O PR termina sua digressão ao Arquipélago dos Bijagós com visitas à algumas infrastruturas
Fonte : Rádiodifusão Nacional (RDN) : O PR termina esta terça-feira a sua digressão ao Arquipélago dos Bijagós com visitas à algumas infrastruturas sitas nessa zona.
A digressão à aquelas ilhas permitiu a Malam Bacai Sanha conhecer de perto a real situação da população da zona insular. À semelhança de outras regiões pelas quais ele, o chefe de estado apelou aos guineenses para a preservação da paz e estabilidade, como forma de assegurar o desenvolvimento.
Trata-se assim da última etapa da sua presidência aberta iniciada em finais de 2010.
* * *
Deputado do PAIGC está a ser ouvido no Palácio Colinas de Boé pelo gabinete de luta contra a corrupção e delitos económicos do MP
Fonte : Rádio Bombolom-FM : O deputado do PAIGC, Djana Sané começou a ser ouvido terça-feira no Palácio Colinas de Boé pelo gabinete de luta contra a corrupção e delitos económicos do Ministério Público.
A audição, de acordo com a nossa fonte, visa apurar a responsabilidade desse deputado pelo seu alegado envolvimento em crime de fráude fiscal enquanto despachante oficial.
A audiência, que decorreu de porta fechada, mobilizou um número significativo de jornalistas.
Interpelado pela imprensa, o deputado confirmou ter sido notificado por esse gabitene e prometeu falar do caso no final da audição.
O primeiro vice-presidente da ANP, Serifo Nhamadjo, disse que Djana Sané está a ser ouvido na sequência de um pedido de audição feita pelo Ministério Público nesse sentido.
"A mesa da assembleia recebeu uma nota da instituição que citou a pouco solicitando a disponibilização desse deputado para ser ouvido. A comissão permanente reuniu para esse efeito, e deliberamos que o deputado devia estar à disposição da justiça", reconheceu Nhamadjo.
Instado a pronunciar-se sobre os casos dos deputado Marcelino Na Biutcha, do PRS, que teria alvejado com um tiro uma jovem, e Carlos Mussa Baldé, do PAIGC, ex-ministro das pescas, envolvido supostamente em escândalos de corrupção, Serifo Nhamadjo garantiu que já disponibilizaram ao Ministério Público a audição desse deputado do PRS na sede da ANP, enquanto que Carlos Mussa Baldé já foi ouvido pelo mesmo Ministério.
"Inclusive, já foi mandado uma resposta ao Ministério Público, estamos é a aguardar a que esse ministério indique o dia em que quiser ouvir esse deputado. Este último já foi informado e está disponível. O dia em que o ministério Público quiser ouvir esse deputado aqui na ssla, ele estará disponível", avançou.
* * *
Sindicato nacional dos trabalhos e técnicos da administração pública ameaça proceder à entrega de um pré-aviso de greve ao governo
Fonte : Rádio Sol Mansi (RSM) : O Sindicato nacional dos trabalhos e técnicos da administração pública (SINTAP), ameaçou terça-feira proceder à entrega de um pré-aviso de greve ao governo dentro de 72 horas, caso não forem atentidas algumas exigências apresentadas pela classe.
Entre essas exigências, destacam-se a regularização imediata dos atrasados para com a empresa Sociedade de Transportes da Guiné-Bissau (STGB), a regularização imediata do processo de 4 mil funcionários ainda sem salários e averiguar as disparidades nas promoções constatadas na Função Pública, incluindo a regularização imediata da problemática de promoção da carreira.
Para já, o presidente da SINTAP, Mário Sucuma Morais, apelou em conferência de imprensa terça-feira ao Governo para estabelecer com a máxima urgência uma plataforma de diálogo para evitar eventual paralisação das actividades laborais.
* * *
Repórteres sem Fronteiras inquietados com situação de liberdade de imprensa
(PortugueseNewsNetwork,2011-04-19) - A organização Repórteres sem Fronteiras disse estar alarmada pela decisão das autoridades de Bissau, tomada em Conselho de Ministros e anunciada a 15 de Abril de 2011, de suspender o jornal Última Hora.
Esta medida vem na sequência da publicação, no dia 8 de Abril, na capa da edição do jornal, de um artigo intitulado «Nino Vieira, morto por soldados às ordens de António Indjai», artigo esse baseado num relatório do Departamento de Estado norte-americano.
Num comunicado de imprensa da delegação dos Repórteres sem Fronteiras em Bissau enviada à PNN, a organização condena os métodos «retrógrados» e as «medidas coercivas» tomadas pelo primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior e pelo Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Comunicação Social, Adiatu Djaló Nandigna.
O Última Hora é acusado de «divulgar sistematicamente, talvez por encomenda, notícias que visam transmitir uma imagem distorcida da Guiné-Bissau e amesquinhar o desempenho do Governo», ao atribuir o assassínio do antigo Presidente João Bernardo «Nino» Vieira, morto em Março de 2009, ao actual Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, António Indjai, nomeado pelo primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior. O artigo fora acolhido com agastamento pelo Conselho de Ministros.
A organização Repórteres sem Fronteiras recorda que algumas rádios e outros meios de comunicação já foram silenciados pelas mesmas razões. Em 2002, a rádio Bombolom FM foi suspensa durante três meses na sequência de uma decisão precipitada do Ministro da Comunicação Social da altura.
Perante esta situação, disse esperar que o Governo vai reconsiderar a sua posição, colocando um ponto final às ameaças contra os órgãos de imprensa e os jornalistas. «Sem respeitar o trabalho de jornalistas, a Guiné-Bissau não poderá assumir-se como um Estado de direito e uma verdadeira democracia», diz a organização no comunicado.
Athizar Mendes Pereira, jornalista e actual director do Última Hora e ex-colaborador do Diário de Bissau, já fora detido em 2008, devido a artigos acusatórios para com as Forças Armadas do país.
* * *
Governo e parceiros acertam passos para a comemoração do Dia da Quinzena da Criança
Fonte : Rádiodifusão Nacional (RDN) : O Governo e seus parceiros estão a acertar passos para a comemoração de 1 de Junho, Dia da Quinzena da Criança.
Para esse efeito, a ministra da mulher, família e coesão social está reunida com representantes de várias organizações, ONG's e entidades protectoras dos menores.
"O Governo, como coordenador e defensor das políticas e execução dos programas de desenvolvimento da criança, vai-se aproximar a quinzena da criança, como todos sabemos começa no dia 1 de Junho, Dia Internacional da Criança e termina em 16 de Junho, Dia da Criança Africana. Vão ser desenvolvidas várias actividades nesse contexto e em prol dessa celebração", afirmou Maria de Lurdes Vaz.
* * *
Grupo de empresários espanhois promete oferecer ao país satélite para a detecção dos recursos minerais
Fonte : Rádiodifusão Nacional (RDN) : Um grupo de empresários espanhois prometeu terça-feira oferecer ao país um satélite para a detecção dos recursos minerais existentes na Guiné-Bissau.
O chefe da delegação de empresários espanhois fez este anúncio no final da audiência que teve com o Primeiro-Ministro Carlos Gomes Júnior.
* * *
Exploração dos fosfatos de Farim inicia em 2014
Fonte : Rádiodifusão Nacional (RDN) : Exploração dos fosfatos de Farim inicia, ao que tudo indica, vai iniciar em 2014, revelou segunda-feira o presidente do conselho de administração da empresa encarregue de sondar aquele minério no sector de Farim.
Orçado em treze milhões de dólares, o projecto de fosfatos de Farim foi nesse mesmo dia apresentado ao Governo pela empresa GB-Minerais, tendo o ministro dos recursos naturais reconhecido que esse +projecto irá contribuir muito na melhoria sustentável das condições de vida da população farinense.
A exploração do fosfatos de Farim durará 25 anos e poderá empregar mais de seiscentas pessoas.