terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Presidente interino discute marcação das eleições com partidos na terça-feira

Bissau – ( Fonte: Lusa, 16-1-12 ) - O Presidente interino da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira, convocou para terça-feira os partidos com assento parlamentar para discutir a marcação das eleições presidenciais, disse hoje à Lusa fonte oficial.

Raimundo Pereira é o presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau e constitucionalmente é o Presidente interino da Guiné-Bissau, na sequência da morte do Presidente eleito, ocorrida na segunda-feira passada.

Também de acordo com a Constituição, as eleições presidenciais realizam-se no prazo de 60 dias, embora analistas e políticos tenham já considerado que é difícil cumprir esse prazo.
* * *

Eleições em dois meses "tecnicamente possível" – CNE

Bissau – ( Fonte: Lusa, 16-1-12 ) - O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau, Desejado Lima da Costa, admitiu hoje (segunda-feira) que o país pode "tecnicamente" realizar eleições dentro de 60 dias, mas deixou para os políticos a decisão a ser tomada.

"O Presidente da República deverá desencadear as auscultações aos partidos políticos e à sociedade civil. Naturalmente que precisa ter algumas perceções técnicas relativamente às capacidades da CNE para responder aos consensos que possam ser alcançados nessas auscultações", disse Lima da Costa, que foi hoje recebido pelo Presidente interino da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira.

Questionado sobre se terá indicado ao Chefe de Estado interino se a CNE teria condições para realizar eleições presidenciais antecipadas dentro de 60 dias, como prevê a Constituição, Desejado Lima da Costa disse que sim. "Limitei-me a explicar ao Presidente os cenários e dizer-lhe que tecnicamente é possível", afirmou Lima da Costa
* * *

Eleições em dois meses ou em data "amplamente consensual", diz sociedade civil

Fonte: ( AngolaPress, 16-1-12 ) - Representantes da sociedade civil da Guiné-Bissau defendem a realização de eleições presidenciais no prazo legal, dois meses, mas admitem uma alteração desde que "amplamente consensual".

"O consenso é fundamental. Há condições objetivas que podem não permitir as datas legais mas tem de haver consenso", disse hoje (segunda-feira) o porta-voz do Movimento da Sociedade Civil, que congrega dezenas de organizações.
* * *
Angola manifesta-se disponível a apoiar realização de eleições presidenciais antecipadas na G-Bissau

Bissau, ( Fonte: RDN ) - A Angola manifestou-se disponível para apoiar realização de eleições presidenciais antecipadas na G-Bissau, garantiu o ministro angolano das Relações Exteriores.
Falando aos jornalistas à sua chegada ao país a fim participar das cerimónias fúnebres do Presidente Malam Bacai Sanha, Jorge Chicoti adiantou que o memento que o país atravessa requer a serenidade na perspectiva de se estabelecer uma paz duradoura.
"Desejamos que o povo guineense consiga atravessar este momento difícil, mas consiga atravessar isso com serenidade para que a paz e estabilidade continuem a prevalecer na G-Bissau", disse.

Jorge Chicoti destacou ainda a cooperação técnico-militar entre Luanda e Bissau, que considerou como uma "assistência à reforma nesse setor".
"Nós não temos tropas aqui na G-Bissau. Angola não tem tropas. Existem elementos das forças armadas angolanas no âmbito da cooperação bilateral entre Guiné Bissau e Angola e no âmbito da CPLP para, justamente, fazer a reforma do setor da defesa e segurança", assegurou o governante angolano.

Ainda, de acordo com Chicoti, são suficientes os recursos disponíveis para a implementação da reforma nesse setor, cujo início está previsto para 23 deste mês no país.
"Os recursos disponíveis permitem determinar um certo número de militares que podem ir para a reforma", confirmou.
* * *
O Partido da Nova Democracia disse ser preciso criar condições para credibilizar o país em vez de soluções momentâneas

Bissau, ( Fonte: RDN ) - O Partido da Nova Democracia (PND), defendeu segunda-feira ser preciso a criação de condições que credibilizem o país em vez de soluções momentâneas.
Esta posição do PND vem expressa num comunicado em que fala de uma Guiné-Bissau unida, coesa e determinada para levar de vencida esta grande batalha.

No documento, lê-se ainda que o ano 2012 coloca grandes desafios, como as eleições legislativas, a mesa redonda dos doadores para transformações sociais e económicas, a consolidação das reformas em curso, o reforço do sistema judicial e consolidação dos processos crimes de 2009.
Por isso, o partido nova democracia entende que é preciso mais tempo para atualizar a credibilizar o recenseamento eleitoral, atribuir fundos aos partidos políticos por forma a participarem equitativamente nas legislativas e presidenciais.
* * *
Antigo Presidente de Cabo Verde pede ao povo guineense união e reflexão a favor da paz

Bissau, ( Fonte: RSM ) - O antigo Presidente de Cabo Verde, Pedro Verona Pires, pediu domingo a união do povo guineense e reflexão a favor da paz.
O antigo dirigente cabo-verdiano falava no final do funeral de estado que o país rendeu a Malam Bacai Sanha.

"É uma perda grande para a nação guineense. A mensagem que eu tenho é simples, e mais ou menos a seguinte: estes momentos de tristeza devem levar-nos a refletir e fazer um esforço para a união. Estou convencido que os guineenses irão aproveitar esta oportunidade de tristeza para se unirem mais a favor da paz e de segurança no futuro", disse.

"O que vimos aqui, tanta gente que veio homenagear a memória de Malam Bacai Sanha, isso dá-nos a esperança de que vai ser assim, o mesmo sentimento vai prevalecer, um sentimento de união, de harmonia de paz e de reconciliação irá prevalecer. Tanta grande batalha por isso", adiantou.
* * *
A República irmã de Cabo Verde defende que G-Bissau precisa de estabilizar

Bissau, ( Fonte: RDN ) - A república irmã de Cabo Verde defendeu domingo que G-Bissau precisa de estabilizar. O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, disse que o seu país está solidário com a G-Bissau.

"Que o país reencontre os caminhos de estabilidade e de progressos que os guineenses merecem; sempre amigos de ser solidários naquilo que já fizemos, temos muita coisa em comum e é por isso que cá estamos nos curvar em memória a Malam Bacai Sanha. Estivemos juntos na Praia, pela ocasião das exéquias do Presidente Aristides Pereira. Um homem amigo do seu país e do seu povo com sentimento muito humanista", sublinhou.

Na mesma diapasão, o antigo Presidente de Cabo Verde, Pedro Verona Pires, disse estar confiante que a G-Bissau vai ultrapassar a situação difícil após a morte de Bacai Sanha.
"Acredito que a sociedade guineense já passou por situações semelhantes, tem experiência suficiente para utltrapassar esta situação e criar todas as condições para eleição normal e regular do próximo chefe de estado", disse.
* * *

O PM disse que a única forma de homanagear Bacai Sanha é seguir seu desejo promovendo a paz

Bissau, ( Fonte: RSM ) - O Primeiro-Ministro guineense, Carlos Gomes Jr, disse domingo que a única forma de homanagear Bacai Sanha é seguir o seu desejo promovendo a paz, estabilidade para uma verdadeira reconciliação.

Gomes Jr falava depois do funeral do Presidente Sanha na Fortaleza de Amura.
"É uma perda grande para a nação guineense, o que temos que fazer é seguir aquilo que foi o seu desejo, para trabalharmos, que haja a paz, estabilidade e haja uma verdadeira reconciliação de todos os guineenses. Esta é que sempre a mensagem de Malam Bacai Sanha", recordou o chefe de Governo.
* * *

Registados treze casos de acidentes de viação e nove agressões físicas em dois dias de cerimónias fúnebres

Bissau, ( Fonte: RSM ) - De acordo com a imprensa, que cita uma fonte fidedígna, durante os dois dias de cerimónias fúnebres do falecido Presidente Malam Bacai Sanha, o serviço de banco de socorro do Hospital Nacional Simão Mendes registou 13 casos de acidentes de viação e 9 agressões físicas.

Por outro lado, o luto nacional de uma semana decretado pelo Governo devido ao falecimento do Presidente Malam Bacai Sanha termina as zero horas desta segunda-feira.

Sem comentários: