terça-feira, 12 de julho de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Nomeação do novo Director do Serviço de Informação de Estado continua a ser um dos maiores problemas para funcionamento normal do Ministério do Interior, disse Denis Cablol Na Fantchamna

Bissau - ( Fonte : Rádio Galáxia de Pindjiguiti ) – A nomeação do novo Director do Serviço de Informação de Estado continua a ser um dos maiores problemas para o funcionamento normal do Ministério do Interior, disse segunda-feira Denis Cablol Na Fantchamna.


Falando em exclusivo à esta rádio, Cablol Na Fantchamna sustentou por outro lado que a falta de implementação da nova orgânica do Ministério do Interior, aprovada pela ANP, que determina entre outros, que a figura do Director do Serviço de Informação do estado seja proposta pelo PM e nomeado pelo PR, constitui o grande obstáculo ao funcionamento eficaz desse serviço.

"O Ministério tem problemas sérios, problemas esses... porque existe uma lei que foi aprovada pela ANP há anos, mas a qual até a esta parte a lei diz que a direcção de segurança passa para a tutela do PM. Essa lei ainda não implementada... O PM tem que propôr uma pessoa e o PR nomeia-a. Isso ainda não foi feito", explicou.

Na Fantchamna falou também da sua preocupação com relação à reforma no Ministério do Interior.

"Temos também o problema de reforma e de pessoas que estão na lista de reforma, mas que continuam a trabalhar, e que agora, reivindicam o pagamento pelo Governo", lembrou.

Em relação a questão de disputa por posse de terreno entre as populações de Embasiné e Djaal, no sector de Safim, o ministro indicou que a segurança já foi restabelecida naquela localidade pelas forças da ordem, cabendo agora à justiça de pôr termo ao diferendo entre as duas comunidades.

* * *


Comissão permanente do BP do PAIGC considera como "desespero" o estado de espírito dos dirigentes da oposição que vão marchar

Bissau - (Fonte : Rádio Galáxia de Pindjiguiti ) – A comissão permanente do BP do PAIGC considerou domingo como "desespero" o estado de espírito dos dirigentes da oposição, que ameaçam realizar esta quinta-feira, 14 de Julho, uma marcha contra a vida cára no país.


No comunicado, a comissão permanente do BP do PAIGC adianta que a posição dos sete partidos da oposição visa criar, a olho nú, um clima de instabilidade atentatória à paz social que todos os guineenses almejam.

Ainda, de acordo com o PAIGC, ninguém tem o direito de substituir o poder judicial num estado de direito democrático e chamou atenção à comunidade internacional pela forma como esses partidos da oposição estão a comportar-se com pretensões de assumirem o poder por via não democrática.

* * *


ANP recebe e ouve os ministros de comércio, finanças e economia após abandono da sala da bancada parlamentar do PRS

Bissau - (Fonte : Rádio Sol Mansi - RSM ) – A Assembleia Nacional Popular (ANP) recebeu segunda-feira, após interpelações, as presenças dos ministros de Comércio, Indústria e Artesanato, Botché Candé, das Finanças, José Mário Vaz e da Economia, Plano e Integração Regional, Helena Nosolini Embaló.


O primeiro, Botché Candé fora convocado pelos deputados na sessão anterior, o mesmo acontecendo a José Mário Vaz e Helena Embaló, para se explicarem sobre a subida do preço dos produtos da primeira necessidade no país incluindo sobre os 'famosos 50 FCFA' que cada operador nacional era obrigado a pagar por cada quilograma da castanha de caju exportado.

Botché Candé justificou a sua não comparência na sessão parlamentar anterior pela sua ausência do país.

A bancada parlamentar do PRS abandonou a sessão por considerar ser inoportuna a presença do ministro do comércio na sessão, quando fora convidado noutra que findou, para ser ouvido sobre a subida do preço dos bens de consumo no mercado nacional e das alternativas do Governo para a situação.

- De acordo com a RDN, o ministro Botché Candé anunciou um dado novo de que um saco de arroz de 50 kgs vai passar a custar 14.000 francos Cfa e que o Governo já tem todo um dispositivo para o descarregamento de uma importante quantidade desse cereal esta segunda-feira no porto de Bissau. Além disso, 14 contentores com arroz vão chegar por via terrestre do Senegal dentro de dois ou três dias e que o mercado vai estar inundado desse produto inclusive outros.

A RSM falou esta manhã de terça-feira em 30 mil toneladas de arroz que o ministro Botché Candé importou.

Mário Vaz enfatizou e fez uma trajectória, da chegada do actual executivo ao poder, onde destacou o perdão da dívida externa que permitiu a que o país se sinta mais aliviado. Maria Helena Nosolini Embaló não fugiu à regra.

Na opinião da ministra da Presidência do Conselho de Ministros e da Comunicação Social, Adiatú Djaló Nandigna, "esta legislatura é para valer, doa a quem doer" e que o "preço dos produtos da primeira necessidade já está controlado no mercado".


Por outro lado, em debate continua a lei da liberdade de imprensa, devendo os deputados também debater os projectos-leis do estatutos de jornalista, da publicidade, e os projectos-leis da imprensa escrita e do CNCS. Outros leis em debate na sessão estão os projectos-leis de base do desporto e de suspensão de concessão de terreno em zonas turísticas.

* * *

PNUD Guiné-Bissau e o Tribunal Superior Eleitoral do Brasil assinam Memorando de Entendimento em matéria eleitoral



Bissau, 11 de Julho de 2011 O Representante Adjunto do Secretário-Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau e Representante Residente do PNUD, Gana Fofang e o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil, Ricardo Lewandowski, assinaram hoje, em Lisboa, um Memorando de Entendimento no quadro do Projecto de Apoio aos Ciclos Eleitorais nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (Pro PALOP-TL).

A assinatura do documento realizou-se na sede da CPLP, em Lisboa, por ocasião de uma reunião extraordinária do Comité de Concertação Permanente da comunidade lusófona sobre questões eleitorais e que contará com a participação do Secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira e o Presidente da Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau, Sebastião Desejado Lima da Costa.

O objectivo do Memorando é implementar a cooperação por meio de projetos de assistência eleitoral nomeadamente a disseminação de instrumentos e metodologias de gestão eleitoral em língua portuguesa, estabelecimento de mecanismos de assistência e de coordenação, capacitação de recursos humanos e desenvolvimento de capacidades eleitorais, organização de seminários, publicações bem como fornecimento de assessoria técnica, ao abrigo do projeto Pro PALOP-TL.

O Pro PALOP-TL refere-se aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa “PALOP” (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe) e Timor-Leste, e visa dar apoio à implementação de actividades e iniciativas não diretamente apenas relacionadas às eleições, mas apoia às organizações de gestão eleitoral dos PALOP e Timor-Leste ao longo dos seus ciclos eleitorais.

Este plano transnacional de assistência eleitoral das Nações Unidas é financiado exclusivamente pela União Europeia no valor de 6.1 milhões de dólares e tem a duração de três anos.Representante Adjunto do SG das NU e Representante Residente do PNUD na GB assina em Lisboa memorando de entendimento com Presidente do TSE do Brasil

* * *

A Primeira Dama inicia uma visita de quatro dias ao norte de Portugal

Bissau - (Fonte : Rádio Difusão Nacional - RDN) – A Primeira Dama, Mariama Mané Sanha iniciou segunda-feira uma visita de quatro dias ao norte de Portugal.

A visita tem como objectivo contactar diversas instituições, autarquias e empresas para o reforço dos laços de solidariedade e cooperação com a Guiné Bissau. Durante a sua estada em Portugal, Mané Sanha vai assinar com o Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto um protocolo de cooperação.

* * *

O mundo com 7 biliões de habitantes é lema do Dia Mundial da População

Bissau - (Fonte : Rádio Difusão Nacional - RDN) – O 'Mundo com sete biliões de habitantes, Momento de acção' é o lema do Dia Mundial da População este ano.

O evento reuniu centenas de pessoas em Bissau em sinal de comemoração, promovida pelo Governo e FNUAP com uma jornada de reflexão.

De acordo com a Ministra da Economia, Plano e Integração regional, Helena Nosolini Embaló, as "acções individuais, multiplicadas por cada um de nós, podem marcar diferenças enormes.

"Assim, o presente e o futuro de sete biliões de habitantes e dos que nos serão no futuro dependerão da acção de cada um de nós sobre o planeta".

No olhar do Encarregado do Escritório do FNUAP no país, apresentou a mensagem do Director-Geral do Fundo das NU para a População este 11 de Julho de 2011.


Sem comentários: