quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

PR confere posse à diretora de gabinete, conselheiros e assessores

Bissau (Fonte: RDN) - O Presidente da República interino conferiu posse quarta-feira à sua diretora de gabinete, conselheiros e assessores.

São, ao todo, dezassete figuras que vão integrar o gabinete do chefe de estado interino.

"Cada um de nós tem que dar os eu máximo para servir a GB neste período crucial. Por que, muitas vezes, num dia, numa semana, em três meses podemos deitar por terra as aspirações de um povo à tranquilidade. Nós devemos trabalhar em termos de prevenção, que aconselha de fato ao diálogo permanente. A prevenção significa também que nós devemos abrir-se para a sociedade civil e as diferentes forças que compõem esta nossa GB", afirmou.

"Por isso, o PRI quis ter no seu gabinete representantes de partidos políticos com assento parlamentar para poder também responsabilizá-los pela condução da transição. Eu espero que essas pessoas, em nome dos partidos políticos que representam, ajudem de fato a encontrar equilíbrios necessários, a encontrar um caminho bom, um caminho que permita a GB retomar rapidamente a normalidade constitucional", desejou Raimundo Pereira no ato decorrido no salão nobre do Palácio Colinas de Boé em Bissau.

"Para que o país possa ter eleições livres, justas e transparentes é necessário que haja consensos, fazer pontes necessárias, estabelecer o diálogo que, neste momento, é fundamental para que o país tenha de fato a tranquilidade política e a estabilidade política que permitam aos cidadãos não só acompanhar o ato, mas também participar de livre vontade, com a liberdade de expressão, na escolha do novo Presidente da República", lembrou.


* * *


País vive "período crucial" que necessita de "consensos políticos" – PR

Fonte: Lusa - O Presidente da República interino da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira, disse quarta-feira que o país vive um "período crucial", pelo que é preciso um "diálogo permanente" e encontrar "consensos políticos".

Raimundo Pereira, que assume interinamente as funções de Presidente da República devido à morte de Malam Bacai Sanhá, terá de conduzir o país até às eleições presidenciais, já marcadas para 18 de março, sendo a sua prioridade criar as condições para que essas eleições se realizem.

"Para que o país possa ter eleições livres, justas e transparentes é necessário promover consensos, fazer pontes, se necessárias, estabelecer o diálogo, que neste momento é fundamental para que o país tenha de facto estabilidade política" que permita a participação livre nas eleições, disse Raimundo Pereira.

O Presidente falava na posse de 17 conselheiros, que nomeou esta semana, vindos de vários quadrantes políticos, incluindo dos partidos da oposição.

No discurso aos conselheiros, a palavra que Raimundo Pereira mais usou foi "consensos", a única forma, disse, de ultrapassar as insuficiências da Constituição.

E deixou também avisos: "muitas vezes, num dia, numa semana, em três meses, podemos deitar por terra a aspiração de um povo à tranquilidade. Devemos trabalhar em termos de prevenção e a prevenção aconselha a um diálogo permanente".
Foi por isso, justificou, que nomeou como conselheiros representantes dos diversos partidos políticos. "Mas também para os poder responsabilizar pela condução da transição", disse.

* * *

Governo apresenta orçamento para presidenciais antecipadas de 18 de março

Bissau (Fonte: RDN) - O governo organiza esta quinta-feira com os seus parceiros, uma mesa redonda para a recolha de fundos com vista as eleições presidenciais antecipadas de 18 de março próximo, avançou à Rádio Nacional o porta-voz da CNE.

Orlando Mendes Viegas disse que o encontro visa sensibilizar os doadores para as necessidades do país para realizar o escrutíneo presidencial antecipado.

"Na GB, os processos eleitorais são financiados na sua totalidade pela comunidade internacional. Nesse quadro, há toda a necessidade de juntar todos os parceiros internacionais no sentido de apresentar-lhes a nossa situação referente à eleição, nomeadamente na questão que está ligada aos meios financeiros", referiu.

Orlando Mendes Viegas realçou o apoio do governo com mais de 600 mil milhões de francos Cfa para o início das atividades.

"Claro que o governo já versou mais de 600 milhões de francos Cfa para o arranque do processo e são assim aguardados os fundos que poderão advir da comunidade internacional", contou.
A CNE apresentou já o orçamento de 2,5 biliões de francos Cfa para a realização das eleições presidenciais antecipadas de 18 de março que vem.

* * *

UPG considera como ilegal e anticonstitucional eventual candidatura de CADOGO a Presidente da República

Bissau (Fonte: RDN) - A União Patriótica Guineense (UPG) considerou quarta-feira como "inconstitucional" a pretensão do Primeiro-ministro em candidatar-se ao cargo de Presidente da República.

Numa conferência de imprensa, o vice-presidente da UPG, Fernando Vaz, justificou a posição do seu partido com base nas leis vigentes no país.

Ainda, para Fernando Vaz, a decisão do PM é uma forma de pôr em causa a constituição do país.
"Falar do perigo iminente que esta pretensão pessoal, ambiciosa e desmedida de senhor CADOGO-Jr poderá conduzir o país para o caos social, para a violência e ingovernabilidade", referiu o Fernando Vaz.

"Que Carlos Gomes Jr ganhe as primárias do PAIGC o país entrará imediatamente no caos constitucional total", fez ele entender.

* * *

Movimentações de partidos políticos e candidatos continuam

Bissau (Fonte: RDN) - No país, continuam em curso as movimentações de partidos políticos e candidatos à presidencial antecipada de 18 de março próximo.

Para já, o PAIGC, partido no poder, reúne esta sexta-feira e sábado o seu BP e CC para a escolha do seu candidato predileto às presidenciais antecipadas em perspetiva.

O seu líder, Carlos Gomes Jr, que já declarou candidato natural do PAIGC vai disputar a designação com Serifo Nahmadjo, Francisco Benante, Soares Sambú e Baciro Djá.

Esta quarta-feira, o movimento patriotico Cadogo Presidente apresentou o seu apoio incondicional a Carlos Gomes Jr.

O seu porta-voz, Carlitos Costa, já veio a dizer que o Carlos Gomes Jr é a figura indicada para o cargo.

O PRS, por seu lado, já adiou a reunião do seu conselho nacional à espera do seu líder Mohammed Kumba Ialá, que regressa esta quinta-feira ao país após longa estada no estrangeiro.

O PRID, partido cujo líder se encontra também no estrangeiro, já declarou a candidatura do coronel António Afonso Té.

A imprensa pôde apurar que, até a esta parte, apenas o líder do Partido Jovem, Serifo Baldé, foi quem já apresentou sua candidatura no Supremo Tribunal de Justiça (STJ).



* * *

No PAIGC: quatro pretendentes disputam escolha da figura oficial do partido para a presidencial de 18 de março

Bissau (Fonte: RSM) - No quadro das eleições presidenciais antecipadas, cuja data de realização está prevista para 18 de março, o PAIGC - partido no poder, já conta com quatro pré-candidatos.
São eles, nomeadamente, o seu líder e Primeiro-Ministro Carlos Gomes Júnior, o primeiro vice-presidente do parlamento, Serifo Nhamadjo, o atual ministro da defesa nacional, Baciro Djá e o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Soares Sambú.

O partido vai reunir no próximo fim-de-semana o seu Comité Central, órgão máximo entre os congressos, para escolher o seu candidato oficial.

Segundo a agência Lusa, do lado da oposição, o PRS parece que está a apostar outra vez no seu líder histórico, Kumba Yala, que nos últimos dois anos tem habitado no Senegal, de onde informou que regressará ao país nos próximos dias para apresentar a sua candidatura para as próximas eleições presidenciais.

Outro pretendente ao cargo máximo da nação é o antigo Presidente da República de transição, Henrique Rosa.

* * *

Governo de Obiang disposto apoiar reforma nas Forças Armadas

Fonte: Lusa - A Guiné Equatorial disponibilizou-se a dar apoio técnico e financeiro à reforma das Forças de Defesa e Segurança na Guiné-Bissau, que é considerada fundamental pelo Governo de Bissau para a estabilização do país.

A promessa da Guiné Equatorial, país candidato a membro de pleno direito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), foi feita na capital da Etiópia, no âmbito de uma mesa redonda sobre a Guiné-Bissau, à margem da 18.ª cimeira da União Africana (UA), que decorreu no passado fim-de-semana.

Foi o Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Nbasogo, presidente cessante da UA, que incentivou a realização da mesa redonda, de sensibilização da comunidade internacional para a necessidade de apoiar a Guiné-Bissau.

De acordo com um comunicado divulgado quarta-feira pelo Governo de Bissau, citando a ministra da Economia, Helena Embaló, a reunião teve uma "participação muito positiva".

Carlos Gomes Júnior, primeiro-ministro da Guiné-Bissau, lembrou que está prevista a realização de um encontro internacional, ainda no primeiro trimestre deste ano, para mobilizar recursos para implementar o programa de desenvolvimento do país, o chamado DENARP II.

Ainda citando a ministra, diz o comunicado que as delegações dos países africanos de língua portuguesa, mais o Brasil e Portugal manifestaram "forte solidariedade" para com os projectos da Guiné-Bissau, e que o representante da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) foi claro no apoio à canalização de fundos para a reforma das Forças de Defesa e Segurança da Guiné-Bissau.

"A ministra sublinhou também a presença da União Europeia no encontro, e a sua posição favorável às medidas previstas no memorando de entendimento para a implementação do roteiro de reforma do sector de Defesa e Segurança, que deve ser assinado no próximo mês entre a Guiné-Bissau, a CEDEAO e a CPLP", diz o comunicado.

A reunião em Adis Abeba, sob o tema "Reconstrução e Desenvolvimento Pós -Conflito na Guiné-Bissau", decorreu sob a forma de um pequeno-almoço de trabalho, patrocinado pela Comissão de Paz e Segurança (CPS) da UA, cujo comissário, o argelino Lamamra Ramtane, alertou para o facto de a Guiné-Bissau ainda correr o risco da instabilidade devido à não efectivação da reforma do sector de Defesa e Segurança.


* * *


PJ prossegue investigações sobre avioneta que terá aterrado nos arredores de Mansoa

Bissau (Fonte: RSM) - Há cerca de dois meses, uma avioneta desconhecida teria aterrado nos arredores de Mansoa, mais concretamente, na localidade do bairro de Amdalai.
A Polícia Judiciária (PJ) continua a investigar o fato.

Segundo o seu direitor-adjunto, Vitor Bakurim, a PJ já confirmou os dados, mas está a ponderar encontrar mais elementos para poder concluir o trabalho.
A referida avioneta teria aterrado em Amdalai no dia 11 de Dezembro último. A aldeia dista 30 quilómetros da vila de Mansoa.

O avião teria transportando produtos cujos de natureza ainda por definir, embora alguns testemunhos disseram que a aterragem ocorreu no período nocturno sob a vigília de um grupo de homens armados trajados de uniforme militar.

Duas semanas depois desta ocorrência, aconteceu no país, no dia 26 de Dezembro, mais um levantamento militar que culminou com detenções de dois oficiais superiores militares, a saber, CEM, o contra-almirante Bubo na Tchuto e Watna Na Lai.

O levantamento levou também à morte de um agente da PIR e do capitão Iaia Dabó, este último, nas instalações de Segunda Esquadra de Bissau.

De acordo com a imprensa, na terça-feira, os familiares dos militares detidos exigiram que seja feita a justiça sobre o caso.

Sem comentários: