sexta-feira, 29 de abril de 2011

LUTA CONTRA MONO CULTIVO

Empresa GETA-Bissau vai exportar 100 toneladas de sésamo para Síria

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - A empresa GETA-Bissau, privada, vai exportar, pela primeira vez na história do país, 100 toneladas de sésamo para a Síria.

Está sendo assim aberto um novo caminho para as exportações, que pode até ajudar a diminuir a dependência da Guiné-Bissau à castanha de caju como único produto de exportação.

Um dos representantes da empresa, Jorge Mandinga, apontou, citamos: "é isso que nós pretendemos, ir para a frente. Criar uma economia dinâmica baseada em produtos diversificados em que todos nós empresários guineenses possamos ganhar".

Por outro lado, o presidente da CCIAS, Braima Camará, pediu a contribuição de todos os guineenses para o desenvolvimento do país.

A exportação do sésamo poderá vir a aumentar mais tendo em consideração a sua procura pelos empresários sírios, que pediram a produção de mil toneladas de sésamo por mês.

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

PAIGC suspende comissão organizadora da III Conferência dos Quadros do partido

Bissau - A Comissão Permanente do Bureau Político do PAIGC suspendeu a Comissão Organizadora da III Conferência dos Quadros Técnicos, Militantes, Simpatizantes e Amigos do PAIGC (CONQUATSA).

O anúncio desta suspensão foi feito num comunicado de imprensa do PAIGC, assinado pelo presidente da formação política no poder, Carlos Gomes Júnior.

Na sequência da reunião do Bureau Político do PAIGC, que teve lugar esta quarta-feira, e que foi alargada ao Secretariado Nacional do Partido, foi adiantado, que a razão desta suspensão se prende com o facto de a comissão organizadora da referida conferência não ter conduzido devidamente e a tempo o processo de preparação técnica e documental da III Conferência do CONQUATSA.

O encontro, que devia acontecer entre 28 a 30 de Abril, em Bissau, ficou assim adiado e sem data marcada, ainda de acordo com o comunicado da Comissão Permanente do Bureau Político do PAIGC. No entanto, a Comissão disse ter instruído o Secretariado Nacional para dar seguimento ao processo para a realização da conferência, em estreita colaboração com a actual coordenação, por forma a adoptar mecanismos conducentes a uma melhor organização do encontro, em conformidade com os estatutos do partido.

* * *

O presidente da CNE diz que o país precisa de pouco mais de 7 milhões de euros para as eleições autárquicas e legislativas em 2012

Bissau, ( Rádiodifusão Nacional - RDN ) - A Guiné-Bissau precisa de pouco mais de 7 milhões de euros para a realização das eleições autárquicas e legislativas em 2012.

O orçamento elaborado pela CNE nesse sentido, foi apresentado quinta-feira à imprensa no quadro do plano operacional para o ciclo eleitoral 2011-2013.

No acto, o presidente da CNE, Desejado Lima da Costa, destacou quatro eixos fundamentais para o sucesso dos futuros actos eleitorais.

Lima da Costa disse que a verba de que a CNE precisa, terá de ser conseguida com ajuda dos parceiros internacionais e através do Orçamento Geral de Estado guineense, e destina-se à execução de quatro tarefas programadas no plano estratégico.

De acordo com Angola press, as tarefas a serem executadas são, para já, a actualização da cartografia eleitoral (mapa eleitoral), recenseamento dos potenciais eleitores, preparação de eleições autárquicas e realização das eleições legislativas de 2012.

Desejado Lima da Costa afirmou que, de acordo com um estudo mandado realizar pela sua instituição, que contou também com o apoio do PNUD, as primeiras eleições autárquicas do país poderiam ter lugar no 3º trimestre deste ano ou então no 2º trimestre de 2012.

Já as eleições legislativas, de acordo com o ciclo normal, deveriam realizar-se ou no primeiro trimestre de 2012 ou no início do primeiro trimestre de 2013.

* * *

Continua braço de ferro entre governo e associação nacional de importadores e exportadores

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - Continua o braço de ferro entre o governo guineense e a associação nacional de importadores e exportadores do país.

Na origem deste braço de ferro está o tão polémico despacho do ministro de comércio, do passado dia 8 de Abril, segundo o qual, todo o pedido de autorização para a emissão de certificado de origem para as exportações da castanha de caju deve ser acompanhado por um justificativo de pagamento de uma contribuição no valor de 50 francos Cfa por cada quilograma desse produto a exportar.

Nesta quarta-feira, o chefe de governo deu algum tempo para os exportadores e importadores apresentarem uma contra-proposta. A este propósito, o porta-voz da classe, Amadú Iero Djamanca, disse:

"Sobre este trabalho de casa que nos foi dado, o PM nos aconselhou e nos deu o tempo para apresentarmos uma contra-proposta sobre os 50 francos. Nós vamos fazer a contra-proposta que nos pede, e, depois, nós pediremos brevidade da resposta à mesma", afirmou.

Ainda, no referente a contra-proposta a apresentar ao PM, o presidente da associação nacional de importadores e exportadores disse que os 50 francos Cfa decididos pelo despacho do ministro de comércio nunca serão pagos devido a falta de condições para isso.

"Considerando os contratos que temos quer com os indianos como com os bancos, indicamos que a estrutura de custo que fizemos não nos permite pagar os 50 francos decididos. Até a campanha de caju de 2010, nós os exportadores pagamos 1,5 franco por cada quilograma de caju que exportamos", vincou Iero Djamanca.

* * *

Embaixador da Guiné-Bissau na Argélia é acusado de vender passaportes a estrangeiros em Líbia

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - O embaixador da Guiné-Bissau na Argélia foi acusado de vender o passaporte guineense a cidadãos estrangeiros em território líbio, disse o porta-voz de emigrantes guineenses na Líbia, David António Ié.

" Aquilo que mais mal nos causou foi quando chamamos o embaixador guineense na Líbia para facultar os nossos cidadãos que não tinham documentos. Ele nos disse que não acreditava que todos quanto se encontravam ali fossem guineenses, mas como?", questionou ele.

"Ele é aquele que levado passaportes para a Líbia para os vender a cidadãos estrangeiros. Eu confirmo isso aqui manifestamente, porque há além o chamado Usmane Sané, descrito como sendo 'representante', que não é conhecido cá na Guiné-Bissau. Ele está sempre junto ao embaixador, e é a ele que o diplomata fornece os passaportes para os vender", avançou o emigrante guineense na Líbia.

* * *

Governo e o sindicato nacional dos trabalhadores e técnicos da administração pública procuram solução para as reivindicações dessa organização sindical

Bissau, ( Rádio Sol Mansi - RSM ) - O governo e o sindicato nacional dos trabalhadores e técnicos da administração pública sentaram-se quarta-feira à mesma mesa para a procura de uma solução às reivindicações dessa organização sindical.

No final do encontro, o director geral da função pública, Augusto Alberto, disse, citamos: "Tivemos um encontro de fraternidade, um encontro de dois parceiros, um encontro entre o governo e os seus parceiros sociais. Discutimos desses pontos. Eles precisavam de alguns esclarecimentos da nossa parte e nós os esclarecemos, sobretudo no que tange o processo de regularização de funcionários públicos, nós lhes mostramos os dados reais, aquilo que temos e aquilo que estamos a fazer. Eu creio que eles ficaram esclarecidos sobre essa situação".

"O ponto mais quente do encontro teve a ver com o transporte público. O transporte de funcionários, claro está, nós enquanto representantes do governo vamos envidar esforços junto ao Ministério das Finanças, que gere os fundos do estado. Depois, nós voltaremos a reunir com o sindicato nesta sexta-feira, 29, para lhe comunicarmos as soluções que teremos tido", acrescentou Augusto Alberto.

* * *


quinta-feira, 28 de abril de 2011

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Presidente da ANP recebe representante especial interino da UA no país

Bissau, ( Rádio Bombolom-FM ) - O presidente da ANP recebeu quarta-feira o representante especial interino da União Africana (UA) no país.

No final do encontro, Mateus Quinoni, disse à imprensa que a audiência com Raimundo Pereira visou abordar assuntos ligados à vida da ANP, e aproveitou a oportunidade para revelar que já foi criado um comité de alto nível dentro da UA, para a busca de uma solução pacífica para a situação actual na Líbia.

"A UA é concernada e implicada em tudo o quanto se ocorre em África. Saiba que existe um comité de alto nível que já se deslocou para Tripoli e Benghazi, e que há o conselho de segurança que vai se reunir também sobre esta questão", revelou.

* * *

Ministro da justiça visita a República do Benin

Bissau, (Rádiodifusão Nacional - RDN) - O ministro da justiça, Mamadú Saliu Djaló Pires, encontra-se de visita à República do Benin.

Na qualidade de presidente do conselho de ministros da OHADA, Saliu Djaló Pires é descrito como que já visitou a escola regional superior de magistratura, uma instituição de formação regional para os operadores da justiça dos países membros da organização.


* * *

As forças armadas vão beneficiar dentro em breve de mais apoios de Angola

Bissau, (Rádiodifusão Nacional - RDN) - As forças armadas da Guiné-Bissau vão beneficiar dentro em breve de mais apoios de Angola.

São dez viaturas militares e dois contentores com materiais diversos, produtos alimentares incluindo produtos da primeira necessidade para a MISSANG.

Esta ajuda insere-se na cooperação militar entre Bissau e Luanda, que visa apoiar a reforma do sector da defesa e segurança.

De acordo com o EMGFA, o navio que transporta os materiais já se encontra tracado no porto de Bissau.

Por outro lado, no quadro da cooperação militar entre esses dois estados lusófonos de África, encontra-se também em Bissau o vice-chefe de estado-maior de Angola em visita à MISSANG, missão militar angolana de apoio à reforma no sector da defesa e segurança.

* * *

Dentro de ano e meio aproximadamente porto comercial de Bissau estará em condições de responder os desafios da indústria dos transportes

Bissau, (Rádiodifusão Nacional - RDN) - O porto comercial de Bissau vai estar em condições de poder responder aos desafios da indústria dos transportes marítimos internacionais dentro de aproximadamente ano e meio.

Para esse efeito, foi lançado quarta-feira as obras de pavimentação do recinto do porto comercial de Bissau, tudo no valor estimado de quatro biliões de francos Cfa.

No acto de lançamento, o Secretário de Estado dos Transportes, José Carlos Esteves, disse que a modernização do porto inclui as vias rodiviárias, redes eléctricas e água, o que permite encarar o futuro com confiança.

A representar o PM no evento, o ministro das infrastruturas, José António Cruz da Almeida, defendeu mais investimentos no sistema portuário para promover o crescimento económico.

A direcção da administração dos portos da Guiné garante que no final das obras financiadas pelo BAO, o porto comercial da capital guineense terá aumentada a capacidade de estocagem de 5 mil para 72 mil contentores.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

GUINÉ-BISSAU JÁ TEM CÔNSUL EM CABO VERDE

Guineenses já tem consul em Cabo Verde, Dr. Cândido José Barbosa ainda não entregou as credenciais ao Ministério dos Negócios Estrangeiros mas já começou a trabalhar com a comunidade, tendo feito assim o seu 1º encontro ontem com os membros da AGRCV Associação dos Guineenses Residentes em Cabo Verde.

Os trabalhos mais urgentes serão emissão dos Passaportes digitais e a inscrição consular para efeito do cartão consular.

Segundo o Diplomata os equipamento para emissão destes documentos deverão chegar dentro de 20 dias.

Os preços dos documentos serão afixados na sede da associação lugar onde os interessados deverão dirigir para efectuar as suas inscrição.

Durante a sua apresentação o consul deixou claro, que irá privilegiar os contactos com a associação mostrando-se disponível a trabalhar dia e noite para o bem da comunidade, sempre defendendo o interesse da nação guineense, tendo apelado ao esforço conjunto para a instalação do que chamou um consulado moderno em Cabo Verde que consiga dar resposta às necessidades da comunidade.

O diplomata vai assistir no próximo domingo 1 de Maio ao passeio organizado pela AGRCV onde aproveitará para fazer a sua apresentação pública a comunidade que desde já lhe deseja uma boa vinda.

domingo, 24 de abril de 2011

O PR termina sua digressão ao Arquipélago dos Bijagós com visitas à algumas infrastruturas

O PR termina sua digressão ao Arquipélago dos Bijagós com visitas à algumas infrastruturas

Fonte : Rádiodifusão Nacional (RDN) : O PR termina esta terça-feira a sua digressão ao Arquipélago dos Bijagós com visitas à algumas infrastruturas sitas nessa zona.


A digressão à aquelas ilhas permitiu a Malam Bacai Sanha conhecer de perto a real situação da população da zona insular. À semelhança de outras regiões pelas quais ele, o chefe de estado apelou aos guineenses para a preservação da paz e estabilidade, como forma de assegurar o desenvolvimento.

Trata-se assim da última etapa da sua presidência aberta iniciada em finais de 2010.

* * *

Deputado do PAIGC está a ser ouvido no Palácio Colinas de Boé pelo gabinete de luta contra a corrupção e delitos económicos do MP

Fonte : Rádio Bombolom-FM : O deputado do PAIGC, Djana Sané começou a ser ouvido terça-feira no Palácio Colinas de Boé pelo gabinete de luta contra a corrupção e delitos económicos do Ministério Público.


A audição, de acordo com a nossa fonte, visa apurar a responsabilidade desse deputado pelo seu alegado envolvimento em crime de fráude fiscal enquanto despachante oficial.

A audiência, que decorreu de porta fechada, mobilizou um número significativo de jornalistas.

Interpelado pela imprensa, o deputado confirmou ter sido notificado por esse gabitene e prometeu falar do caso no final da audição.

O primeiro vice-presidente da ANP, Serifo Nhamadjo, disse que Djana Sané está a ser ouvido na sequência de um pedido de audição feita pelo Ministério Público nesse sentido.

"A mesa da assembleia recebeu uma nota da instituição que citou a pouco solicitando a disponibilização desse deputado para ser ouvido. A comissão permanente reuniu para esse efeito, e deliberamos que o deputado devia estar à disposição da justiça", reconheceu Nhamadjo.

Instado a pronunciar-se sobre os casos dos deputado Marcelino Na Biutcha, do PRS, que teria alvejado com um tiro uma jovem, e Carlos Mussa Baldé, do PAIGC, ex-ministro das pescas, envolvido supostamente em escândalos de corrupção, Serifo Nhamadjo garantiu que já disponibilizaram ao Ministério Público a audição desse deputado do PRS na sede da ANP, enquanto que Carlos Mussa Baldé já foi ouvido pelo mesmo Ministério.

"Inclusive, já foi mandado uma resposta ao Ministério Público, estamos é a aguardar a que esse ministério indique o dia em que quiser ouvir esse deputado. Este último já foi informado e está disponível. O dia em que o ministério Público quiser ouvir esse deputado aqui na ssla, ele estará disponível", avançou.

* * *

Sindicato nacional dos trabalhos e técnicos da administração pública ameaça proceder à entrega de um pré-aviso de greve ao governo


Fonte : Rádio Sol Mansi (RSM) : O Sindicato nacional dos trabalhos e técnicos da administração pública (SINTAP), ameaçou terça-feira proceder à entrega de um pré-aviso de greve ao governo dentro de 72 horas, caso não forem atentidas algumas exigências apresentadas pela classe.


Entre essas exigências, destacam-se a regularização imediata dos atrasados para com a empresa Sociedade de Transportes da Guiné-Bissau (STGB), a regularização imediata do processo de 4 mil funcionários ainda sem salários e averiguar as disparidades nas promoções constatadas na Função Pública, incluindo a regularização imediata da problemática de promoção da carreira.

Para já, o presidente da SINTAP, Mário Sucuma Morais, apelou em conferência de imprensa terça-feira ao Governo para estabelecer com a máxima urgência uma plataforma de diálogo para evitar eventual paralisação das actividades laborais.

* * *

Repórteres sem Fronteiras inquietados com situação de liberdade de imprensa

(PortugueseNewsNetwork,2011-04-19) - A organização Repórteres sem Fronteiras disse estar alarmada pela decisão das autoridades de Bissau, tomada em Conselho de Ministros e anunciada a 15 de Abril de 2011, de suspender o jornal Última Hora.

Esta medida vem na sequência da publicação, no dia 8 de Abril, na capa da edição do jornal, de um artigo intitulado «Nino Vieira, morto por soldados às ordens de António Indjai», artigo esse baseado num relatório do Departamento de Estado norte-americano.

Num comunicado de imprensa da delegação dos Repórteres sem Fronteiras em Bissau enviada à PNN, a organização condena os métodos «retrógrados» e as «medidas coercivas» tomadas pelo primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior e pelo Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Comunicação Social, Adiatu Djaló Nandigna.

O Última Hora é acusado de «divulgar sistematicamente, talvez por encomenda, notícias que visam transmitir uma imagem distorcida da Guiné-Bissau e amesquinhar o desempenho do Governo», ao atribuir o assassínio do antigo Presidente João Bernardo «Nino» Vieira, morto em Março de 2009, ao actual Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, António Indjai, nomeado pelo primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior. O artigo fora acolhido com agastamento pelo Conselho de Ministros.

A organização Repórteres sem Fronteiras recorda que algumas rádios e outros meios de comunicação já foram silenciados pelas mesmas razões. Em 2002, a rádio Bombolom FM foi suspensa durante três meses na sequência de uma decisão precipitada do Ministro da Comunicação Social da altura.

Perante esta situação, disse esperar que o Governo vai reconsiderar a sua posição, colocando um ponto final às ameaças contra os órgãos de imprensa e os jornalistas. «Sem respeitar o trabalho de jornalistas, a Guiné-Bissau não poderá assumir-se como um Estado de direito e uma verdadeira democracia», diz a organização no comunicado.

Athizar Mendes Pereira, jornalista e actual director do Última Hora e ex-colaborador do Diário de Bissau, já fora detido em 2008, devido a artigos acusatórios para com as Forças Armadas do país.

* * *

Governo e parceiros acertam passos para a comemoração do Dia da Quinzena da Criança

Fonte : Rádiodifusão Nacional (RDN) : O Governo e seus parceiros estão a acertar passos para a comemoração de 1 de Junho, Dia da Quinzena da Criança.

Para esse efeito, a ministra da mulher, família e coesão social está reunida com representantes de várias organizações, ONG's e entidades protectoras dos menores.

"O Governo, como coordenador e defensor das políticas e execução dos programas de desenvolvimento da criança, vai-se aproximar a quinzena da criança, como todos sabemos começa no dia 1 de Junho, Dia Internacional da Criança e termina em 16 de Junho, Dia da Criança Africana. Vão ser desenvolvidas várias actividades nesse contexto e em prol dessa celebração", afirmou Maria de Lurdes Vaz.

* * *

Grupo de empresários espanhois promete oferecer ao país satélite para a detecção dos recursos minerais

Fonte : Rádiodifusão Nacional (RDN) : Um grupo de empresários espanhois prometeu terça-feira oferecer ao país um satélite para a detecção dos recursos minerais existentes na Guiné-Bissau.

O chefe da delegação de empresários espanhois fez este anúncio no final da audiência que teve com o Primeiro-Ministro Carlos Gomes Júnior.

* * *

Exploração dos fosfatos de Farim inicia em 2014

Fonte : Rádiodifusão Nacional (RDN) : Exploração dos fosfatos de Farim inicia, ao que tudo indica, vai iniciar em 2014, revelou segunda-feira o presidente do conselho de administração da empresa encarregue de sondar aquele minério no sector de Farim.

Orçado em treze milhões de dólares, o projecto de fosfatos de Farim foi nesse mesmo dia apresentado ao Governo pela empresa GB-Minerais, tendo o ministro dos recursos naturais reconhecido que esse +projecto irá contribuir muito na melhoria sustentável das condições de vida da população farinense.

A exploração do fosfatos de Farim durará 25 anos e poderá empregar mais de seiscentas pessoas.

ACTUALIDADE DE BISSAU

FUNDEP denuncia a persistência da violação dos direitos humanos no país

Fonte : Rádiodifusão Nacional (RDN) - A Fundação para a democracia, desenvolvimento, estabilidade e paz (FUNDEP), denunciou quinta-feira aquilo que considera como "persistência da violação dos direitos humanos no país".

Como exemplo, a organização apontou a não tradução à justiça das pessoas supostamente envolvidas em cenas de violências e matanças.

Em conferência de imprensa, Albino da Fonseca, sustentou, citamos : "É que nós sempre andamos a tentar a encobrir. Nós estamos a desrespeitar, de forma drástica, os direitos humanos na Guiné-Bissau. Quando nós procedemos, de forma muito primitiva, à assassinatos de grandes elementos da sociedade guineense, estaremos nós de facto a promover os direitos humanos? Estaremos de facto a respeitar minimamente a integridade física dos indivíduos? Estaremos nós de facto a respeitar a vida, que é o maior bem fundamental de um indivíduo? Não estamos", defendeu.

Albino da Fonseca apelou, por outro lado, ao governo para promover encontros com entidades competentes para esclarecer a questão de violação dos direitos humanos no país.

"Para FUNDEP, ainda é tempo, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau deve provocar um encontro com a embaixada dos EUA ao mais alto nível, do qual fariam parte o PGR, o Ministro do Interior e o presidente da Liga dos Direitos Humanos da Guiné-Bissau, por se tratar de um assunto eminentemente interna e mais juridico-judicial do que político", avançou.

"No que toca a eventual intenção do governo guineense em cancelar a publicação do jornal Última Hora, a FUNDEP entende que o governo não deve avançar um milímetro nesse sentido, por que, o contrário seria um desafio à memória de Amílcar Cabral, desrespeito pelo povo guineense, uma machadada contundente à democracia e insulto à UE, e desprezo pelos governos de Portugal e Angola, que tanto se têm esforçado recentemente para que a Guiné-Bissau não fosse castigada pela UE", observou ainda Fonseca.

* * *

Jornalista ganha 1000 euros em jornalismo de kumpu tera

Fonte : Rádiodifusão Nacional (RDN) - O jornalista da Agência Noticiosa da Guiné (ANG), José Augusto Mendonça, foi o grande vencedor do Prémio "Jornalismo de Kumpu Tera"- (jornalismo de construção da pátria).

Ele arrecadou assim 1000 euros, pelo Reportagem que realizou sobre a problemática do tráfico da droga.

Este prémio foi instituído pelo Ministério da Justiça, em parceria com o UNODC e Cooperação portuguesa, no âmbito do combate ao narcotráfico na Guiné-Bissau.

O ministro da Justiça, Mamadú Saliu Djaló Pires, que atribuiu o prémio, fez saber que "o Governo continuará o seu trabalho de sensibilização, porque é uma das formas de prevenir a problemática da droga, as consequências da droga no nosso país e vai continuar a trabalhar nessa senda, e vai continuar a trabalhar não só na prevenção como também no combate eficaz ao tráfico da droga no nosso país", desejou o ministro.

No olhar do Adido da cooperação portuguesa, Guilherme Geferino, a iniciativa pode servir como forma de incentivar os jornalistas a se associarem à luta contra a circulação da droga no país.

* * *

UNICEF em parceria com UE e o Governo lança projecto de acesso à água potável e saneamento básico para sessenta mil pessoas

Fonte : Rádio Sol Mansi (RSM) - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Europeia (UE) e o Governo guineense lançaram quinta-feira um projecto de acesso à água potável e saneamento básico para sessenta mil pessoas nas regiões de Quínara e Tombali, ambas do sul da Guiné-Bissau.

O projecto vai durar três anos nessas duas regiões consideradas das mais carentes do país em termos de acesso à água potável e saneamento básico.

O UNICEF vai investir 3,1 milhões de euros.

* * *

A FAO financia projecto de aquacultura no valor 470 mil USD

Fonte : Rádio Sol Mansi (RSM) - A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) financiou um projecto de aquacultura no país orçado num valor global de 460 mil dólares norte-americanos (cerca de 225 milhões de francos Cfa).

O projecto visa geralmente contribuir pelo aumento do pescado no mercado local e luta contra a insegurança alimentar nas zonas rurais e sub-urbanas da Guiné Bissau.

O Secretário de Estado das Pescas Mário Dias Sami e o Representante da FAO no país, Thiery Ella-ONDO, assinaram o acordo. De acordo com este último, o presente acordo vai permitir "reforçar as capacidades da administração responsável pelo desenvolvimento da piscicultura, contribuindo na criação de uma estrutura capaz de gerir o subsector da piscicultura, reforçando as capacidades de todos os sectores, tais como os pesquisadores, produtores, o serviços de apoio público e privado", avançou Ella-ONDO.

O projecto, que arranca em Maio próximo, vai ser implementado por um período de 18 meses.

* * *

Bissau recebe reunião do comité de seguimento e avaliação da sexta comissão mista de cooperação entre Bissau e Conacri

Fonte : Rádio Sol Mansi (RSM) - A capital bissau-guineense recebe de 21 a 22 deste mês a reunião do comité de seguimento e avaliação da sexta comissão mista de cooperação entre Bissau e Conacri.

No encontro onde tomam parte técnicos dos dois países vizinhos, visa implementar o acordo firmado na última reunião da comissão mista decorrida em Conacri nos dias 24 e 25 de Julho de 2008.

O Secretário de Estado da Cooperação Internacional, Lassana Turé, lembra que "a sexta reunião da comissão mista realizada em Conacri em 2008 havia recomendado a criação deste comité técnico, para efectuar periodicamente a avaliação das acções levadas a cabo no quadro da comissão mista".

* * *

SINDEPROF diz que governo cumpriu com seu compromisso

Fonte : Rádio Sol Mansi (RSM) - O Sindicato democrático de professores (SINDEPROF) garantiu quinta-feira que o governo cumpriu o compromisso que assumiu aquando da reivindicação dos professores.

De acordo com o porta-voz do SINDEPROF, Carmem Mango, os principais pontos de reivindicação, caso da efectivação, mudança de letra e pagamento de professores contratados e de novo ingresso estarão a ser resolvidos.

"Temos três pontos importantes para informar aos professores, sobretudo os processos que estavam em torno da reivindicação do sindicato. O primeiro tem a ver com o problema de efectivação, que engloba mais de 200 professores. Este processo ficou pendente há mais de 7 ou 8 anos no Ministério das Finanças. A primeira tranche de efectivação englobou 140 professores e a última já terá saido, uma vez que nós acompanhamos todos os processos, a digitalização do processo já está na sua fase final e, agora, só aguardamos o pagamento que, em princípio deveria ser hoje (quinta-feira, 21 de Abril) a professores que aguardavam pela efectivação desde 2003 e que agora já esta feita", explicou.


"O segundo aspecto tem a ver com a mudança de letra. Neste sentido, aqueles cujos nomes foram fixados no Ministério da Educação e aqueles que constam do despacho do Primeiro-Ministro de 5 de Julho de 2010 já têm o processo pronto, porque, no passado dia 18 estivemos no Tribunal de Contas onde vimos que todo o trabalho já estava feito, mas continuavam pendentes 59 processos de professores que até agora não pagaram suas taxas. Finalmente, o último ponto, tem a ver com o pagamento de professores contratados e os do novo ingresso. O sindicato não parou, fizemos recursos a várias vias, onde tivemos resposta favorável", concluiu Carmem, segundo a qual o governo contraiu uma dívida de 4 meses - para com os professores de novo ingresso e 3 outros meses para com os contratados.