné-Bissau tem recebido de instituições internacionais.

"Há muita coisa a acontecer e por acontecer. Vimos o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) empenhados em apoiar os programas económicos do Governo. Se me perguntasse isso há dois anos atrás, talvez tivesse hesitado em responder positivamente", destacou a diplomata que vai ser substituída no cargo por Louis Lookins.


* * *

As regiões de Bafatá, Gabú e Bolama iniciam sexta-feira as conferências locais intituladas "Caminhos para a Consolidação da Paz e Desenvolvimento"

Bissau - (Fonte : Rádio Difusão NacIonal - RDN) – Sob o lema - "Caminhos para a Consolidação da Paz e Desenvolvimento", inicia sexta-feira nas regiões de Bafatá, Gabú e Bolama, as conferências locais.


de acordo com as fontes, em cada um dos encontros a realizar nessas três regiões juntará setenta delegados, convidados a opinar sobre os problemas tidos "obstáculos à paz e ao desenvolvimento" nos últimos tempos na Guiné Bissau.

À semelhança das regiões de Quínara e Tombali, no sul do país, vão estar nesses encontros os deputados dessas áreas, os governos regionais e chefes tradicionais.

Esse trabalho de auscultação popular estão a ser coordenados pelo primeiro vice-presidente da ANP, Serifo Nhamadjo, também presidente da comissão organizadora da conferência paz e desenvolvimento.

* * *

Suspensa a greve convocada pelo sindicato nacional de fiscalizadores marítimos


Bissau - (Fonte : Radio Sol Mansi - RSM) – A exigência ao patronato de pagamento da previdência social, salários em atraso, efectivação do pessoal, melhores condições de serviço, pagamento da dívida a funcionários falecidos são as causas da greve do sindicato.

O seu presidente, Tomás Ferreira, disse que decidiram suspender a greve devido a perda que o país está a sofrer com a paralisação, nomeadamente no que se refere a fiscalização marítima.

“Nós queríamos reunir com o patronato para traçarmos um plano-linhas, e negociarmos os critérios a adoptar por forma a poderem responder as exigências constadas do pré-aviso de greve” acrescentou Tomás Ferreira.

* * *

População da região de Gabú está preocupada com a greve dos magistrados do MP



Bissau - (Fonte : Rádio Sol Mansi - RSM) – A população da região de Gabú manifestou quinta-feira a sua preocupação face à greve em curso no setor judiciário, a qual, disse a mesma população, terá levado o tribunal local a fechar as suas portas.

“O Estado deve colaborar e deve negociar com os sindicatos da justiça. Porque a justiça não pode parar, a greve continuou até hoje, porque o próprio Governo não tem vontade de negociar com os sindicatos”, pensou um cidadão da região.

* * *

Criação de imagem positiva do país através da comunicação


Bissau - (Fonte : Rádio Sol Mansi - RSM) – Se tudo correr como previsto, a empresa Mark 7e o Governo poderão criar, através do sistema de comunicação, uma imagem positiva da Guiné Bissau como forma de atrair investidores para o país.

“O nosso objectivo é demonstrar, através do sistema conjunto de comunicação, para criarmos uma imagem positiva, o potencial e as riquezas da GB para atrair os investidores e internacionalizar a Televisão da GB”, revelou o director da empresa.

Sem comentários: