sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

O PGR vai anunciar dentro em breve a apresentação de resultados concretos de processos polémicos que agitam o país

Bissau – ( Fonte: Rádio Bombolom-FM ) – O procurador-geral da República (PGR), Edmundo Mendes, deu a entender quinta-feira que está para breve a apresentação de resultados concretos e, em particular, dos processos que agitam a nossa sociedade.

O PGR adiantou também que a conjuntura sócio-política actual expõe demasiado a figura do procurador, ou melhor, politiza no mau sentido da palavra fazendo dele objeto de pressões e polémicas interpartidárias e da sua atuação à arma de arremesso desses interesses, enfraquecendo, inevitavelmente, a imagem de objetividade e serenidade que deve ser associada à figura do máximo representante do Ministério Público.

Mendes se exprimia durante a cerimónia de tomada de posse do vice-procurador-geral da república, José Luis Rodrigues.

"O MP tem magistrados judiciais eficientes e tecnicamente bem preparados, sensatos e forçados, capazes políticos de contribuir para uma significativa melhoria da justiça na Guiné Bissau", sublinhou ele.

"É preciso, para que tal melhoria aconteça, que cada um dos intervenientes do sistema judiciário assuma a parte da responsabilidade que o toca", adiantou, dando também a saber que, dentro em breve, "vamos apresentar os resultados concretos em particular dos processos que agitam a nossa sociedade. Por isso, exorto àqueles que acreditam em nós, que continuem a fazê-lo, porque vamos trabalhar para continuar a merecer crédito", vincou.

Na cerimónia em referência, o PGR lançou um aviso-revelação de que a Procuradoria-Geral da República vive de portas escancaradas, sem controlo nem segredos, e onde cada um faz aquilo que lhe apetece e sem assunção das responsabilidades.

"É bem patente que a instituição Procuradoria-Geral da República vive de portas escancaradas, o que não vamos tolerar. Não há controlo nem segredos, cada um faz o que lhe apetece, sem responsabilidades apuradas, desde magistrados que passam a vida a conspirar aos que se deambulam nos corredores a espreitar o motivo dos documentos oficiais. (..) o que é triste!".

* * *

"Não há afinal nenhum desentendimento entre Bubo Na Tchuto e António Indjai", disse o advogado do contra-almirante

Bissau – ( Fonte: Rádio Bombolom-FM ) – O advogado de defesa e porta-voz do contra-almirante José Américo Bubo Na Tchuto, teve encontro quinta-feira com jornalistas para desmentir especulações em como Bubo Na Tchuto estaria alegadamente contra a sua passagem à reforma.

O advogado Joãozinho Vieira Có refutou e desmentiu também alegações dando conta que Bubo Na Tchuto não tem um bom relacionamento com o Presidente da República, com o Primeiro-Ministro e com o CEMGFA, general António Indjai.

"Eu começaria por me referir mais concretamente à algumas notícias que foram veículadas ultimamente com relação ao meu constituinte, o contra-almirante José Américo Bubo Na Tchuto, atual Chefe de Estado-maior da Armada guineense", disse ele.

"1. Foi dito que o contra-almirante se recusa de ir para a reforma; 2. Que ele não tem bom relacionamento com o CEMGFA, e não tem bom relacionamento com o Presidente da República e com o Primeiro-Ministro, e que, portanto, seria iminente o seu afastamento", recordou Vieira Có.

"O que eu gostaria de dizer, é que estas notícias constituem uma fantasia, porque não correspondem à verdade. A verdade é o que eu vim repôr neste encontro que estamos tendo neste momento", esclareceu.

"A verdade é que o contra-almirante está a exercer efectivamente as suas funções por merecer a confiança das mais altas autoridades do país, que são o Presidente da República, Governo e outros atores políticos, sem referir também, mais concretamente, às forças armadas. Nas forças armadas, ele goza de amizade e estima, por isso, no ato da sua nomeação, a proposta surgiu das forças armadas, foi levado ao Governo e este, depois de a ter discutido, chegou à consenso após o que a levou ao Presidente da República com vista a sua nomeação por Decreto presidencial conforme manda a nossa constituição da República", explicou Joãozinho Vieira Có.

"Portanto, não corresponde minimamente à verdade que ele tem um mau relacionamento. Eu até não sei qual é o alcance, o significado desta palavra - mau relacionamento, porque ele, pela sua natureza, muitas pessoas que o conhecem pessoalmente, sabem que ele é alguém de muito simples", acrescentou.

Vieira Có aproveitou a imprensa para reafirmar que a reforma no setor da defesa e segurança é um processo muito sério e de capital importância para a estabilidade e o desenvolvimento do país.

"Nós estamos empenhados num processo muito sério, que é o processo de reforma no setor da defesa e segurança. Toda a importância deste processo é porque se querem dois objetivos fundamentais: o primeiro objetivo é a estabilidade para o país e o segundo objetivo é a consequência da estabilidade e o desenvolvimento. Porque um país que tem estabilidade não pode desenvolver-se. Se um país não tem o sussego e os seus filhos não se entenderem e não estiverem reconciliados, viverá sempre na fadiga, e, nesta, não há o desenvolvimento", observou o advogado de Bubo Na Tchuto.

"Eu gostaria de, por esta oportunidade, lançar um apelo à todos os guineenses: é bom que acreditemos neste processo que é um bem para o nosso país. Que os guineenses acreditem que a paz efectiva é possível. Não façamos como aquele doente que, ao recobrar a sua saúde, passou muito tempo sem se adoescer. Então, ele, sem acreditar nisso, foi à consulta onde perguntou ao médico se ele estava são. O médico lhe disse - 'você está curado'. O que ele tinha é a psicose da doença. Porque, mesmo são, permaneceu na sua cabeça que ele estava doente, quando não o estava", contou.

"Nós temos que nos libertar desta psicose, que os guineenses passem a acreditar nos seus companheiros e façam esforço para deixar de dizer 'eu ouvi'. Nós, ao tratarmos de grandes questões, devemos falar com objetividade, isenção e responsabilidade", concluiu ele.

* * *

Chefe de missão do FMI considera 'positivas as perspectivas económicas da GB

Bissau – ( Fonte: Rádio Sol Mansi - RSM ) – O chefe de missão do Fundo Monetário Internacional (FMI), Paulo Drummond, considerou quinta-feira que as avaliações preliminares indicam que as perspectivas económicas da GB este ano são positivas.

Paulo Drummond fez esta revelação ^`a imprensa no final de um encontro com o PM, Carlos Gomes Júnior, dando também a saber que ele está mais uma vez no país para fazer uma avaliação formal do programa económico do Governo.

* * *

Governo inaugura primeiro porto de pesca no país

Bissau – Fonte: Rádio Difusão Nacional (RDN) – O Primeiro-Ministro presidiu quinta-feira a cerimónia durante a qual foi inaugurado o primeiro porto de pesca a ser construído na Guiné Bissau.

A nova infrastrutura, que foi construída de raiz, com fundos do Banco Africano de Desenvolvimento no valor de cerca de 10 milhões de euros, possui um mercado, câmaras frigoríficas, laboratório de análise do pescado e espaços para empresários privados que tencionam investir no sector.

Carlos Gomes Junior considerou a nova infrastrutura como mais um instrumento de combate à pobreza na Guiné Bissau.

Uma das exigências da UE, uma das principais parceiras do Governo no setor das pescas, é para que o país tenha um laboratório que passe a certificar a qualidade, tipo, e o estado dos produtos derivados de mar, que, posteriormente, serão exportados para o mercado europeu.

O novo porto tem capacidade atracagem para 4 navios de grande porte e pode conceder emprego a cerca de cinco mil pessoas.

Sem comentários: