quarta-feira, 20 de julho de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Oposição democrática promove segunda vaga de marcha de protesto contra Carlos Gomes Júnior

Bissau – ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) – As Avenidas Combatentes da Liberdade da Pátria, Unidade Africana e Amílcar Cabral estiveram bem animadas com a segunda vaga de protestos contra Carlos Gomes Júnior, alegadamente para exigir a justiça sobre as sucessivas matanças ocorridas no país.


Trata-se de uma iniciativa da chamada Oposição Democrática, composta por quinze formações políticas sob o comando do Partido da Renovação Social (PRS), que é, neste momento, a maior força da oposição.

Em declarações após a marcha, o presidente interino do PRS, Braima Sori Djaló, que, sempre no seu estilo, apontou que a saída airosa para a presente crise é a exoneração do PM Carlos Gomes Júnior.

Sori Djaló - "Eu já disse que o CADOGO saia fora do Governo e vá responder ao tribunal"

Jornalista - "E se isto não acontecer?"

- Sori Djaló - "Isto vai acontecer, não tenham dúvida, ele vai responder à justiça"

Jornalista - "até a que ponto o PR pode decidir?"

- Sori Djaló - "Tem a responsabilidade de demití-lo para ele ir à justiça, muito obrigado. É a única saída possível"

Jornalista - "Falta um ano para as eleições..."

- Sori Djaló - "Não importa, nós não dissemos que o PAIGC vai perder o poder. Dissemos que o CADOGO saia e vá responder à justiça. Não vamos permitir um criminoso à frente do Governo do nosso país.

Em representação do PRID, Marciano Indi, apontou Carlos Gomes Júnior como o principal responsável dos casos de 4 e 5 de de Junho.

"Isto é o que temos que dizer. Carlos Gomes terá de ir à justiça, porque ele faz parte do Governo do PAIGC e é ele o responsável. O Governo do PAIGC acusou pessoas que matou e o Ministério Público concluiu após inquérito que elas eram inocentes. Por isso o Governo terá de assumir a responsabilidade".

* * *

Colectiva de partidos na oposição marcham pela segunda vez em Bissau para exigir demissão do Primeiro-Ministro

Bissau – ( Fonte : Rádio Sol Mansi – RSM ) – Cerca de dez partidos na oposição marcharam pela segunda vez terça-feira nas ruas de Bissau, para exigir a demissão do Primeiro-Ministro e exigir a justiça pelos assassinatos do antigo Presidente Nino Vieira, do ex-CEMGFA e dos deputados Hélder Proença e Baciro Dabó.


A marcha iniciou no Chapa de Bissau e findou no cais de Pindjiguiti, onde a colectiva dos partidos realizou um comício.

"Ele não vai estar sentado fora quando estivermos a fazer a nossa marcha, para ele nos dizer se vai demití-lo ou não. Directamente em sua casa e na Presidência, para ele nos dizer se vai demití-lo ou não. Não somos juizes, mas dissemos que ele vai ter que ir para a justiça. Ele terá de ir à justiça. Nós dissemos isso e está claro, não confundimos CADOGO com o PAIGC, nunca. Nós sabemos o que é o PAIGC", disse o vice-presidente do PRS, Braima Sori Djaló.

* * *

Formação e sensibilização em Bissau da polícia da protecção pública

Bissau – ( Fonte : Rádio Sol Mansi – RSM ) – "A família guineense deve assumir a responsabilidade por ser o pilar da sociedade", afirmou terça-feira em Bissau, a presidente do Instituto da Mulher e Criança (IMC).


Iracema do Rosário falava em representação da Ministra da Família, Mulher, Coesão Social e luta contra a pobreza na cerimónia de abertura de um curso de formação e sensibilização de agentes da Polícia da Protecção Pública, proprietários de casas nocturnas, salões de projecção de filmes e discotecas contra o abuso e exploração sexual de menores.

* * *
Governo pede parecer da CCIAS na venda do arroz que importou

Bissau – ( Fonte : Rádio Bombolom-FM ) – O Governo, através do Ministério de Comércio e a Câmara de Comérciao reuniram-se terça-feira em Bissau, para acertarem o preço do arroz que o Executivo importou.


O presidente da CCIAS, Braima Camará, desdramatizou o conteúdo do comunicado emitido pela sua câmara e assegurou a sua colaboração com o Governo na venda do produto ora importado.

"Tudo depende do Governo, nós, empresários, trabalhamos, pagamos os nossos impostos e taxas, pagamos os armazéns e despesas depois produzimos lucros para a sobrevivência das nossas empresas. Agora, o Governo também tem a responsabilidade de intervir no mercado logo que entender que ele deve regular. Não estamos contra isso, o que queremos é que nos comportemos tal que nos comportamos na campanha de caju, para que todos possamos sair a ganhar", afirmou ele.

"Claro está, ao juntarmos com o nosso irmão Botché Candé, nós temos solução para tudo. Hoje, se existir algum empresário estrangeiro que possa trazer dez, quinze mil toneladas (de arroz), eu tenho empresários nacionais com capacidade para importarem 50 a 60 mil toneladas. É só fecharmos a porta, negociarmos e chegarmos a acordo. Ministro, você tem o nosso apoio incondicional", destacou Camará.

* * *

Vaqueiros da região de Gabú criam incentivo mensal para os ladrões protegerem o seu gado

Bissau – ( Fonte : Rádio Sol Mansi – RSM ) – Vaqueiros da região de Gabú, decepcionados com a justiça, encontraram o mecanismo adequado para a protecção do seu gado bovino
.

Eles criaram um incentivo mensal que dão a um dos mais perigosos chefes de ladrões em troca da sua protecção das manadas de bovinos.

A ideia visa desencorajar o furto do seu gado, habitualmente perpetrado por ladrões oriundos ora das comunidades da população, ora dos militares do Batalhão Militar local, indicou à imprensa o Secretário da Associação de Criadores de Gado da Região de Gabú, Tidjane Candé.

Sem comentários: