terça-feira, 19 de julho de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Oposição avisa chefe de Estado para demitir PM ou será “atacado politicamente”

19 | 07 | 2011 14.52H

Os partidos da oposição da Guiné-Bissau que estão a exigir a demissão do primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior avisaram hoje o Presidente guineense, Malam Bacai Sanhá, que se não exonerar o chefe do governo “será atacado politicamente”.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

“O Presidente tem de ouvir a voz da oposição democrática, 17 partidos da oposição estão a exigir que o primeiro-ministro seja demitido para que vá responder à justiça, mas se o Presidente não quer ouvir isso então será atacado ele mesmo politicamente”, disse, Serifo Baldé, líder do Partido Socialista de Salvação Guineense.

Serifo Baldé falava hoje num comício popular realizado em Bissau no final de mais uma marcha pacífica organizada pela oposição, que tem reclamado a demissão do primeiro-ministro.

Esta é a segunda marcha no espaço de uma semana.

“Malam Bacai Sanhá não está a dizer a verdade aos guineenses, ele não pode estar no estrangeiro numa altura destas. Se ele não demitir Carlos Gomes Júnior seremos obrigados a atacá-lo politicamente”, afirmou, por seu lado, Sori Djaló do Partido da Renovação Social (PRS), principal força da oposição da Guiné-Bissau.

A manifestação de hoje, embora tenha tido menos adesão em relação à de quinta-feira, percorreu mais artérias da capital guineense, terminando com um comício no largo do porto de Bissau.

Além dos cartazes gigantes com as imagens de dirigentes do país assassinados em 2009, entre os quais, o ex-presidente ‘Nino’ Vieira, foram visíveis os posters do primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior e do Procurador-geral da República, Amine Saad.

Tal como na primeira manifestação, a marcha de hoje não registou nenhum incidente.

No entanto, a organização promete voltar às ruas de Bissau “assim que o Presidente chegar ao país”, já que Malam Bacai Sanhá se encontra de férias no estrangeiro.

“Não vamos mudar de posição. Vamos continuar a marcha até que o Presidente da República demita o primeiro-ministro”, observou Sori Djaló


Colectiva de partidos da oposição liderada pelo PRS realiza mais uma marcha pacífica esta terça-feira


Bissau – ( Fonte : Rádio Sol Mansi – RSM ) – A colectiva dos partidos políticos da oposição, liderada pelo Partido da Renovação Social (PRS), a maior força oposta ao partido no poder, saiem mais uma vez às ruas de Bissau, para exigir a demissão do Primeiro Ministro.

À semana passada, esta colectiva garantiu que só irá parar a marcha só quando o PM demitir ou for demitido do Governo, e que, se o PR não acudisse à esta reivindicação, não hesitaria em se atacar à ele pessoalmente.

“Queremos apelar ao PR para demitir Carlos Gomes Júnior, caso contrário, ele vai ouvir mais que isso, e vamos atacar a ele próprio” dizia o vice-presidente do PRS, Braima Sori Djalo, no comício organizada aquando da primeira marcha à semana finda.

Para já, a Associação dos Consumidores de Bens e Serviços (ACOBES), já fez publicar um anúncio em que demanda à todos os seus associados a manterem fechados as suas lojas na terça-feira.

* * *

Marcha organizada pela colectiva dos partidos da oposição não visa o Governo do PAIGC, mas sim a exoneração do PM Carlos Gomes Júnior, disse líder do Partido Jovem

Bissau, ( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) - A marcha organizada pela oposição democrática não visa o derrube do Governo do PAIGC, mas sim a exoneração do PM Carlos Gomes Júnior, afirmou segunda-feira em conferência de imprensa o líder do Partido Jovem.

Serifo Baldé adiantou que a oposição volta nesta terça-feira às ruas de Bissau para exigir a justiça face aos assassínios de 2009 e a subida do preço dos produtos da primeira necessidade.

"A nossa marcha, significa uma marcha pacífica e ordeira", vincou.

* * *

Governo perspectiva exportar mais de 160 mil toneladas da castanha de caju

Bissau, ( Fonte : Rádio Pindjiguiti ) - O Governo da Guiné Bissau perspectiva exportar este ano agrícola mais de 160 mil toneladas da castanha de caju, para aumentar as receitas do estado.

"Nós estamos a pensar em 160 mil toneladas, eu penso que esse nível de produção nunca foi registado na Guiné, pois, no passado, o país sempre registou de 60 a 80 mil toneladas. Eu penso que isso é muito bom", afirmou Botché Candé.

"Foi feito um controlo nas fronteiras, através dos Ministérios de Comércio, Finanças e Interior num despacho conjunto. A castanha que podia transitar a fronteira não transitou. Ao contrário, entrou boa quantidade no país, o que contribuiu para chegarmos a esse número. Outro factor do aumento é o preço praticado pelos operadores nacionais e a Câmara de Comércio, um preço que nunca foi praticado no país. O tesouro público vai poder recolher uma receita que jamais teve nesse quadro", acrescentou.

* * *

Juventude do PAIGC reúne-se para analisar actual situação sócio-política do país

Bissau, ( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) - A Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC) deveria reunir-se segunda-feira à tarde para analisar a actual situação sócio-política da Guiné Bissau, com destaque para as manifestações dos partidos políticos na oposição.

A JAAC convocara para o encontro os membros do Secretariado da Coordenação Nacional e das zonas que constituem o Setor Autónomo de Bissau (SAB).

A JAAC reúne-se depois de o líder do partido, PAIGC, ter acusado alguns partidos de pretenderem criar desordens no país. Carlos Gomes Júnior, que falava numa cerimónia oficial de inauguração de um hospital moderno em Buna, região de Quínara, disse que, caso não estiver em condições de cumprir com o programa de governação, irá colocar o seu cargo à disposição.

"Porque eu como Primeiro-Ministro, se não merecer a confiança, eu serei o primeiro a pedir minha demissão. Mas ninguém, seja quem fôr, um grupinho de adversários incompeteness e irresponsáveis podem demover-me ao serviço do nosso programa. Eu sou o Primeiro-Ministro da Guiné Bissau pela convicção e pela confiança do nosso povo. O poder conquista-se nas urnas", vincou Gomes Júnior em Buba.

Para já, os partidos políticos na oposição promovem esta terça-feira a segunda marcha pacífica para pedir a demissão do Primeiro-Ministro.

* * *

UE retoma cooperação com a Guiné Bissau


Bissau – ( Fonte : Rádio Sol Mansi – RSM ) – A União Europeia decidiu finalmente restabelecer a cooperação progressiva com a Guiné-Bissau.

A decisão final foi conhecida na manhã de segunda-feira, numa reunião em que os Ministros dos NE da União, aprovaram um roteiro que restabelece a cooperação condicionada com algumas medidas que as autoridades guineenses se comprometeram a aplicar.

Desta feita, chega assim ao fim as consultas com a UE naquilo que tange o respeito pela democracia e o estado de direito no âmbito dos acordos de Cotounu (Benin)-União Europeia e África, Caraíba e Pacífico (ACP).

Neste quadro, a cooperação na área do desenvolvimento passará a ser revista regularmente em todos seis meses, de preferência, à luz das missões de monitorização conjunta do Serviço Europeu de Acção Externa e da Comissão Europeia.

Lembrando os acontecimentos de Abril de 2010, a Comissão Europeia suspendera em Janeiro de findo, parcial e temporariamente o apoio orçamental e os programas de reforma do setor de segurança, deixando apenas a ajuda humanitária, a assistência técnica directa à população.

* * *

ANP - continuaram segunda-feira os trabalhos de mais uma sessão parlamentar

Fonte : ( Rádiodifusão Nacional - RDN ) - Os deputados analisaram e debateram um conjunto de pacotes de leis consagradas ao setor da comunicação social.

De acordo com uma fonte na sede da ANP, na primeira parte dos trabalhos foi aflorado o relatório que foi apresentado pelo coordenador da comissão especializada para a área dos assuntos sociais, o deputado Braima Djassi, que fez uma resenha daquilo que foram as provas nacionais realizadas em todo o país.

Para Braima Djassi, as provas ou exames nacionais correram muito bem em todo o país, foi dada uma nota positiva ao Ministério da Educação Nacional e também ao seu timoneiro Artur Silva.

Contudo, os deputados fizeram algumas perguntas a Braima Djassi em torno do objecto em referência, mas o certo é que foram unânimes em atribuir uma nota positiva na escala de cinco para cinco.

"Nesta segunda parte dos trabalhos, vamos ter a proposta-lei de alteração da lei do direito de antena réplica política,um documento com quatro capítulos e 25 artigos. Os deputados vão falar dos tempos de antena que se avizinham já para 2012 em termos das legislativas para a rádio e televisão", indicou uma fonte no Palácio Colinas de Boé.

* * *

A contribuição dos delegado da região de Bolama-Bijagós à Conferência Nacional para a Paz e Desenvolvimento será mais uma valia ao processo

Bissau, ( Fonte : Rádiodifusão Nacional - RDN ) - A contribuição dos delegados da região de Bolama-Bijagós à Conferência Nacional para a Paz e Desenvolvimento será mais uma valia ao processo, reconheceu domingo o presidente da Conferência regional daquela região insular.

O ministro Conselheiro do PR para os assuntos a defesa e segurança e presidente da conferência regional para Bolama-Bijagós, Iancuba Djolá Indjai, afirmou que as preocupações colocadas pelos habitantes das ilhas podem ajudar os guineenses a se reconciliarem.

"A vossa contribuição foi valiosa. Eu vou levar esta vossa contribuição aos meus colegas da Comissão Nacional Organizadora em particular do circulo de Bolama. Por isso mesmo, nós temos que aceitar que estas 20 pessoas que foram escolhidas, irão representar condignamente a região de Bolama-Bijagós".

Como régulo da ilha de Bubaque, o Major Condo afirmou que a conferência nacional para a paz deve ser vista como uma etapa importante para o entendimento nacional.


* * *

Encerradas as conferências regionais na região de Biombo, norte da Guiné Bissau


Bissau – ( Fonte : Rádio Sol Mansi – RSM ) – As conferências regionais no âmbito do processo "caminhos para a paz e reconciliação nacional" foram encerradas segunda-feira, após três dias de intensivo debate, sobre as causas de conflitos e factores de subdesenvolvimento no país.

Depois de identificadas as causas de conflitos, relacionadas basicamente com o poder judicial, o último dia do debate foi dedicado às soluções e consequências de conflitos na Guiné-Bissau.

Neste âmbito, entre as as soluções apontadas, encontramos assuntos como a "igualdade e seriedade na justiça", o "rigor e disciplina na administração pública", a "reforma no setor da defesa e segurança", o "respeito entre etnias", a "valorização do poder tradicional", o "fim ao clientilismo", a "despartidarização da administração pública", e, finalmente, com "maior responsabilidade dos jornalistas na abordagem das questões".

Vinte delegados da região de Biombo vão, para já, tomar parte na Conferência Nacional, a realizar em Novembro ou Dezembro deste ano.

* * *

PM recebe chefe do gabinete do FNUAP

Bissau – ( Fonte : Rádio Sol Mansi – RSM ) – O Primeiro-Ministro, Carlos Gomes Júnior, recebeu segunda-feira o representante do Fundo das Nações Unidas para a População.

Bouri Jean Victor Sanhouidi disse tratar-se de uma visita de cortesia que visou a troca de ideias com o Chefe do Governo.

A cooperação entre a sua Organização e o Governo tem sido satisfatório, pelo que elogiou o PM pela elaboração do DENARP II, e garantiu total disponibilidade do FNUAP em apoiar o Governo da Guiné-Bissau.

Sem comentários: