sábado, 11 de fevereiro de 2012

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Ministra Adiatu Djaló passa a chefiar Governo

Fonte: Angolapress-angop.ao - A ministra da Presidência do Conselho de Ministros da Guiné-Bissau, Adiatu Djaló Nandigna, vai assumir a chefia do Governo guineense, substituindo o actual primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, candidato às presidenciais de 18 de Março de 2012.

Foi o próprio Carlos Gomes Júnior quem o disse na quinta-feira, em declarações aos jornalistas, no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) onde depositou formalmente a candidatura para as eleições de Março.

Indagado directamente sobre quem o vai substituir na chefia do Governo, Carlos Gomes Júnior disse que, tal como acontece quando se ausenta do país, será Adiatu Nandingna, que é também a ministra da Comunicação Social, dos Assuntos Parlamentares e porta-voz do Governo. E que é também a directora da campanha da sua candidatura.

"Nas minhas ausências, naturalmente é a ministra da Presidência que chefia o Governo", afirmou Gomes Júnior para logo explicar que o novo primeiro-ministro só será conhecido depois das eleições presidenciais.

"Naturalmente só depois da vitória e da tomada de posse terei o mandato para nomear um novo chefe do Governo", respondeu Carlos Gomes Júnior, quando perguntado se ia renunciar ao seu mandato como primeiro-ministro.

Sobre os aparentes apoios que teve hoje de milhares de pessoas quando foi depositar a sua candidatura no STJ, Gomes Júnior disse ser "sinal de confiança do povo" na sua pessoa o que, sublinhou, faz pensar numa vitória folgada" nas presidenciais.

O ainda primeiro-ministro abordou também, a pedido os jornalistas, as dificuldades financeiras da Comissão Nacional de Eleições (CNE), para dizer que a situação será resolvida "com a ajuda dos parceiros" da Guiné-Bissau.

Carlos Gomes Júnior, com a mulher e com Adiatu Nandingna, chegou ao STJ acompanhado por milhares de apoiantes em festa, muitos vindos do interior do país e que começaram a chegar a Bissau pela manhã.

Acompanharam a caravana cerca de uma dezena de camiões, carregados de jovens e de música, e muita gente a pé, com bandeiras do partido (PAIGC) mas também de apoio ao candidato.


* * *

Carlos Gomes Júnior depositou candidatura no Supremo Tribunal da Justiça

Bissau (Fonte: Bombolom) – O candidato natural do PAIGC depositou a sua candidatura no Supremo Tribunal da Justiça, na tarde de quinta-feira.

Após as formalidades Calos Gomes Júnior disse a imprensa que está confiante na victoria do dia 18 de Março. “Tenho que confiar na victoria, viu toda esta manifestação? Eu penso que é o apresso que todo o povo da Guiné-Bissau tem a nossa pessoa”.

O Primeiro ministro afrimou ainda que “naturalmente que na minha ausência a Ministra da Presidência é quem vai chefiar o governo. É claro que só depois da victória e da tomada de posse é que naturalmente terei mandato para nomear o novo chefe do governo”.

O Supremo Tribunal da Justiça alargou o prazo de deposição das candidaturas para as presidenciais de 18 de Março até o dia 15 de fevereiro corrente, próxima quarta-feira.


* * *

UE e CNE assinam protocolo de reafectação dos fundos de ProPALOP/Timor-Leste para presidenciais de 18 de Março

Bissau (Fonte: Bombolom e RDN) – A UE e CNE assinaram na quinta-feira o protocolo de reafectação dos fundos de ProPALOP + Timor-Leste no valor de 320 mil Euros para as eleições presidenciais antecipadas de 18 de Março.

O fundo que corresponde a 210 milhões de Fcfa será destinado a apoio técnico especializado da CNE, ao apoio às outras acções do terreno, como a educação cívica e logistica, para emissão da segunda via de cartão eleitoral e ainda outras acções como transmisão e tabulação de resultados eleitorais, incluindo análise de resultados pelo Supremo Tribunal da Justiça.

Após o acto o presidente da CNE, Desejado Lima da Costa disse que a verba vai ajudar a CNE a resolver partes de necessidades e de servir de um ponto de partida importante para se continuar na senda de mobilização de recursos junto da comunidade internacional para cobrir todas as necessidades que o processo impõe.

O representante da UE no país Joaquim Gonzalez do Cale afirmou que o acto é o resultado do cumprimento de promessa da UE e quanto a outro apoio nenhuma promessa foi adiantada.
A situação financeira da CNE será resolvida para eventuais estrangulamentos ao processo eleitoral, são garantias do governo transmitidas hoje ao president da CNE.

A campanha de distruição de boletins de votos usados nas últimas eleições decorrem em todo o país, depois de Bissau, Biombo, Gabu e Quinara, foi a vez de Mansoa e Tombali nesta quinta-feira.


* * *

Presidente em exercício de ANP Manuel Serifo Nhamadju recebeu em audência representante da OMS na Guiné-Bissau

Bissau (Fonte: Bombolom) – O presidente em exercício de ANP, Manuel Serifo Nhamadju recebeu em audência o representante da OMS na Guiné-Bissau.

Após o encontro Allarangar Yokouidé disse que veio despedir-se do líder parlamentar por ter terminado a sua missão no país.


* * *


Movimento de Paz e Estabilisdade de apoio candidatura do Manuel Serifo Nhamadju à Presidência da República promove encontro

Bissau (Fonte: Bombolom) - O Movimento de Paz e Estabilisdade de apoio à candidatura do Manuel Serifo Nhamadju a Presidência da República promoveu na quatrta-feira, no bairro de Cuntum Quelélé, um encontro com os grupos de “Mandjuandade”, jovem e de homens grandes .

O encontro teve como objectivo reforçar a intenção do movimento no apoio a candidatura Serifo Nhamadju às eleições presidenciais antecipadas, caso a impugnação da reunião da comité central apresentada ao conselho de jurisdução do PAIGC não for satisfatória.

Amadu Djamanca membro do movimento falou do projecto enquanto decisão de um grupo de pessoas de boa vontade, quadros guineenses que consideram Serifo Nhamadju a única pessoa capaz de substituir o falecido presidente, Malam Bacai Sanha.

* * *
Kumba Yala continua a receber apoio dos partidos políticos na oposição

Bissau (Fonte: Bombolom) – Kumba Yala, o líder do PRS e candidato às presidenciais do mês de Março continua a receber o apoio dos partidos políticos na oposição.

Yala manteve, na manhã de quinta-feira, audência separadas com o delegado da RGB, Movimento Bafatá.Filipe Benício Namada a saída do encontro afirmou que Kumba Yala é o único candidato que reune condições no seio da Oposição Democrática.

Para o líder do PDG, Eugénio Sabastião Silva, qualquer candidato que vier a surgir no seio da Oposição Democrática vai ser apoiada pela sua formação política.

* * *

Prosseguem na ANP os trabalhos da 2a sessão da 8a legistatura

Bissau (Fonte: RDN) – Nesta sessão estão a ser analisados cinco pontos: propostas de Lei do código de minas e pedreira, Lei de petróleo, Projecto-lei da carreira dos funcionários da ANP, Estatuto da carreira dos docentes universitários, e acordos e convenções em diferentes matérias.


Sem comentários: