quarta-feira, 13 de julho de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

PM recebe presidente da Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria

Bissau - ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) – O PM Carlos Gomes Jr recebeu terça-feira em audiência o presidente da Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria.

No final da audiência, Ensa Djandy disse ter abordado com Gomes Jr assuntos ligados com a sua organização, sobretudo, naquilo que toca funcionamento da sua sede nacional para o qual o PM terá prometido dar o seu apoio.

Sobre a marcha pacífica projectada por 14 partidos políticos da oposição para esta quinta-feira, Ensa Djandy disse estar ao lado dos dirigentes do país.

"Estamos com os dirigentes deste país na paz e tranquilidade. pensamos que há manifestações por toda a parte do mundo, em África, África do Norte, Ásia, Europa; há neste momento uma manifestação em Espanha. Isso não abona para a paz e tranquilidade. A Guiné Bissau sofreu muito... Esta paz que estamos a consolidar neste momento precisa de entendimento entre os filhos da Guiné. Senão, nós vamos reentrar numa situação muito complicada de instabilidade com a qual ninguém ganhará nada", sublinhou.

A RDN anunciou por outro lado, citando Ensa Djandy, que a Fundação dos Antigos Combatentes Portugueses e Guineenses poderá albergar a Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria na sua futura sede.

* * *

Presidente da ANP reúne-se com representantes de catorze partidos políticos da oposição movidos pelo PRS

Bissau - ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) – O Presidente da ANP reúniu-se terça-feira com representantes de catorze partidos políticos da oposição movidos pelo PRS.

A reunião entre Raimundo Pereira e a chamada oposição democrática teve a ver com a projectada marcha pacífica para esta quinta-feira contra o Governo do PAIGC.

Ainda, na terça-feira, informações não oficiais deram conta que o PAIGC, preocupado com a presente campanha contra o seu Governo, decidiu agendar para a mesma tarde de terça-feira, um mega comício para dissuadir o projecto das catorze formações políticas mais o PRS, que têm estado a criticar duramente o Governo.

De acordo com fontes seguras, o encontro que o CEMGFA manteve segunda-feira com o Presidente da ANP teve como pano de fundo a projectada marcha desses partidos e visou persuadí-los no sentido de se chegar à soluções ou a adiamento da marcha.

Por outro lado, ainda na terça-feira era avançada a hipótese de o Presidente da ANP voltar a receber o CEMGFA para informar a este último daquilo que discutiu com os 14 partidos.

* * *

O PAIGC convocou terça-feira um mega comício na sua sede nacional em Bissau

Bissau - ( Fonte : Rádio Galáxia de Pindjiguiti ) – O PAIGC, partido no poder, convocou na tarde de terça-feira um mega comício na sua sede nacional em Bissau para denunciar aquilo que considera como 'manobras de alguns políticos que visam prejudicar as conquistar e alterar a ordem constitucional'.

Segunda-feira, o BP do PAIGC condenou com firmeza aquilo que considerou como 'campanha de calúnias e difamação, capazes de criar perturbações, desordens e instabilidade, com o objectivo de assassinar e elimiar política e fisicamente o PM Carlos Gomes Jr'.

O BP do PAIGC renovou a sua confiança e solidariedade para com o chefe do Governo, elogiou o desempenho do Governo na melhoria do nível de vida dos guineenses.

Foi, aliás, na onda dessa solidariedade que as mulheres do PAIGC, mulheres da UDEMU, mantiveram segunda-feira com o Presidente do partido. Carlos Gomes Júnior disse que o Presidente da República também está preocupado com actual situação política.

Na mesma linha de ideia, a terceira vice-presidente do PAIGC, Adiatú Djaló Nandigna, garantiu que o partido libertador está atento às manobras da oposição.


* * *

Ministra da Comunicação Social apresenta aos deputados a Lei da Liberdade de Imprensa

Bissau - ( Fonte : Rádio Sol Mansi - RSM ) – A ministra da Presidência do Conselho de Ministros e da Comunicação Social, Maria Adiatú Djaló Nandigna, apresentou terça-feira aos deputados da ANP a Lei da Liberdade de Imprensa.

Segunda-feira, os deputados aprovaram a lei da Rádiodifusão.

* * *

Magistrados observam a partir de agora mais uma greve de trinta dias

Bissau - ( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) – O setor da justiça continua paralisado.

Os magistrados vão começar a observar a partir desta terça-feira mais uma greve de trinta dias por forma a reclamar o cumprimento do acordo firmado com o patronato.

* * *

O setor de saúde pode entrar numa paralisação a partir desta quarta-feira

Bissau - ( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) – Outro setor nacional que pode igualmente ficar totalmente paralisado a partir desta quarta-feira é o de saúde.

A greve neste setor vai durar cinco dias. Os três sindicatos do setor - SINQUAS, SINETSA e STS acusam o Governo de relegar os trabalhadores de saúde para segundo plano e apontam como exemplo o não cumprimento do acordo assinado em Março passado com a classe.

Como reivindicação estão 9 meses de pagamento de subsídio de vela e de isolamento, implementação da nova proposta de vela, mudança de letras de funcionários promovidos em 2010 e técnicos anestesistas.

Os três sindicatos reclamam também a disponibilização de fundo para a alimentação de pacientes admitidos nos hospitais.

* * *

Líder política nomeada embaixador diz que esta função é incompatível com liderança dum partido político

Bissau - ( Fonte : Rádio Sol Mansi - RSM ) – A actual Embaixadora da Guiné Bissau na República da Gâmbia, Francisca Maria Monteiro (Zinha Vaz), fez publicar na terça-feira uma nota de imprensa em que demonstra a incompatibilidade da função que exerce neste momento com a liderança da sua formação política, União dos Patriotas Guineenses (UPG).

Ela foi nomeada Embaixadora do país em Abril findo através de um decreto presidencial e espera que o partido organizará seu segundo congresso para a escolha de uma nova liderança.

Sem comentários: