quinta-feira, 14 de julho de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

PRS garante para quinta-feira marcha pacífica para protestar contra aumento do custo da vida e injustiça no país

Bissau, ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) - O presidente interino do PRS, Braima Sori Djaló, garantiu à Agência LUSA que a marcha que a marcha marcada para esta quinta-feira, para protestar contra aumento do custo da vida e injustiça no país é pacífica.

"Eu acredito que não haverá nenhum perigo, porque nós antecipadamente dissemos que vai ser uma marcha pacífica", afirmou Sori Djaló.

Este presidente interino do PRS adiantou, contudo, ser preciso que não haja provocações.

* * *

A Sociedade Civil já veio considerar justa e legítima a marcha projectada pelos partidos políticos da oposição


Bissau, ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) - Para já, o Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento disse ter tomado conhecimento, através dos órgãos de comunicação social, a realização da marcha pacífica convocada pelos partidos políticos da oposição democrática para 14 do corrente aqui em Bissau.

"A marcha convocada é constitucional e circunscreve-se no direito dos partidos políticos legalmente constituídos, desde que seja convocada +para fins pacíficos e democráticos. Aliás, a luta política e a contestação democrática do poder político constituem alicerces para a consolidação do Estado de direito democrático", sublinha o movimento.

Contudo, prossegue o movimento,a preservação dum clima da paz e estabilidade devem constituir prioridade para todos os actores políticos, sociais e económicos.

Tomando em consideração as implicações que a referida marcha poderá ter em termos políticos sobretudo em termos de segurança, o Movimento Nacional da Sociedade Civil, para a Paz, Democracia e Desenvolvimento deliberou em exortar os proponentes da marcha para tomarem as devidas disposições de segurança interna necessária, contribuindo a que a mesma decorra sem quaisquer incidentes.

* * *

Quem tem entendimento oposto é o SE da CPLP, que considera a agitação política como que pode comprometer esforço internacional


Bissau, ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) - Desta feita, o Secretário Executivo da CPLP, mostrou-se quarta-feira muito preocupado com as notícias de novas agitações políticas na Guiné Bissau, considerando que podem comprometer esforços internacionais de apoio e passar uma imagem de irresponsabilidade ao país.

"Sinto-me muito preocupado com essas notícias, preocupa-me pensar que essas instâncias podem não estar a compreender o movimento que se vive em relação à Guiné Bissau", disse Domingos Simões Pereira à Agência LUSA.

"Os parceiros têm dado sinais de crer que o momento é de consolidar os ganhos políticos, é preciso estabilizar o país e que esta legislatura terá de ir até ao fim, para permitir uma associação tranquila e com base em regras democráticas instituídas no país, adiantou o SE da CPLP.

* * *

PAIGC desafia oposição para legislativas antecipadas

Bissau, ( Fonte: Bissau Digital ) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) desafiou partidos políticos da oposição a convocarem eleições antecipadas.

Carlos Gomes Júnior, primeiro-ministro da Guiné-Bissau e presidente do PAIGC, presidiu a um comício popular realizado esta terça-feira, 11 de Julho, com o objectivo de assinalar o início das actividades comemorativas dos 55 anos da fundação do PAIGC, a ter lugar em Setembro.

O presidente do partido no poder disse que os seus adversários políticos estão apenas preocupados com a estabilidade macroeconómica, razão pela qual pretendem desestabilizar o país. «Se estão interessados em desafios estamos preparados para eleições antecipadas», referiu. Carlos Gomes Júnior convidou ainda os partidos da oposição a negociarem no sentido de ultrapassar as eventuais diferenças políticas.

Neste comício, Carlos Gomes Júnior evitou confrontos directos com as mais recentes críticas de que tem sido alvo nos últimos tempos relativamente ao conflito político-militar de 7 de Junho de 1998.

Carlos Gomes Júnior aproveitou a ocasião para anunciar que, dentro de uma semana, chegarão ao país dois navios de transporte de pessoas e cargas para a zona insular, assim como a compra de um avião com a bandeira da Guiné-Bissau. Assinalou ainda que pretende baixar os preços de alguns bens essenciais.

Para terminar, o chefe do Governo e presidente do PAIGC, apelou ao diálogo entre os guineenses como forma de união rumo ao desenvolvimento.

2011-07-13 17:25:10

* * *

Advogados dos familiares das pessoas mortas no caso 4 e 5 de Junho de 2009 reage ao arquivamento do processo pelo MP


Bissau, ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) - Os familiares dos malogrados Hélder Proença e Baciro Dabó, Tito Hadna Intchalá e Cadjucan Nhaga, mortos em situações ainda por esclarecer, não desarmam e clamam pela justiça.

Numa conferência de imprensa esta quarta-feira, em Bissau, um dos advogados desses familiares, Armando Procel, posicionou-se negativamente sobre o arquivamento dos processos de inquérito pelo Ministério Público e contra a transferência dos mesmos para o Tribunal Militar Superior.

De acordo com Procel, não existem fundamentos jurídicos a que os processos sejam transferidos para o Tribunal Militar e argumentou que o julgamento deveria ser feito pela Vara Crime do Tribunal Regional de Bissau.

"Nós os advogados desses processos, a nossa posição é clara. Anunciamos pela comunicação social que nós fizemos uma carta aberta dirigida ao Procurador geral da República da Guiné Bissau a dizer a nossa posição jurídica, com todos os argumentos. No nosso entendimento enquanto juristas, esse processo não devia ser dirigido ao Tribunal Militar, mas à Vara Crime do Tribunal da Guiné Bissau", lembrou Procel.

O deputado do PAIGC, Roberto Ferreira Cacheu, que também usou da palavra nessa conferência de imprensa, acusou o porta-voz do partido no poder, Óscar Barbosa, vulgo, Cancan, de ser contraditório nas suas declarações sobre o alegado envolvimento de certas pessoas nos casos 4 e Junho de 2009.

"os senhores António Óscar Barbosa, Cancan, António Inácio Gomes Correia, João Pedro e outros, afinal, estavam a espera que houvesse a minha liquidação física para depois aparecerem, 'que nem uns cãosinhos' a proclamarem 'coitade ele foi morto inocentemente!' Aliás, como milagrosamente, veio o António Óscar Barbosa, Cancan, dizer com a maior displescência deste mundo, que nunca e em momento algum falou ou acusou alguém de golpe de estado, esquecendo-se por completo, e por amnésia, da maldita conferência de imprensa dada na Televisão Nacional em companhia dos acólitos Botché Candé e o próprio team do PM do CC ordinário, dizendo que se encontraram com o Pansau Intchama em Portugal. Esquecendo-se ainda dos encontros com os embaixadores acreditados na Guiné Bissau em que afirmou affaire des golpistas", lembrou mais Ferreira Cacheu.

"Não estou nem estamos a defender um indivíduo, como se tenta fazer passar - que é o grupo de Nino, ou porque não conseguiram lugar no Governo. Esta é a desculpa de mau perdedor. O tirano que quer a todo o custo desviar a atenção que se centra sobre a sua tirania. Puro engano, pois estamos firmes e determinados a fazer vincar a verdade e justiça", apontou.

Roberto Ferreira Cacheu foi mais longe ainda, acusando o Governo de actos de corrupção e de injustiça, e que engana o povo com falsos argumentos.

"E anda a enganar o nosso povo, há muita corrupção hoje, quem não o sabe? Na justiça, cuja impunidade conduz à violências e aos novos crimes como forma de se fazer justiça com as mãos próprias. Entretanto, ainda muitos muitos não entenderam e pensam que o CADOGO jugou muito bem, e dizem - 'é a mesma coisa que eles haviam feito'. Meus senhores, é só a falta de justiça que provoca esses desmandos na nossa terra e isso tem de acabar definitivamente com o apoio de todos os guineenses que reclamam a justiça para que haja a paz e reconciliação.

"O senhor Inácio Correia, que me insultou na ANP e não tive direito à resposta. ...As nossas condutas pela legalidade no nosso país ocupará seguramente o lugar que merece no contexto das Nações, não ficará atráz em relação aos nosso parceiros de desenvolvimento. Não é possível este estado de coisas. Um PM sujo de sangue, com a comunidade internacional, a UA, a UE, as NU, os EUA entre outros a exigirem a conclusão dos processos relacionados com as mortes de 2009 e o país com Carlos Gomes Júnior a fazer de conta que tudo vai bem. Tudo vai bem quando num país é assassinado o CEM no próprio edifício de trabalho? O PR é assassinado em sua residência, Hélder Proença é sequestrado, torturado e assassinado e de mais outros, caso de Baciro Dabó e mais?", questionou.

* * *

Sindicatos cancelam greve no setor da justiça perante promessas do Governo

Fonte : ( Lusa,13 de Julho de 2011 ) - Os sindicatos dos trabalhadores do setor da justiça da Guiné-Bissau pararam hoje a greve geral que estavam a observar há mais de um mês depois de terem recebido do Governo promessas de que as suas reivindicações serão atendidas.

De acordo com Ladislau Embassa, presidente da Associação Sindical dos Magistrados, o entendimento com o Governo foi alcançado terça-feira depois de uma série de negociações conduzidas pela ministra da presidência do Conselho de Ministros, Adiatu Nandigna.

"O Governo renovou o compromisso que assinámos em janeiro deste ano e disse-nos que está em condições de adquirir já seis viaturas dupla cabina e uma carrinha de transporte de pessoal para colocar à disposição dos tribunais bem como disponibilizar polícias para assistir aos julgamentos nos tribunais, alias o que já está acontecer", frisou Ladislau Embassa.

"O Governo também disse que até final deste mês vai finalizar os trabalhos do estatuto remuneratório e esse documento será aprovado em Conselho de Ministros", acrescentou o dirigente sindical.


Sem comentários: