sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

PRS diz que não vai participar na conferência nacional que está a ser preparada pelo PAIGC

Fonte : RFI – O Partido da Renovação Social (PRS), fez saber na quinta-feira que não vai tomar parte na conferência nacional de reconciliação baptizada, "Caminhos para a Paz e Desenvolvimento".

Numa conversa com a RFI, o primeiro vice-presidente do PRS, Braima Sori Djaló, acusou o PAIGC, partido no poder, de "estar a fazer uma simulação" para impedir a que os "dirigentes" alegadamente implicados nos últimos assassinatos no país sejam traduzidos à justiça.

Interpelado sobre este posicionamento daquela que é a segunda força política do país, o presidente da comissão encarregue de organizar a aludida conferência nacional de reconciliação, Manuel Serifo Nhamadjo, não o minimizou, mas apontou a conferência como o lugar melhor indicado para decidir se os guineenses irão ou não optar pela amnistia ou julgamento de todos os casos infelizes que o país conheceu.

* * *

Ministro da justiça reconhece que o país está longe de poder fazer face, com eficácia, ao fenômeno do tráfico de droga com os meios que possui

Fonte : Rádio Bombolom-FM – O ministro da Justiça da Guiné-Bissau garantiu hoje que o país "está longe de pode fazer face com eficácia ao tráfico de drogas, com os meios que possui", ainda que o território seja hoje menos utilizado no tráfico transatlântico.

Adelino Mano Queta falava na cerimónia que marcou o início, em Bissau, de uma reunião do WACI - Iniciativa para a Costa Oeste Africana (West African Coast Initiative, no original), que junta os esforços de quatro países na luta contra o tráfico de droga e o crime organizado.

A reunião do Comité Consultivo (a primeira) é presidida pelo diretor executivo do Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, que hoje está em Bissau onde tem também encontros com as autoridades.

Pretexto para Yury Fedotov dizer do seu empenho no WACI. "Os resultados obtidos no terreno pelo WACI desde o início das operações, em 2010, são encorajadores", disse o responsável, que felicitou particularmente as autoridades da Serra Leoa, "pelos resultados impressionantes obtidos até agora".

Yury Fedotov felicitou também os progressos na Guiné-Bissau e na Libéria, encorajando os dois países a prosseguirem a luta contra o narcotráfico e o crime organizado. "Ficamos felizes por poder prosseguir os esforços comuns na Costa do Marfim e na Guiné-Conacri. Obter resultados concretos, repito, é missão de todos. A UNODC está particularmente empenhada nisso", disse.

O responsável da UNODC agradeceu ainda o apoio da União Europeia à luta contra a droga no oeste africano, especialmente à Alemanha, França, Itália, Holanda e Reino Unido, bem como ao Brasil, Canadá e Estados Unidos, mas frisou que "para progredir rapidamente" são necessários "esforços adicionais", pelo que já em novembro haverá uma "mesa redonda" para debater esse tema.

A última reunião da WACI, disse, serviu para fixar as grandes orientações. A de hoje em Bissau serve para determinar os detalhes. Em discussão está a mobilização de recursos e a possível extensão da WACI a outros países.

É que, como disse Adelino Mano Queta, "está mais do que provado de que nenhum país isoladamente consegue sucesso na luta contra o tráfico de drogas".

João Biague, diretor da Polícia Judiciária, deu um exemplo: falar da Guiné-Conacri é falar da Guiné-Bissau, pelas "fragilidades" do controlo fronteiriço. Por isso, salientou, o assunto do tráfico de droga "é demasiado sério", pelo que é preciso rentabilizar os meios mas também pedir mais, "porque não há meios que se revelem suficientes".

A WACI foi criada no ano passado pelo UNODC e outros organismos das Nações Unidas e a INTERPOL para fazer um combate regional ao tráfico de droga e ao crime organizado.

Aproveitando a presença de missões de paz das Nações Unidas, a WACI foi implementada em quatro países piloto: Serra Leoa (UNIPSIL), Guiné-Bissau (UNIOGBIS), Libéria (UNMIL) e Costa do Marfim (ONUCI).

O primeiro comité político da WACI realizou-se no passado 20 de junho, em Dacar (Senegal) e hoje em Bissau reúne-se o comité programático (Comité Consultivo), destinado a reforçar a coordenação.

* * *

MP pede contenção às partes envolvidas no alegado desvio de fundo pago por exportadores da castanha de caju

Fonte : Rádio Bombolom-FM – A Procuradoria Geral da República, exortou quinta-feira as partes envolvidas no caso do alegado desvio de fundo instituído pelo governo e pago pelos exportadores da castanha de caju, para cessarem acusações mútuas através dos mídia.

De acordo a nota do gabinete de imprensa e das relações públicas da PGR, a instituição "entende que tais comportamento podem comprometer as investigações em curso" sobre o alegado desvio de fundos.

Finalmente, "para que essas atitudes não venham tomar contornos de julgamento público, o Ministério Público, enquanto titular da acção penal, apela as partes à contenção por estarem em curso investigações para apurar a veracidade dos factos", refere ainda a nota.

* * *

Presidente da comissão organizadora da conferência nacional dá garantias de empenho nos trabalhos sínteses

Fonte : Rádio Bombolom-FM – O presidente da comissão organizadora da Conferência Nacional para a Paz e reconciliação, garantiu quinta-feira, que a instituição já está empenhada na sintetização das recomendações recolhidas em todos os encontros setoriais realizados por todo o país.

O evento, que se realiza sob os auspícios da Assembleia Nacional Popular, e que conta com o alto patrocínio do Presidente da República, poderá ter lugar ainda este ano na Guiné Bissau.

Manuel Serifo Nhamadjo, que se dirigia à imprensa no final de um encontro de trabalho com o PM Carlos Gomes Júnior, disse que a audiência com este último vai no sentido de informação dos titulares dos órgãos de soberania sobre o andadamento dos trabalhos preparativos da conferência nacional.

"Vim para lhe fazer o ponto da situação sobre a evolução dos trabalhos da conferência que estamos a organizar", disse ele.

"Como vocês já devem saber, nós já concluímos a ronda das consultas em todas as regiões do país inclusive em Bissau. Agora está-se a fazer um trabalho síntese para a preparação final da conferência nacional que terá lugar provavelmente ainda este ano", adiantou Nhamadjo.

Jornalista - "Qual é a data de realização da conferência?"

Manuel Serifo Nhamadjo - "Isso compete a comissão de honra. É a comissão de honra que irá marcar a data, por isso estamos a preparar a reunião dessa comissão", respondeu.

Sem comentários: