quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU


Governo e chefia militar classificam de "incidente" confrontos entre polícias e militares

Fonte: Lusa - O governo guineense e a chefia militar minimizaram os confrontos entre polícias e militares, na manhã de segunda-feira em frente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), em Bissau, classificando-os de "um incidente".

Na segunda-feira de manhã um grupo de jovens seguiu Ibraima Jaló, candidato a Presidente da República pelo CNA (Congresso Nacional Africano), à CNE, exigindo votar nas eleições presidenciais de 18 de março, provocando desacatos na rua.

A Polícia de Ordem Pública (POP) foi chamada a intervir, dispersando os manifestantes com gás lacrimogéneo, mas pouco depois chegou um primeiro grupo de militares, que insultou e espancou alguns polícias.

A situação levou a uma longa reunião convocada para a Assembleia Nacional Popular na tarde de segunda-feira, que juntou o chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, António Indjai, o ministro do Interior, Fernando Gomes, o comissário da POP, Antero Correira, e o presidente da CNE, Desejado Lima das Costa.

Após a reunião, António Indjai desvalorizou o caso, classificando-o como "um incidente". O responsável admitiu que a ordem de os militares intervirem partiu do Estado-maior mas negou que tivesse havido espancamentos. A RTP África e a TGB, televisão da Guiné-Bissau, mostraram imagens de militares a bater em polícias.

Fernando Gomes desvalorizou também o caso. "Houve um incidente, é triste de facto, mas é um incidente, mas o importante agora é trabalhar para que esse incidente, grave, não volte a acontecer", disse o ministro.

Os jovens que se manifestaram afirmavam que pertenciam ao movimento "No misti vota" (nós queremos votar), e protestavam por não poderem votar, visto que as eleições presidenciais foram antecipadas devido à morte prematura do Presidente eleito, Malam Bacai Sanhá. A CNE não teve tempo para fazer um novo recenseamento e milhares de jovens não vão poder votar.

Desejado Lima da Costa, presidente da CNE, garantiu que os manifestantes queriam "destruir a CNE". O responsável elogiou a POP e considerou de "grave" a atuação dos militares.


* * *


Guiné-Bissau: Militares desautorizam e agridem polícias em frente à CNE

Bissau - Uma marcha política, fora do conhecimento das autoridades policiais, protagonizada pelo candidato Presidencial Braima Djalo, culminou num incidente em frente ao edifício da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Enquanto a Polícia de Intervenção Rápida (PIR) continha a fúria dos manifestantes, que queimavam pneus em frente à CNE, um grupo de tropas do Exército interveio, detendo e espancando os policiais que tentavam repor a ordem.

Os manifestantes protestavam pelo facto de não poderem votar nas Presidenciais de 18 de Março, por não estarem recenseados, dado que a CNE não conseguiu actualizar os cadernos eleitorais, devido a um imperativo constitucional.

De acordo com a lei, as Eleições Presidenciais devem ter lugar no prazo de sessenta dias após o impedimento do Presidente da República em exercício, período considerando muito curto para CNE.

A Comissão chegou a avançar duas datas para a realização do escrutínio, Abril ou Junho, para permitir o recenseamento das pessoas que atingiram a idade de votar. No entanto, medida não foi aceite pelos actores políticos.

O incidente, tal como foi considerado pelas autoridades guineenses, está ultrapassado, depois da intervenção da ministra da Presidência do Conselho de Ministros, Maria Adiato Djalo Nandigna, que actualmente detém a chefia do Governo, junto ao Estado-maior General das Forcas Armadas.



* * *


Manifestação na CNE acaba com confrontos entre polícias e militares

Fonte: Lusa - Pelo menos duas centenas de jovens provocaram segunda-feira distúrbios em frente à sede da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau, onde exigiam o direito ao voto, mas a manifestação acabou com confrontos entre polícias e militares, noticia a LUSA.

Os jovens reclamavam a inscrição nos cadernos eleitorais, para poder votar nas eleições presidenciais antecipadas de 18 de Março deste ano. A marcha culminou com queima de pneus em frente da sede da CNE entre gritos de palavras de ordem como "Temos Direito a votar", "Não podemos ficar de fora".

A polícia foi a primeira a intervir, mas depois chegaram militares, que segundo testemunhas no local, agrediram os agentes da polícia que se encontravam no local para a manutenção da ordem. Segundo o tenente Jorge Piter, chefe da divisão de informação da Polícia de Ordem Publica (POP) de Bissau, o que se passou em frente à sede da CNE "é muito lamentável".

"Chegámos aqui, vimos a manifestação dos jovens, tentámos falar com eles mas não nos entendemos, aí disparámos granadas de gás lacrimogéneo, um procedimento normal em circunstâncias destas. Mas de repente fomos invadidos por militares com metralhadoras e tudo. Começaram logo a disparar as suas armas, com balas de fogo", contou Jorge Piter.

Os jovens, enquadrados por alguns líderes de partidos da oposição, estavam a manifestar a sua indignação pelo facto de os seus nomes não constaram nos cadernos eleitorais para as presidenciais de 18 de Março.

A CNE diz que não pode actualizar os cadernos eleitorais por falta de tempo.

"Este procedimento dos militares é estranho e não ajuda em nada a imagem do país. Porque se uma força chega num lugar a primeira coisa que deve fazer é tentar saber junto da força que lá encontrou o que se passa", disse o polícia Jorge Piter.

De acordo com este tenente, vários colegas ficaram feridos. Alguns foram levados mesmo pelos soldados. "Não sei para onde foram levados e nem quantos são", acrescentou Jorge Piter.

"No total éramos pelo menos 15 homens que aqui na CNE, mas apenas eu e o meu colega não fomos atingidos pela acção dos militares porque estávamos no gabinete do presidente da CNE a tentar capturar o líder desta manifestação", contou ainda Jorge Piter.

O alegado líder da manifestação, que a polícia diz não ter sido autorizada, é o presidente do partido Congresso Nacional Africano (CNA), Alfa Djaló, candidato às eleições presidenciais antecipadas de 18 de Março.

Djaló tem dito que mais de 100 mil jovens guineenses ficaram de fora nas eleições. O Gabinete Técnico de Apoio Processo Eleitoral (GTAPE), pela voz do seu director, Alen Sanca, já desmentiu esses números apontando para pelo menos 57 mil jovens os que não vão poder votar.

* * *


Confrontos entre polícias e militares diante da sede da CNE da Guiné-Bissau

Fonte: RFI.fr - Polícias e militares envolveram-se em confrontos quando estavam a tentar dispersar uma manifestação de cerca de 200 jovens que se tinham concentrado junto do edifício da Comissão Nacional de Eleições (CNE) em Bissau para exigir a actualização dos cadernos eleitorais no intuito de votar nas presidenciais de 18 de Março.

De acordo com declarações de Jorge Piter, Chefe da divisão da Polícia de Ordem Pública, os agentes policiais intervieram lançando granadas de gás lacrimogéneo, mas foram invadidos por militares que terão começado logo a disparar as suas armas. Ainda segundo a mesma fonte, vários agentes da Polícia ficaram feridos, alguns tendo sido alegadamente levados pelos próprios soldados para parte incerta.

Em entrevista à RFI, Desejado Lima, Presidente da CNE, dá conta do sucedido e fala em "tentativa de vandalização da sede da CNE" por parte dos manifestantes.

Os jovens alegadamente conduzidos por um dos candidatos às presidenciais, Alfa Djaló, líder do Congresso Nacional Africano, reclamavam a actualização dos cadernos eleitorais para ter a possibilidade de votar no escrutínio do próximo mês. Com efeito, Alfa Djaló afirma que mais de 100 mil jovens guineenses não vão ter a possibilidade de se pronunciar devido à ausência de actualização dos registos. O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral desmente estes dados, admitindo todavia que 57 mil jovens não vão de facto poder votar.

Ao confirmar estes últimos dados, o Presidente da CNE, Desejado Lima, explica que foi preciso "cortar algumas fases do processo eleitoral" para respeitar o prazo estipulado pelas autoridades. O Presidente da CNE refere contudo que "todas as condições estão reunidas" para o escrutínio decorrer na data prevista e expressa a sua incompreensão face aos motivos da manifestação.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

Ministra Adiatu Djaló passa a chefiar Governo

Fonte: Angolapress-angop.ao - A ministra da Presidência do Conselho de Ministros da Guiné-Bissau, Adiatu Djaló Nandigna, vai assumir a chefia do Governo guineense, substituindo o actual primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, candidato às presidenciais de 18 de Março de 2012.

Foi o próprio Carlos Gomes Júnior quem o disse na quinta-feira, em declarações aos jornalistas, no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) onde depositou formalmente a candidatura para as eleições de Março.

Indagado directamente sobre quem o vai substituir na chefia do Governo, Carlos Gomes Júnior disse que, tal como acontece quando se ausenta do país, será Adiatu Nandingna, que é também a ministra da Comunicação Social, dos Assuntos Parlamentares e porta-voz do Governo. E que é também a directora da campanha da sua candidatura.

"Nas minhas ausências, naturalmente é a ministra da Presidência que chefia o Governo", afirmou Gomes Júnior para logo explicar que o novo primeiro-ministro só será conhecido depois das eleições presidenciais.

"Naturalmente só depois da vitória e da tomada de posse terei o mandato para nomear um novo chefe do Governo", respondeu Carlos Gomes Júnior, quando perguntado se ia renunciar ao seu mandato como primeiro-ministro.

Sobre os aparentes apoios que teve hoje de milhares de pessoas quando foi depositar a sua candidatura no STJ, Gomes Júnior disse ser "sinal de confiança do povo" na sua pessoa o que, sublinhou, faz pensar numa vitória folgada" nas presidenciais.

O ainda primeiro-ministro abordou também, a pedido os jornalistas, as dificuldades financeiras da Comissão Nacional de Eleições (CNE), para dizer que a situação será resolvida "com a ajuda dos parceiros" da Guiné-Bissau.

Carlos Gomes Júnior, com a mulher e com Adiatu Nandingna, chegou ao STJ acompanhado por milhares de apoiantes em festa, muitos vindos do interior do país e que começaram a chegar a Bissau pela manhã.

Acompanharam a caravana cerca de uma dezena de camiões, carregados de jovens e de música, e muita gente a pé, com bandeiras do partido (PAIGC) mas também de apoio ao candidato.


* * *

Carlos Gomes Júnior depositou candidatura no Supremo Tribunal da Justiça

Bissau (Fonte: Bombolom) – O candidato natural do PAIGC depositou a sua candidatura no Supremo Tribunal da Justiça, na tarde de quinta-feira.

Após as formalidades Calos Gomes Júnior disse a imprensa que está confiante na victoria do dia 18 de Março. “Tenho que confiar na victoria, viu toda esta manifestação? Eu penso que é o apresso que todo o povo da Guiné-Bissau tem a nossa pessoa”.

O Primeiro ministro afrimou ainda que “naturalmente que na minha ausência a Ministra da Presidência é quem vai chefiar o governo. É claro que só depois da victória e da tomada de posse é que naturalmente terei mandato para nomear o novo chefe do governo”.

O Supremo Tribunal da Justiça alargou o prazo de deposição das candidaturas para as presidenciais de 18 de Março até o dia 15 de fevereiro corrente, próxima quarta-feira.


* * *

UE e CNE assinam protocolo de reafectação dos fundos de ProPALOP/Timor-Leste para presidenciais de 18 de Março

Bissau (Fonte: Bombolom e RDN) – A UE e CNE assinaram na quinta-feira o protocolo de reafectação dos fundos de ProPALOP + Timor-Leste no valor de 320 mil Euros para as eleições presidenciais antecipadas de 18 de Março.

O fundo que corresponde a 210 milhões de Fcfa será destinado a apoio técnico especializado da CNE, ao apoio às outras acções do terreno, como a educação cívica e logistica, para emissão da segunda via de cartão eleitoral e ainda outras acções como transmisão e tabulação de resultados eleitorais, incluindo análise de resultados pelo Supremo Tribunal da Justiça.

Após o acto o presidente da CNE, Desejado Lima da Costa disse que a verba vai ajudar a CNE a resolver partes de necessidades e de servir de um ponto de partida importante para se continuar na senda de mobilização de recursos junto da comunidade internacional para cobrir todas as necessidades que o processo impõe.

O representante da UE no país Joaquim Gonzalez do Cale afirmou que o acto é o resultado do cumprimento de promessa da UE e quanto a outro apoio nenhuma promessa foi adiantada.
A situação financeira da CNE será resolvida para eventuais estrangulamentos ao processo eleitoral, são garantias do governo transmitidas hoje ao president da CNE.

A campanha de distruição de boletins de votos usados nas últimas eleições decorrem em todo o país, depois de Bissau, Biombo, Gabu e Quinara, foi a vez de Mansoa e Tombali nesta quinta-feira.


* * *

Presidente em exercício de ANP Manuel Serifo Nhamadju recebeu em audência representante da OMS na Guiné-Bissau

Bissau (Fonte: Bombolom) – O presidente em exercício de ANP, Manuel Serifo Nhamadju recebeu em audência o representante da OMS na Guiné-Bissau.

Após o encontro Allarangar Yokouidé disse que veio despedir-se do líder parlamentar por ter terminado a sua missão no país.


* * *


Movimento de Paz e Estabilisdade de apoio candidatura do Manuel Serifo Nhamadju à Presidência da República promove encontro

Bissau (Fonte: Bombolom) - O Movimento de Paz e Estabilisdade de apoio à candidatura do Manuel Serifo Nhamadju a Presidência da República promoveu na quatrta-feira, no bairro de Cuntum Quelélé, um encontro com os grupos de “Mandjuandade”, jovem e de homens grandes .

O encontro teve como objectivo reforçar a intenção do movimento no apoio a candidatura Serifo Nhamadju às eleições presidenciais antecipadas, caso a impugnação da reunião da comité central apresentada ao conselho de jurisdução do PAIGC não for satisfatória.

Amadu Djamanca membro do movimento falou do projecto enquanto decisão de um grupo de pessoas de boa vontade, quadros guineenses que consideram Serifo Nhamadju a única pessoa capaz de substituir o falecido presidente, Malam Bacai Sanha.

* * *
Kumba Yala continua a receber apoio dos partidos políticos na oposição

Bissau (Fonte: Bombolom) – Kumba Yala, o líder do PRS e candidato às presidenciais do mês de Março continua a receber o apoio dos partidos políticos na oposição.

Yala manteve, na manhã de quinta-feira, audência separadas com o delegado da RGB, Movimento Bafatá.Filipe Benício Namada a saída do encontro afirmou que Kumba Yala é o único candidato que reune condições no seio da Oposição Democrática.

Para o líder do PDG, Eugénio Sabastião Silva, qualquer candidato que vier a surgir no seio da Oposição Democrática vai ser apoiada pela sua formação política.

* * *

Prosseguem na ANP os trabalhos da 2a sessão da 8a legistatura

Bissau (Fonte: RDN) – Nesta sessão estão a ser analisados cinco pontos: propostas de Lei do código de minas e pedreira, Lei de petróleo, Projecto-lei da carreira dos funcionários da ANP, Estatuto da carreira dos docentes universitários, e acordos e convenções em diferentes matérias.


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ACTUALIDADE DA GUINÉ-BISSAU

PR confere posse à diretora de gabinete, conselheiros e assessores

Bissau (Fonte: RDN) - O Presidente da República interino conferiu posse quarta-feira à sua diretora de gabinete, conselheiros e assessores.

São, ao todo, dezassete figuras que vão integrar o gabinete do chefe de estado interino.

"Cada um de nós tem que dar os eu máximo para servir a GB neste período crucial. Por que, muitas vezes, num dia, numa semana, em três meses podemos deitar por terra as aspirações de um povo à tranquilidade. Nós devemos trabalhar em termos de prevenção, que aconselha de fato ao diálogo permanente. A prevenção significa também que nós devemos abrir-se para a sociedade civil e as diferentes forças que compõem esta nossa GB", afirmou.

"Por isso, o PRI quis ter no seu gabinete representantes de partidos políticos com assento parlamentar para poder também responsabilizá-los pela condução da transição. Eu espero que essas pessoas, em nome dos partidos políticos que representam, ajudem de fato a encontrar equilíbrios necessários, a encontrar um caminho bom, um caminho que permita a GB retomar rapidamente a normalidade constitucional", desejou Raimundo Pereira no ato decorrido no salão nobre do Palácio Colinas de Boé em Bissau.

"Para que o país possa ter eleições livres, justas e transparentes é necessário que haja consensos, fazer pontes necessárias, estabelecer o diálogo que, neste momento, é fundamental para que o país tenha de fato a tranquilidade política e a estabilidade política que permitam aos cidadãos não só acompanhar o ato, mas também participar de livre vontade, com a liberdade de expressão, na escolha do novo Presidente da República", lembrou.


* * *


País vive "período crucial" que necessita de "consensos políticos" – PR

Fonte: Lusa - O Presidente da República interino da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira, disse quarta-feira que o país vive um "período crucial", pelo que é preciso um "diálogo permanente" e encontrar "consensos políticos".

Raimundo Pereira, que assume interinamente as funções de Presidente da República devido à morte de Malam Bacai Sanhá, terá de conduzir o país até às eleições presidenciais, já marcadas para 18 de março, sendo a sua prioridade criar as condições para que essas eleições se realizem.

"Para que o país possa ter eleições livres, justas e transparentes é necessário promover consensos, fazer pontes, se necessárias, estabelecer o diálogo, que neste momento é fundamental para que o país tenha de facto estabilidade política" que permita a participação livre nas eleições, disse Raimundo Pereira.

O Presidente falava na posse de 17 conselheiros, que nomeou esta semana, vindos de vários quadrantes políticos, incluindo dos partidos da oposição.

No discurso aos conselheiros, a palavra que Raimundo Pereira mais usou foi "consensos", a única forma, disse, de ultrapassar as insuficiências da Constituição.

E deixou também avisos: "muitas vezes, num dia, numa semana, em três meses, podemos deitar por terra a aspiração de um povo à tranquilidade. Devemos trabalhar em termos de prevenção e a prevenção aconselha a um diálogo permanente".
Foi por isso, justificou, que nomeou como conselheiros representantes dos diversos partidos políticos. "Mas também para os poder responsabilizar pela condução da transição", disse.

* * *

Governo apresenta orçamento para presidenciais antecipadas de 18 de março

Bissau (Fonte: RDN) - O governo organiza esta quinta-feira com os seus parceiros, uma mesa redonda para a recolha de fundos com vista as eleições presidenciais antecipadas de 18 de março próximo, avançou à Rádio Nacional o porta-voz da CNE.

Orlando Mendes Viegas disse que o encontro visa sensibilizar os doadores para as necessidades do país para realizar o escrutíneo presidencial antecipado.

"Na GB, os processos eleitorais são financiados na sua totalidade pela comunidade internacional. Nesse quadro, há toda a necessidade de juntar todos os parceiros internacionais no sentido de apresentar-lhes a nossa situação referente à eleição, nomeadamente na questão que está ligada aos meios financeiros", referiu.

Orlando Mendes Viegas realçou o apoio do governo com mais de 600 mil milhões de francos Cfa para o início das atividades.

"Claro que o governo já versou mais de 600 milhões de francos Cfa para o arranque do processo e são assim aguardados os fundos que poderão advir da comunidade internacional", contou.
A CNE apresentou já o orçamento de 2,5 biliões de francos Cfa para a realização das eleições presidenciais antecipadas de 18 de março que vem.

* * *

UPG considera como ilegal e anticonstitucional eventual candidatura de CADOGO a Presidente da República

Bissau (Fonte: RDN) - A União Patriótica Guineense (UPG) considerou quarta-feira como "inconstitucional" a pretensão do Primeiro-ministro em candidatar-se ao cargo de Presidente da República.

Numa conferência de imprensa, o vice-presidente da UPG, Fernando Vaz, justificou a posição do seu partido com base nas leis vigentes no país.

Ainda, para Fernando Vaz, a decisão do PM é uma forma de pôr em causa a constituição do país.
"Falar do perigo iminente que esta pretensão pessoal, ambiciosa e desmedida de senhor CADOGO-Jr poderá conduzir o país para o caos social, para a violência e ingovernabilidade", referiu o Fernando Vaz.

"Que Carlos Gomes Jr ganhe as primárias do PAIGC o país entrará imediatamente no caos constitucional total", fez ele entender.

* * *

Movimentações de partidos políticos e candidatos continuam

Bissau (Fonte: RDN) - No país, continuam em curso as movimentações de partidos políticos e candidatos à presidencial antecipada de 18 de março próximo.

Para já, o PAIGC, partido no poder, reúne esta sexta-feira e sábado o seu BP e CC para a escolha do seu candidato predileto às presidenciais antecipadas em perspetiva.

O seu líder, Carlos Gomes Jr, que já declarou candidato natural do PAIGC vai disputar a designação com Serifo Nahmadjo, Francisco Benante, Soares Sambú e Baciro Djá.

Esta quarta-feira, o movimento patriotico Cadogo Presidente apresentou o seu apoio incondicional a Carlos Gomes Jr.

O seu porta-voz, Carlitos Costa, já veio a dizer que o Carlos Gomes Jr é a figura indicada para o cargo.

O PRS, por seu lado, já adiou a reunião do seu conselho nacional à espera do seu líder Mohammed Kumba Ialá, que regressa esta quinta-feira ao país após longa estada no estrangeiro.

O PRID, partido cujo líder se encontra também no estrangeiro, já declarou a candidatura do coronel António Afonso Té.

A imprensa pôde apurar que, até a esta parte, apenas o líder do Partido Jovem, Serifo Baldé, foi quem já apresentou sua candidatura no Supremo Tribunal de Justiça (STJ).



* * *

No PAIGC: quatro pretendentes disputam escolha da figura oficial do partido para a presidencial de 18 de março

Bissau (Fonte: RSM) - No quadro das eleições presidenciais antecipadas, cuja data de realização está prevista para 18 de março, o PAIGC - partido no poder, já conta com quatro pré-candidatos.
São eles, nomeadamente, o seu líder e Primeiro-Ministro Carlos Gomes Júnior, o primeiro vice-presidente do parlamento, Serifo Nhamadjo, o atual ministro da defesa nacional, Baciro Djá e o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Soares Sambú.

O partido vai reunir no próximo fim-de-semana o seu Comité Central, órgão máximo entre os congressos, para escolher o seu candidato oficial.

Segundo a agência Lusa, do lado da oposição, o PRS parece que está a apostar outra vez no seu líder histórico, Kumba Yala, que nos últimos dois anos tem habitado no Senegal, de onde informou que regressará ao país nos próximos dias para apresentar a sua candidatura para as próximas eleições presidenciais.

Outro pretendente ao cargo máximo da nação é o antigo Presidente da República de transição, Henrique Rosa.

* * *

Governo de Obiang disposto apoiar reforma nas Forças Armadas

Fonte: Lusa - A Guiné Equatorial disponibilizou-se a dar apoio técnico e financeiro à reforma das Forças de Defesa e Segurança na Guiné-Bissau, que é considerada fundamental pelo Governo de Bissau para a estabilização do país.

A promessa da Guiné Equatorial, país candidato a membro de pleno direito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), foi feita na capital da Etiópia, no âmbito de uma mesa redonda sobre a Guiné-Bissau, à margem da 18.ª cimeira da União Africana (UA), que decorreu no passado fim-de-semana.

Foi o Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Nbasogo, presidente cessante da UA, que incentivou a realização da mesa redonda, de sensibilização da comunidade internacional para a necessidade de apoiar a Guiné-Bissau.

De acordo com um comunicado divulgado quarta-feira pelo Governo de Bissau, citando a ministra da Economia, Helena Embaló, a reunião teve uma "participação muito positiva".

Carlos Gomes Júnior, primeiro-ministro da Guiné-Bissau, lembrou que está prevista a realização de um encontro internacional, ainda no primeiro trimestre deste ano, para mobilizar recursos para implementar o programa de desenvolvimento do país, o chamado DENARP II.

Ainda citando a ministra, diz o comunicado que as delegações dos países africanos de língua portuguesa, mais o Brasil e Portugal manifestaram "forte solidariedade" para com os projectos da Guiné-Bissau, e que o representante da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) foi claro no apoio à canalização de fundos para a reforma das Forças de Defesa e Segurança da Guiné-Bissau.

"A ministra sublinhou também a presença da União Europeia no encontro, e a sua posição favorável às medidas previstas no memorando de entendimento para a implementação do roteiro de reforma do sector de Defesa e Segurança, que deve ser assinado no próximo mês entre a Guiné-Bissau, a CEDEAO e a CPLP", diz o comunicado.

A reunião em Adis Abeba, sob o tema "Reconstrução e Desenvolvimento Pós -Conflito na Guiné-Bissau", decorreu sob a forma de um pequeno-almoço de trabalho, patrocinado pela Comissão de Paz e Segurança (CPS) da UA, cujo comissário, o argelino Lamamra Ramtane, alertou para o facto de a Guiné-Bissau ainda correr o risco da instabilidade devido à não efectivação da reforma do sector de Defesa e Segurança.


* * *


PJ prossegue investigações sobre avioneta que terá aterrado nos arredores de Mansoa

Bissau (Fonte: RSM) - Há cerca de dois meses, uma avioneta desconhecida teria aterrado nos arredores de Mansoa, mais concretamente, na localidade do bairro de Amdalai.
A Polícia Judiciária (PJ) continua a investigar o fato.

Segundo o seu direitor-adjunto, Vitor Bakurim, a PJ já confirmou os dados, mas está a ponderar encontrar mais elementos para poder concluir o trabalho.
A referida avioneta teria aterrado em Amdalai no dia 11 de Dezembro último. A aldeia dista 30 quilómetros da vila de Mansoa.

O avião teria transportando produtos cujos de natureza ainda por definir, embora alguns testemunhos disseram que a aterragem ocorreu no período nocturno sob a vigília de um grupo de homens armados trajados de uniforme militar.

Duas semanas depois desta ocorrência, aconteceu no país, no dia 26 de Dezembro, mais um levantamento militar que culminou com detenções de dois oficiais superiores militares, a saber, CEM, o contra-almirante Bubo na Tchuto e Watna Na Lai.

O levantamento levou também à morte de um agente da PIR e do capitão Iaia Dabó, este último, nas instalações de Segunda Esquadra de Bissau.

De acordo com a imprensa, na terça-feira, os familiares dos militares detidos exigiram que seja feita a justiça sobre o caso.