quinta-feira, 19 de abril de 2012

GUINEENSES EM CABO VERDE

JORNADA DE REFLEXÃO SOBRE A CRISE NA GUINÉ-BISSAU

Na sequencia do golpe de estado perpetrado na semana passada na Guiné-Bissau pelo auto intitulado Comando Militar originando uma crise político militar que chocou ao mundo.

A reação enérgica da diáspora guineense por este mundo fora não se fez esperar, condenando a forma como o poder eleito foi derrubado, alterando a ordem constitucional de forma escrupulosa sem o respeito ao estado de direito e a livre escolha democrática do povo guineense.

A comunidade guineense radicado em Cabo Verde, farto de todas as formas de usurpação de poder pela força das armas repudia veementemente a ação do comando militar e exige da mesma forma a reposição do poder constitucionalmente eleito e a subordinação da classe castrense ao poder político conforme manda a lei magna da república.

Com base nos princípios que norteiam a nossa ideologia patriótica como guineense e unidos por uma só nação que nós viu nascer, a AGRCV pretende organizar uma jornada de reflexão com a intenção de chamar a união e refletir sobre as consequências nefastas que poderão advir desta crise e as possíveis saídas políticas e humanitárias sustentáveis e duradouras.

Como resultado final da Jornada será produzido uma declaração em nome de toda comunidade onde pautará o nosso posicionamento perante a crise dirigida às autoridades da Guiné-Bissau.

Para o sucesso da Jornada contamos com a sua presença agradecendo a sua confirmação, Faça a sua Parte.

Por uma Guiné Unida.

Sem comentários: